Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Elenco de 'Unidos da Malandragem' (Foto: Flávio Honorato)A Redação
Goiânia – A Escola do Futuro em Artes Basileu França irá apresentar a vigésima segunda edição da Mostra Teatral Desaguar. Os espetáculos acontecem nos dias 12, 13, 14, 15 e 16 de novembro, às 19:30, no Teatro Escola Basileu França, localizado no Setor Universitário. Os ingressos podem ser adquiridos no site do Sympla, pelo valor único de 20 reais.
O evento contará com cinco montagens teatrais inspiradas em obras literárias brasileiras, como Panos e Lendas, A Ópera do Malandro, O Bem-Amado, O Berço do Herói e Iepe. Todas abordarão temas centrais sobre a decolonialidade nas artes da cena, explorando questões político-sociais, religião, poder, relacionamentos e os ciclos da vida.
As produções são realizadas pelos alunos-artistas formandos dos cursos de formação artística avançada em teatro e qualificação profissional em interpretação teatral. Cada turma criou seu próprio grupo teatral, que se responsabiliza pela montagem da peça, divulgação, cenografia e produção. Os cinco espetáculos prometem proporcionar uma experiência repleta de diversidade com diferentes perspectivas e vivências culturais, incentivando reflexões sobre questões estéticas e sensíveis.
Os Espetáculos Caru e Rairu: Histórias da Terra ocorre no dia 12 de novembro e marcará a abertura da Mostra. Adaptado do texto “Panos e Lendas” de Vladimir Capella e José Geraldo Rocha, nesta montagem, seis atrizes fazem uma trajetória entre o começo e o fim do mundo, como mestres de cerimônia e contadoras de histórias, passando por costumes, crendices, cantos, bichos e brincadeiras. A peça narra a criação e o fim do mundo sob o olhar de lendas brasileiras, mostrando o ciclo da vida com ternura e simplicidade.
Classificação indicativa: Livre
Direção: Eduardo Babugem
Unidos da Malandragem é inspirado na peça-musical Ópera do Malandro, escrita pelo renomado compositor Chico Buarque de Holanda. A promessa do grupo é transformar o teatro num verdadeiro desfile de amores, trapaças, risos, sedução, ciladas e questionamentos. O malandro Max Overseas e sua astuta noiva Terezinha comandam um enredo que coloca em xeque as estruturas de poder e as moralidades, além de apontar as desigualdades sociais e destaca as contradições do capitalismo.
Classificação indicativa: 14 anos
Direção: Renata Weber
O Bem-amado, escrito por Dias Gomes, narra a história do prefeito de Sucupira, Odorico Paraguaçu, que utiliza diversos artifícios para enganar o povo e aumentar sua popularidade. Sua principal meta é inaugurar um cemitério na cidade. O único problema é que ninguém morre na pequena Sucupira, o que leva a criar situações absurdas para que isso aconteça.
Classificação indicativa: Livre
Direção: Adriana Brito
Iepe, escrito por Luis Alberto de Abreu, fala sobre a pobreza e as adversidades presentes na vida de Iepe. Um dia, por um golpe do destino, ele vive um sonho diferente de tudo que já havia experimentado. Nesse sonho, Iepe não era mais um camponês miserável e se via em um grande palácio cercado por riquezas, vestimentas elegantes e ostentando anéis de ouro nos dedos. Tratado como um barão e sendo enfim respeitado por todos, o peso da miséria que sempre carregara parecia ter desaparecido. A vida que Iepe sempre desejou estava finalmente ali, ao seu alcance.
Classificação indicativa: 14 anos
Direção: Eliana Santos e Flávia Honorato
O grupo de teatro Ladrilhos apresenta Roque Santeiro, uma comédia cheia de reviravoltas escrita por Dias Gomes. Na pequena cidade de Asa Branca, a vida corre tranquila e próspera, graças a lenda de Roque Santeiro, um jovem corajoso que supostamente deu a vida para salvar seus colegas na segunda guerra mundial. A cidade vive do mito, que atrai turistas e devotos ao santo local, até que, para surpresa de todos, Roque está vivo.
Classificação indicativa: Livre
Direção: Hélio Fróes
Serviço:
Mostra de Teatro Desaguar
Datas: 12, 13, 14, 15 e 16 de novembro
Local: Teatro Escola Basileu França
Endereço: Av. Universitária, 1750 - Setor Leste Universitário, Goiânia- GO
Horário: 19h30
Ingressos: Sympla - Valor: R$ 20