Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Centro Cultural Oscar Niemeyer

Festival de animação exibe filmes gratuitos neste final de semana em Goiânia

Confira a programação completa | 23.03.24 - 11:41 Festival de animação exibe filmes gratuitos neste final de semana em Goiânia (FOTO: DIVULGAÇÃO)
A Redação

Goiânia- 
O Centro Cultural Oscar Niemeyer receberá o Festival Internacional de Animação - Lanterna Mágica, neste fim de semana em Goiânia. Neste sábado (23/3), às 14h, no Cine X, será transmitido a Mostra de Animação Africana e a Mostra Gondwana. Todas as mostras e atividades do evento, que segue até domingo (24/3), são gratuitas e a programação completa pode ser conferida aqui.
 
Colocar no radar as produções audiovisuais animadas de diferentes locais, inclusive de fora do Brasil, é um dos objetivos do festival, que se transformou na última semana em um ponto de encontro entre profissionais de vários cantos do mundo. Desde a última terça-feira (19/3), o Lanterna Mágica tem promovido exibições de filmes em mostras competitivas e especiais, palestras, capacitações, consultorias, além de ações voltadas para a rede pública de ensino.
 
Neste sábado (23/3), o público poderá conferir a Mostra de Animação Africana e a Mostra Gondwana, seguidas de debate com a presença de alguns dos realizadores dos filmes selecionados. Obras de países da África e de pessoas racializadas da América Latina compõem as mostras, que visam colocar em evidência o trabalho de animadores do Hemisfério Sul, muitas vezes marginalizados em termos de visibilidade global.
 
Mostra de Animação Africana
Para a Mostra de Animação Africana, foram selecionados 12 curtas-metragens de diferentes países africanos, como Tunísia, Uganda, Egito, Congo, Nigéria e África do Sul. Tudo isso em parceria com o Festival Animage, evento sediado em Pernambuco e que também se consolidou na rota de festivais de animação brasileiros.
 
 “Esse é um momento de confluência entre os cineastas africanos e o público brasileiro”, explica Camila Nunes, idealizadora e diretora do Lanterna Mágica. “Estamos atentos a outros festivais internacionais de animação, realizados dentro ou fora do Brasil, por isso firmamos a parceria com o Festival Animage de Pernambuco”, completa. 
 
Kalor Pacheco, curadora da mostra pelo Festival Animage, estará presente no debate, garantindo o estreitamento da conexão entre os festivais do gênero no país. Além de ser uma das responsáveis pela curadoria da Mostra de Animação Africana, Kalor é membro do coletivo Nyama Animação Negra no Continente Africano e Diáspora e idealizadora da Mostra Além-Mar de Animação Negra e Indígena.
 
Mostra Gondwana
Gondwana é o nome do supercontinente formado após o desmembramento da Pangeia, que reunia as zonas de terra firme da maior parte do que hoje constituem os continentes do Hemisfério Sul. É daí que vem o título da Mostra Gondwana, criada a partir de conversas entre Camila Nunes e Kalor Pacheco, ambas curadoras do projeto.
 
A mostra, que é uma espécie de expansão da Mostra Africana de Animação, traz 11 curtas-metragens de países da África, mas também produções de povos originários e pessoas racializadas em países da América Latina. “Queremos resgatar nossa essência e olhar para as nossas raízes ancestrais. Por isso reunir África e Ámericas em uma mesma mostra”, explica Camila.
 
As técnicas de animação utilizadas transparecem diversos aspectos da produção audiovisual desses locais, revelando similaridades entre o que é feito na África e o que é feito na América Latina, segundo Kalor Pacheco. “Muita experimentação, uso de recursos de oralidade, e a produção independente, dado o status emergente do mercado de animação”.
 
Depois da Mostra Gondwana, será realizado o debate “Intercâmbios intercontinentais entre animação africana, afro-diaspórica e originária”, com a presença da animadora nigeriana, especializada em stop-motion, Esther Kemi, e a diretora e roteirista Geyse Nyg.
 
Sessão infantil aberta ao público
No fim de semana, as crianças também terão sua vez de aproveitar o festival com uma programação especial no CineX. No sábado (23/3), entre 9h30 e 12 horas, o Lanterna Mágica preparou uma sessão da Mostra Infantil seguida de contação de história. Já no domingo (24/3) a sessão começa às 14h. É uma oportunidade de levar os pequenos ao cinema, também com ingressos gratuitos e que podem ser retirados no local uma hora antes da sessão. 
 
A programação completa pode ser conferida pelo link.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351