Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

CENTRO AUDIOVISUAL

Goiânia recebe exposição inédita "Xingu: contatos"

Mostra estreia nesta quinta-feira (11/7) | 09.07.24 - 11:25 Goiânia recebe exposição inédita "Xingu: contatos" Kainahu Kuikuro, integrante do Coletivo Kuikuro Takuma? Kuikuro (Acervo do foto?grafo)
A Redação

Goiânia -
A capital goiana recebe, nesta quinta-feira (11/7), às 16h, uma exposição inédita intitulada como "Xingu: contatos". Idealizada pelo Instituto Moreira Salles, a exposição aborda a história das imagens do Xingu, com ênfase na produção audiovisual indígena contemporânea. Com entrada gratuita, a mostra inaugura junto com a abertura do CAud, um moderno núcleo de formação indígena vinculado ao Museu Nacional dos Povos Indígenas, que integra a estrutura da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

A abertura inclui uma fala inaugural com Joenia Wapichana; presidenta da Funai, Fernanda Kaingang diretora do Museu Nacional dos Povos Indígenas;  Marcelo Araújo, diretor geral do IMS; os curadores da exposição e lideranças indígenas. No dia seguinte (12/7), às 16h, haverá uma conversa com comunicadores e artistas indígenas que participam da mostra e, às 18h, um roda de cura Xavante. A programação continua no dia 13/7, às 10h, com uma contação de histórias ministrada pelo escritor e pesquisador Yamalui Kuikuro, colaborador da mostra. Em seguida, às 15h, artistas e comunicadores participam de uma nova conversa com o público. 
 
A exposição apresenta múltiplas narrativas e olhares em torno do território, tendo como destaque a produção audiovisual indígena contemporânea, que tem no Xingu um de seus principais polos. O conjunto inclui seis curtas-metragens, feitos especialmente para a exposição, de autoria de Divino Tserewahú, Kamatxi Ikpeng, Kamikia Kisêdjê, Kujãesage Kaiabi, Piratá Waurá e do Coletivo Kuikuro de Cinema. A mostra traz ainda um trabalho do artista Denilson Baniwa, também produzido para a mostra, e fotografias produzidas pelos comunicadores indígenas da Rede Xingu+.

Em cartaz até 13 de outubro, a mostra contará com uma série de atividades paralelas, que serão divulgadas ao longo do período expositivo. Ao visitar a exposição, o público poderá conhecer mais sobre a história de lutas e resistências dos povos xinguanos.

Serviço
Exposição Xingu: contatos
Abertura: 11 de julho de 2024
Visitação: até 13 de outubro de 2024
Entrada gratuita
 
Centro Audiovisual do Museu Nacional dos Povos Indígenas (CAud)
Alameda Leopoldo de Bulhões, s/n°, qd. 3, lts. 1/4, 
Setor Pedro Ludovico, Goiânia/GO
CEP 74.820-060
 
Horário de funcionamento: 
 De terça a sexta: 10h às 18h
 Sábados e domingos: 10h às 16h

Leia mais
Goiânia recebe exposição com mais de 10 mil miniaturas


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351