A Redação
Goiânia - A Vila Cultural Cora Coralina vai receber a performance 'Dsesenhança', às 10h, neste sábado (29/6). A entrada é gratuita. A apresentação envolve um espaço cênico feito de papel branco, um caderno e uma fita de cor amarela e gizes de cera de diferentes cores. É com esses materiais que o intérprete-criador Eros Nedu se apresenta. A iniciativa, que estreou no Seminário de Dança da Universidade Federal de Goiás (UFG) em 2023 e recebeu apoio da lei de incentivo à cultura de Goiânia, também conta com apoio financeiro da lei federal Paulo Gustavo, operacionalizada pelo Governo de Goiás por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
Como contrapartida para a entrada gratuita, a organização pede aos participantes a doação de 1 litro de leite longa vida para as ações sociais da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). Podem participar crianças, adolescentes, jovens e adultos de todas as idades, interessados em viver uma experiência artística e lúdica. Pais, mães e filhos podem participar juntos dessa experiência. Recomenda-se o uso de meias e roupas confortáveis.
Nesta primeira temporada, a performance tem circulado em escolas e espaços culturais da capital e foi adaptada para proporcionar uma oficina de desenho e dança às crianças, adolescentes e adultos que participam das apresentações. Neste mês de junho, “Desenhança” foi apresentada gratuitamente no CMEIs Morada do Sol e Village Atalaia, no CEPI Juvenal José Pedroso e no Centro Educacional Bilíngue de Surdos de Goiânia, alcançando o público infanto-juvenil que reside em bairros de diferentes regiões de Goiânia. E agora, será apresentada também em espaços culturais do centro da capital.
No segundo semestre, com apoio da Lei Paulo Gustavo via Secult Goiás, “Desenhança” circulará também por municípios da região Nordeste de Goiás, com apresentações em escolas municipais de Flores de Goiás, São Domingos e Cavalcante, além de alcançar o público idoso de Goiânia e pessoas do espectro autista em Aparecida de Goiânia.
Idealizador do projeto, Eros Nedu é estudante da Licenciatura em Dança da UFG e do curso Técnico em Dança Contemporânea da EFG Basileu França. “Pensamos em criar uma ação artística que envolvesse o público e que pudesse ser compartilhada com pessoas de todas as idades, estimulando a livre expressão corporal e o desejo de brincar, resgatando a criança que vive em cada um de nós”, explica.
Trabalho em equipe
Além do intérprete-criador, Eros Nedu, integram a equipe de “Desenhança” Alex Rosa, que assina a direção cênica e a supervisão pedagógica das oficinas, Thayline Muniz e Samantha Echely, monitoras das oficinas e assistentes de produção, e Carlos Cipriano, responsável pela produção do projeto.
Serviço:
Performance “Desenhança” - Oficina lúdica
Data: Sábado (29/06)
Horário: 10h
Local: Vila Cultural Cora Coralina