Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Literatura

Aflag recebe Recital Poético com o embaixador Lauro Moreira em Goiânia

Agenda é na manhã de quarta (23) | 22.10.24 - 11:25 Aflag recebe Recital Poético com o embaixador Lauro Moreira em Goiânia Sede da Aflag (foto: divulgação)Jales Naves
Especial para A Redação
 
Goiânia – A Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás (Aflag), no Ano Cultural acadêmica Heloísa Helena de Campos Borges, terá nesta quarta-feira (23/10), às 9h, manhã festiva com mais uma edição do projeto “Outra vez Primavera”. Será em sua sede, na Rua 132-C nº 114, Setor Sul, em Goiânia, com café da manhã e apresentação musical com a participação de Maria Eugênia e Anna Rita Ludovico Ferreira Bromonschenkel (voz) e Maria Ludovico de Almeida e Silva (piano).
 
Na sequência, o Recital Poético, com a participação do embaixador Lauro Barbosa da Silva Moreira.

 
Quem é
O embaixador Lauro Barbosa da Silva Moreira nasceu em Anápolis, em 1940. Licenciado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUCRJ), ingressou no serviço diplomático em 1965, tendo nesse ano integrado o Grupo de Coordenação com os Países Socialistas da Europa de Leste (Coleste), na qualidade de Secretário Executivo Adjunto. Serviu em postos diplomáticos em Buenos Aires, Genebra, Washington, Barcelona (Cônsul-Geral), Marrocos (Embaixador) e Lisboa (Embaixador), além de chefiar a Divisão de Difusão Cultural e, mais tarde, o Departamento Cultural do Itamaraty. De 1974 a 1980, exerceu sucessivamente os cargos de Chefe da Assessoria Internacional do Ministério da Indústria e do Comércio e do Ministério da Fazenda.
 
De 1981 a 1983, licenciado da Carreira, foi Diretor Superintendente da trading company Comexport e Presidente da empresa de consultoria Lauro Moreira & Castro. De 1995 a 1997 dirigiu a Assessoria Internacional do Ministério de Ciência e Tecnologia. Em 1997 foi nomeado Presidente da Comissão Nacional para as Comemorações do V Centenário do Descobrimento do Brasil e Presidente, ainda, da Comissão Executiva Bilateral Brasil-Portugal para as Comemorações do Descobrimento do Brasil. De 2003 a 2006 ocupou o cargo de Diretor da Agência Brasileira de Cooperação. De 2006 a 2010, foi Embaixador do Brasil junto à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Lisboa, onde se aposentou, após 47 anos de serviços prestados ao país.

Lauro Moreira (Foto: reprodução)
 
Atividades artísticas
Para além das suas atividades profissionais de diplomata de carreira, Lauro Moreira foi sempre um militante da causa cultural e artística, dedicando-se às artes cênicas (ator, diretor e autor), ao cinema (documentarista e ator) e à fotografia (premiado em concursos nacionais). Em todos os postos diplomáticos por onde passou dedicou-se à promoção das artes e da cultura brasileiras, sobretudo da música e da literatura, proferindo palestras, escrevendo textos e apresentando recitais de poesia. Em 1998 lançou o CD duplo Mãos Dadas, onde interpreta poetas de todos os países de língua portuguesa e, em 2005, gravou o álbum “Manuel Bandeira: o Poeta em Botafogo”. Em 2008 lançou outro álbum de CDs interpretando poemas de Marly de Oliveira. Criou e dirigiu o Grupo musical Solo Brasil para apresentar o que há de mais representativo na música brasileira do século XX. O grupo já se apresentou em 20 países e dezenas de cidades brasileiras, alcançando sempre um marcante sucesso. Em 2013 participou como consultor e ator do filme “Vazio Coração”, de Alberto Araújo, ao lado de Lima Duarte, Murilo Rosa, Bete Mendes e Othon Bastos.
 
Foi ainda ator dos filmes “Volta à Casa Paterna”, também de Alberto Araújo (2019) e “O Voo da Borboleta Amarela”, de Jorge Oliveira, sobre a vida e a obra do cronista Rubem Braga (2020).
 
Eleito "Personalidade Lusófona de 1999"pelo Movimento Lusófono Internacional, e vencedor do Prêmio José Aparecido de Oliveira, da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, em 2016. Eleito Presidente do Observatório da Língua Portuguesa, com sede em Lisboa (2016). Publicou em 2019 o livro de memórias “Quincasblog: Meus Encontros”.
 
Condecorações e Troféus
Ele recebeu numerosas condecorações e troféus nacionais e internacionais, entre eles: Ordem do Mérito da República Federal da Alemanha, Grã-Cruz; Medalha do Mérito da Marinha do Brasil; Medalha do Mérito Santos Dumont, Aeronáutica, Brasil; Ordem do Mérito Militar, Brasil, Comendador; Ordem de Rio Branco, Brasil, Grã-Cruz; Ordem do Anhanguera do Estado de Goiás, Brasil, Grã-Cruz; Ordem do Infante Dom Henrique, Portugal, Grã-Cruz; Colar da Ordem Wissan Al Alaoui, do Reino do Marrocos; Troféu Tioko, da União Brasileira de Escritores; Troféu Jaburu, Personalidade Cultural do Estado de Goiás; Cidadão Honorário da Cidade Velha de Ribeira Grande, em Cabo Verde, Patrimônio Mundial da UNESCO; Cidadão Honorário de Goiânia e Itaberaí, e de Ribeirão Preto, SP; e Medalha da Inconfidência, Minas Gerais, 2022.     


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351