Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Premiação será no próximo domingo (10/3) | 04.03.24 - 08:40
'Maestro', 'A Sociedade da Neve', 'Barbie' e 'Nimona' estão entre eles (Foto: divulgação)José Abrão
Goiânia – A cerimônia do Oscar 2024 ocorre no próximo domingo, dia 10 de março. Caso você ainda esteja muito atrasado para ver os principais indicados na premiação, saiba que diversos filmes já estão disponíveis nas plataformas brasileiras de streaming. Separamos um breve guia para você montar a sua maratona antes de conhecer os grandes vencedores.
Netflix: A Netflix é a plataforma que acumula o maior número de indicados, totalizando nove filmes.
Maestro
O principal deles é Maestro, escrito, dirigido e estrelado por Bradley Cooper. Uma das várias cinebiografias do ano, o filme retrata a vida pessoal e a carreira do maestro Leonard Bernstein e do seu relacionamento com a esposa, Felicia Montealegre, vivida por Carey Mulligan. O filme tem força na interpretação de seus atores principais e nas sensibilidades da vida de Bernstein. O filme é indicado a 7 prêmios no Oscar, incluindo Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Atriz e Melhor Roteiro Original.
A Sociedade da Neve
Maior vencedor da história do Prêmio Goya, melhor premiação do cinema em língua espanhola, esta produção reconta o acidente dos estudantes uruguaios nos Andes no início dos anos 1970. As vítimas tiveram que recorrer ao canibalismo para sobreviver. Evitando o melodrama, o filme se destaca por ser bastante humano e realista na sua abordagem de uma história tão delicada e difícil. Ele é indicado a Melhor Filme Internacional e Melhor Maquiagem e Penteados.
Nimona Nimona possui uma trajetória peculiar: este filme abertamente LGBT+ e que aborda temas queer era originalmente uma animação da Disney, baseada nos quadrinhos de ND Stevenson. Com medo da controvérsia, a obra foi abandonada quase pronta e depois foi resgatada e finalizada pela Netflix. Agora o filme disputa contra a Disney na categoria de Melhor Animação. A trama acompanha a personagem titular Nimona, uma garota que consegue mudar de forma para qualquer criatura, mas que é tratada como um monstro pela sociedade.
O Conde
Esta produção chilena usa o realismo fantástico e o nonsense para criticar de forma ácida e certeira o tenebroso legado da ditadura Pinochet no Chile, representando o execrável ditador como um vampiro: uma sombra morta-viva que segue assombrando e sugando o sangue da América do Sul até hoje. O filme disputa a categoria de Melhor Fotografia.
A Incrível História de Henry Sugar
Maior de uma série de curtas produzidos por Wes Anderson para a Netflix. Os breves filmes adaptam de forma literal e metalinguística contos do autor Roald Dahl, mesmo escritor por trás de Matilda e A Fantástica Fábrica de Chocolate. Dahl hoje em dia passa por uma revisão devido a visões e abordagens antiquadas em seus livros. Em A Incrível História de Henry Sugar, Anderson não se afasta disso e deixa o público fazer seu próprio juízo sobre um homem que, em busca de quebrar a banca de um cassino, acaba encontrando a transcendência espiritual. Ele disputa a categoria de Melhor Curta-Metragem.
Nyad
Outra emocionante história real, Nyad conta a história de uma ex-nadadora de 60 anos que decide fazer a nado a travessia entre Cuba e a Flórida ao longo de 177 quilômetros e mar aberto, mesmo estando afastada do cenário competitivo por mais de 30 décadas. Jodie Foster disputa na categoria Melhor Atriz Coadjuvante e Annette Benning na de Melhor Atriz.
E Depois?
Este curta-metragem situado em Londres apresenta os desafios de um homem que lida com o luto após uma perda devastadora. O drama está em como superar o trauma da perda e como seguir em frente com que vem depois dela. Ele disputa a categoria de Melhor Curta-Metragem.
Rustin
Este drama acompanha a vida de Bayard Rustin, um homem negro, gay e pacifista que foi uma figura chave na luta pelos direitos civis da população negra nos EUA durante a década de 1960. O longa mescla suas batalhas pessoais e vida política, ambas marcadas de forma inescapável pela luta permanente contra a intolerância. O longa rendeu a indicação de Melhor Ator para Colman Domingo, que interpreta Rustin.
Jon Batiste American Symphony
Um dos músicos mais badalados e premiados da atualidade, acumulando uma quantidade irrazoável de Grammys, Jon Batiste tem uma mente criativa única. Isto é explorado neste documentário que revela todo o processo criativo e inovador por trás de American Symphony, de sua produção até sua execução no palco do Carnegie Hall. O filme disputa em Melhor Canção Original.
