A Redação
Goiânia- A capital goiana recebe o espetáculo ''1987'' nos dias 31 de maio e 1 de junho no Laboratório de Estudos do Espetáculo e Artes da Cena da Universidade Federal de Goiás (Lacena UFG) e no dia 14 de junho no Centro Cultural da Universidade Federal de Goiás (CCUFG). A peça convida o público a imergir numa jornada de reflexão e questionamento sobre a sociedade e política.
Renata Weber, diretora, reforça a importância da peça que traz à tona assuntos importantes de serem ainda discutidos na sociedade. “À luz de uma tragédia que colocou o Brasil na lista dos grandes eventos radioativos da história mundial, nasce o espetáculo 1987. Um processo criativo que se posiciona diante dos fatos que compõem o desastre nuclear com o césio-137 em Goiânia, buscando discutir as causas sociais e políticas por trás do acontecimento, enfatizando a negligência, a falta de regulamentação, as decisões institucionais que contribuíram para o 'acidente' e a perda de direitos sofrida nos últimos anos por aqueles que sobreviveram a contaminação”, afirma.
Inspirado vagamente na obra de George Orwell, o título "1987" evoca uma atmosfera sombria e atemporal, onde cada elemento estético é meticulosamente planejado para aprofundar a imersão na narrativa. Da identidade visual à ambientação sonora, cada detalhe é uma peça chave no quebra-cabeça que se desdobra diante dos espectadores.
“Este projeto não só busca trazer à tona a tragédia do acidente com o césio-137 ocorrido em Goiânia em 1987, mas também mergulha em uma estética distópica que evoca uma reflexão sobre as ramificações profundas desse evento”, explica Ravana Lobo, diretora de arte e produtora executiva.
Leia mais:
Datas de Apresentação:
31/05 às 15:30 (fechado para alunos UFG) e 20h no Lacena - UFG
01/06 às 20h no Lacena -UFG
14/06 sessões no CCUFG (na Praça Universitária)
-15:30, exclusiva para escolas, com palestra sobre o processo criativo e sobre o acidente com o césio após o espetáculo.
-20:00, aberto ao público (retirada de ingressos gratuitos)
Sessões com ingressos pelo Sympla, gratuitos, disponíveis nos links: