Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Museu de Arte de Goiânia

MAG recebe mostra que visita diferentes fases da carreira de Robin MacGregor

Exposição tem realização do Sesc Goiás | 03.11.24 - 18:04
MAG recebe mostra que visita diferentes fases da carreira de Robin MacGregor MAG recebe mostra que visita diferentes fases da carreira de Robin MacGregor. (Foto: Arquivo Pessoal/Mary Luce e PX Siqueira)
A Redação

Goiânia -
consagrado por sua contribuição ao desenvolvimento do segmento das artes visuais em Goiás, Robin MacGregor - o lorde inglês que fincou raízes em terras goianas, será homenageado pelo Museu de Arte de Goiânia, no Bosque dos Buritis.

Com realização do Sesc Goiás, o local recebe, a partir de terça-feira (5/11) - quando se comemora o Dia Nacional da Cultura - uma mostra que passeia por diferentes fases da carreira do artista,  em que predominam a abordagem de situações de rua e tipos populares, especialmente os habitantes da cidade de Goiás, onde o artista viveu por duas décadas.

Batizada de ''Muito prazer, Robin MacGregor'', a exposição, que tem curadoria do produtor cultural e biógrafo Px Silveira, fica disponível para visitação até 5 de janeiro de 2025, e será composta por 76 obras, entre pinturas e aquarelas que representam diferentes fases da carreira de Robin, tido como referência para os artistas goianos e cuja morte completa uma década este ano. 
 
A iniciativa, que tem entrada gratuita, é uma oportunidade única para que a população conheça mais sobre MacGregor, cujo obras, anotações e até parte da coleção de borboletas - sua marca registrada - só podem ser vistas no Instituto Biapó, na cidade de Goiás. 

Registro literário
A mostra do Museu de Arte de Goiânia também será palco do lançamento de uma biografia de Robin MacGregor escrita pelo também artista visual, Px Silveira. A publicação, que tem 430 páginas e é fruto de uma pesquisa a partir de fontes primárias dispersas e depoimentos de amigos de Londres, Brasília, Rio de janeiro, Goiânia e cidade de Goiás, terá o selo Sesc-GO/Fecomércio, com apoio do Instituto ArteCidadania. 

"Agradeço ao presidente da Fecomércio, Marcelo Baiocchi, e ao Leopoldo Veiga, diretor do Sesc-Go, pela viabilização desta
edição biográfica. O próximo passo é publicar em 2025 um livro de arte retratando devidamente a produção visual deste grande artista, em projeto já aprovado pelo Ministério da Cultura, via Lei Rouanet, com uma exposição no Museu de Arte do Rio de Janeiro (MAR), do qual o Instituto ArteCidadania faz a gestão dos projetos incentivados”, adianta Silveira. 

Sobre MacGregor, que ele chama, carinhosamente, de "um lorde andarilho", Px conta que era "extremamente simplório e gostava de conviver com pessoas simples, as lavadeiras lá de Goiás, conversar com esse pessoal, conviver com eles, brincar com eles. A arte dele era isso, ele retratava a gente do povo, nas suas ocupações e nas suas brincadeiras.”
 
Leia mais:
Curta goiano que celebra o povo negro estreia no Teatro Zabriskie


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351