Prime Video: A plataforma da Amazon entrou tímida nesse embate e traz apenas dois títulos que estão na disputa pelo Oscar.
Ficção Americana
Indicado a cinco troféus, incluindo Melhor Filme, Melhor Ator e Melhor Ator Coadjuvante, esta comédia dramática conta a história de Monk, um autor negro que está cansado de só ver histórias que retratam pessoas negras de forma estereotipada. Com raiva, ele faz o livro mais ofensivo possível e que se torna imediatamente o best-seller do ano. Ao mesmo tempo, ele precisa lidar com alguns dramas muito reais em sua vida e que nada tem a ver com a imagem preconceituosa do que a mídia espera de uma família negra.
Golda: A Mulher de Uma Nação
Talvez o filme mais polêmico do ano entre os indicados, ao ponto de conseguir apenas uma indicação em Maquiagem e Penteados. Outra cinebiografia, o drama estrelado por Helen Mirren acompanha a atuação de Golda Meir, primeira mulher a governar Israel e responsável pela Guerra do Yom Kippur. Em meio a mais um conflito sangrento se desenrolando entre israelenses e palestinos, o timing do longa foi considerado infeliz.
HBO Max: A plataforma também traz dois filmes indicados ao Oscar um pouco mais "pipocões".
Barbie
Estrelado por Margot Robbie e escrito e dirigido por Greta Gerwig, Barbie conseguiu dar vida de forma surpreendente à histórica boneca da Mattel, além de abordar de forma engraçada e acessível temas básicos sobre feminismo e igualdade de gênero. Tanto é que conseguiu emplacar seis indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Atriz Coadjuvante.
Homem-Aranha: Através do Aranhaverso
A aguardada sequência de Homem-Aranha no Aranhaverso não deixou a desejar e até deixou os fãs querendo mais. Além de continuar a história de Miles Morales e de Gwen Stacy, esta animação adolescente de super-heróis segue tendo um estilo incrível e espera reproduzir o feito do seu antecessor que venceu na categoria de Melhor Animação.
Star+: A plataforma adulta da Disney tem apenas dois indicados, ambos por prêmios técnicos e que podem ter passado abaixo do seu radar.
Resistência
Este filme original dirigido por Gareth Edwards é uma ficção-científica visualmente impressionante e interessante que reconta a já conhecida história sobre um conflito entre humanos e as máquinas. Mais sutilmente (ou nem tanto), o filme aborda a política externa dos EUA, imperialismo, colonialismo e a opressão do Ocidente no terceiro mundo com base em questões étnicas. O longa disputa nas categorias de Melhor Som e Melhores Efeitos Visuais.
Flamin’ Hot
Esta comédia dramática dirigida por Eva Longoria acompanha a história real de Richard Montañez, um zelador que conseguiu transformar a sua vida por meio de uma criação inesperada: o sabor flamin’ hot, dos salgadinhos Cheetos. O filme está indicado na categoria de Melhor Canção.
Disney+: A Disney vai disputar, incluindo Melhor Animação, mas também entra na briga por prêmios técnicos.
Elementos
A nova animação da Pixar divide mais do que alguns pontos de contato com Divertidamente, mas dessa vez trabalha com a versão antropomorfizada dos elementos naturais. O longa infantil traz a velha mensagem, mas que segue sendo fundamental, sobre aceitar as diferenças e aprender uns com os outros. Ele disputa na categoria de Melhor Animação.
Guardiões de Galáxia Vol. 3
A despedida de James Gunn do Universo Cinematográfico Marvel causou um impacto com Guardiões da Galáxia Volume 3. A última aventura de Rocket Racoon e Peter Quill disputa na categoria de Melhores Efeitos Visuais.
Indiana Jones e a Relíquia do Destino
O quinto filme de Indiana Jones pode não ter agradado a todos, mas algo nele permanece universal: o poder da trilha sonora do veteraníssimo John Williams. Tanto é que o filme disputa a categoria de Melhor Trilha Sonora Original.
Apple TV: A Apple tem dois filmes indicados ao Oscar, mas são títulos de peso.
Assassinos da Lua das Flores
O mais recente filme de Martin Scorsese é indicado a assombrosos nove troféus na premiação deste ano, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz e Melhor Ator Coadjuvante. A trama conta a história real de como homens brancos enganaram, envenenaram e mataram dezenas de indígenas da etnia Osage nos EUA nos anos 1920 com o objetivo de tomar suas terras com petróleo.
Napoleão
Chegando no canal no dia 1º de março, o controverso novo filme de Ridley Scott tem pouco compromisso com fatos históricos em favor do espetáculo. Apesar da polêmica, o filme sobre o famoso imperador francês conseguiu três indicações: Melhor Design de Produção, Melhores Efeitos Visuais e Melhor Figurino.