A Redação
Goiânia - A Ilha dos Ilus, filme de animação goiano dirigido por Paulo G. C. Miranda, foi indicado ao Prêmio Grande Otelo, a maior honraria do cinema nacional, que homenageia os destaques do cinema brasileiro. A cerimônia de premiação será realizada na próxima quarta-feira (28/08), às 21 horas, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, com transmissão pelo Canal Brasil e pelo YouTube da Academia Brasileira de Cinema.
Este é o primeiro longa-metragem de animação da história do estado a ser indicado ao prêmio, destacando a produção audiovisual goiana no cenário nacional.
Prêmio Grande Otelo
O Prêmio Grande Otelo, anteriormente conhecido como Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, é uma das principais honrarias do cinema nacional. Em sua edição de 2024, a disputa conta com a participação de mais de 200 profissionais e 39 longas-metragens brasileiros, além de produções ibero-americanas e curtas-metragens de diversas categorias.
A Ilha dos Ilus
A A Ilha dos Ilus é realizada pela Mandra Filmes, empresa goiana que tem se destacado no cenário audiovisual, com exibições de seus trabalhos em plataformas como Prime Video, Telecine, TV Cultura e TV Brasil, e a distribuição é pela Elo Studios.
A obra foi produzida com recursos do governo federal, por meio do Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura, Ancine, Fundo Setorial do Audiovisual, além de patrocínios e apoio do Governo de Goiás, por meio da Lei Aldir Blanc e do Programa Goyazes, mecanismos gerenciados pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
Reconhecimento
O diretor Paulo G. C. falou sobre a indicação para o Prêmio Grande Otelo, e sobre o fato de ser a maior bilheteria de um filme goiano depois de um longo período.
“A repercussão do filme A Ilha dos Ilús e a nossa participação no Prêmio Grande Otelo vão além do reconhecimento pelo trabalho que a gente desenvolve aqui na Mandra. A gente se junta a outros amigos da animação goiana para colocar o Estado de Goiás na rota do mercado de animação nacional e internacional, e isso não é pouco. É um mercado que gera emprego, renda, além de cultivar talentos, que vão deixar sua marca no mundo”, destacou.
Na disputa pelo título de Melhor Longa-Metragem de Animação, A Ilha dos Ilus concorre com outras quatro produções: “Bizarros Peixes das Fossas Abissais”, de Marão; “Chef Jack, o Cozinheiro Aventureiro”, de Guilherme Fiuza Zenha; “Perlimps”, de Alê Abreu; e “Uma Noite Antes do Natal”, de Nelson Botter Jr.
Maior bilheteria de um filme goiano
Com direção de Paulo G. C. Miranda e produzido pela Mandra Filmes, A Ilha dos Ilus estreou nos cinemas comerciais em setembro de 2023, após passar por diversos festivais nacionais e internacionais. O filme é voltado para o público infantil de 5 a 12 anos e já é a maior bilheteria de um filme goiano desde a retomada do cinema brasileiro, em 1995.
O roteiro da obra conta a história de Pocó, um cachorro que, ao ser enviado para a família errada, precisa retornar à ilha onde tudo começou. Durante a aventura, Pocó se junta a um grupo de animais rejeitados para encontrar uma passagem secreta, enfrentando uma força maligna no processo.
A animação aborda temas como diversidade, amizade e companheirismo, utilizando o humor para revisitar fábulas tradicionais.
A trajetória de A Ilha dos Ilus inclui participações em 17 festivais nacionais e internacionais, com prêmios de Melhor Longa de Animação e Melhor Desenho de Som no 7º Five Continents International Film Festival, na Venezuela, e o título de Best Feature Animated Film no Moscow International Children’s Film Festival, na Rússia.