Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

'Diaspóricas'

Série goiana que aborda artistas negras vira filme e participa do Fica 2024

Lançamento do longa será nesta quinta (13/6) | 12.06.24 - 11:50 Série goiana que aborda artistas negras vira filme e participa do Fica 2024 (Foto: divulgação)A Redação

Goiânia
A série goiana Diaspóricas, que aborda artistas negras, virou filme. A produção, segundo longa documental produzido a partir da série, participa da mostra competitiva da 24ª Edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), que segue até dia 16 de junho na cidade de Goiás. O filme 'Diaspóricas 2' será lançado nesta quinta-feira (13/6), na sessão das 17 horas da Mostra do Cinema Goiano. 

 A obra destaca a música como tática de existência na vida de mulheres negras e como ela se entrelaça à autovalorização sobre ser negra no caminhar das artistas. São mulheres que celebram a negritude, o ser mulher e a música brasileira, a partir da conexão em África.
 
Em Diaspóricas 2, o destaque fica por conta da notável resiliência das mulheres negras na cena musical em Goiânia. Elas enfrentam inúmeras barreiras, mas continuam a brilhar, inspirando outras mulheres com sua força e determinação. O documentário relata depoimentos de artistas negras sobre superação do racismo e do sexismo, a partir do caminhar com a Música Preta Brasileira.
 
A jornalista e pesquisadora Ana Clara Gomes é a idealizadora do projeto Diaspóricas e assume as funções de direção, roteiro e montagem. Para ela, o Fica é um dos festivais de maior prestígio no cenário nacional e destaque para os goianos. Segundo a diretora, é uma grande oportunidade de visibilidade do filme participar do Fica, pois quando se pensa em Diaspóricas enquanto série, a forma de recepção do público é muito diferente daquele que consome cinema, que consome as produções nacionais, pois o festival recebe grandes produções cinematográficas do cenário nacional, cineastas e realizadores do mundo todo, além de abranger um público amplo de amantes do cinema .
 
“O longa abre caminho para as mulheres negras que fazem cinema negro feminino, leva-nos a outros públicos, a outros patamares de recepçãos que passarão a conhecer o Projeto Diaspóricas e artistas do cerrado”, reforça.
 
 Serviço
O que:  Websérie goiana premiada que aborda artistas negras vira filme e participa do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica)
Quando: Lançamento no dia 13 de junho, quinta-feira, na sessão das 17 horas da Mostra do Cinema Goiano
Onde: cidade Goiás
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351