Jales Naves
Especial para AR
Goiânia - A Editora Naves, que vai realizar o Festival Cultural Naves Brasil em 2025, em Brasília, começou nesta sexta-feira (1º/11), a comercialização de dois livros importantes para os integrantes da família Naves. O primeiro conta a sua história no país, a partir da chegada do primeiro familiar, o português João de Almeida Naves, em 1650, e as 13 gerações que surgiram a partir dessa data. Já o segundo, discorre sobre a árvore genealógica, mostrando as diversas gerações nascidas no Brasil.
O Festival Cultural – conforme explicou o jornalista Jales Naves, um de seus coordenadores e co autor das obras – vai destacar a contribuição dos Naves ao desenvolvimento do Brasil, nos cenários cultural, político, social e econômico; incentivar as atividades artístico-culturais, por meio de shows e ciclos de palestras; e fomentar a participação e a criatividade cidadã para o desenvolvimento nas mais diversas áreas. Serão quatro dias com muitas atividades, para as diversas faixas etárias.
História da família
Pesquisar e escrever “A história da família Naves no Brasil”, para a professora Maria Helena Fernandes Cardoso, autora, ao lado da irmã, professora Vicentina Naves Fernandes, “envolveu uma longa e fascinante caminhada de muitos anos”. O objetivo foi fazer um balanço da saga da família Naves. “Conhecer nossas raízes foi motivado pela vivência pessoal com os antepassados que desejavam interpretar os fatos que nos trouxeram até os dias atuais. Por isso teríamos de procurar as “evidências de um mundo que não existe mais”, cujas referências seriam as deixadas pelos que viveram nos séculos da colonização brasileira”.
Foi um trabalho realizado por muitas mãos, entrelaçando a história compilada desde os seus primórdios. “Assim, um representante de cada família envolvido na tarefa procurou traçar a arriscada trajetória percorrida pelos antepassados e sua importância para as novas gerações. E, por uma leitura crítica e criativa dos documentos determinar de que forma transformaram o ambiente em que viviam físico, social, histórico e culturalmente. Temos muito a contar”.
Árvore genealógica
O segundo livro, “Árvore genealógica da família Naves brasileira”, é o resultado de muitos anos de pesquisa do economista Nilson N. Naves, que nasceu em Londrina, PR, e hoje reside em Balneário Camboriú, SC. As suas primeiras descobertas começaram nos anos 1990. Foi ele quem, efetivamente, construiu essa difícil e elogiada árvore genealógica, a partir dos dados que colheu em suas leituras de documentos preciosos, obtidos em cartórios e igrejas.
A obra vai ajudar as pessoas a se localizar na árvore genealógica da família Naves brasileira e facilitar a cada um organizar os seus dados nesse sistema, para também compor seu mapa familiar.