A Redação
Goiânia - O Sebrae Goiás realizou, nesta terça-feira (21/11), no Shopping República, em Goiânia, mais uma edição do encontro “Grande Inspiração Delas”, que reúne mulheres para fortalecer o empreendedorismo feminino. A ação contou com a participação de 50 mulheres e teve aula de alongamento, networking, palestra e pitching, em celebração ao Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, 19 de novembro, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Nesse contexto, o Sebrae Delas é um programa que tem incentivado e fortalecido o empreendedorismo feminino, gerando suporte e oportunidades para que as mulheres se destaquem nos negócios. Uma das empresárias mais bem-sucedidas de Goiás, a psicóloga Virginia Suassuna, conduziu palestra sobre o lado psicológico das mulheres no mercado de trabalho e apresentou “Nasce Uma Estrela”, mais um projeto de incentivo ao empreendedorismo feminino em parceria com o Sebrae Goiás que será inaugurado em 2024.
“Percebo o Sebrae como pai e mãe do feminino. Desde que o homem é homem, o lugar da mulher, infelizmente, ficou restrito apenas ao lar, e cabia ao homem essas tarefas fora de casa. E eu percebo que o Sebrae acaba convidando a mulher para ampliar os seus horizontes, e parece que ela está começando a colocar um ‘pezinho’ na rua”, refletiu Suassuna.
Durante a palestra, Virgínia propôs às empreendedoras uma autoconexão com corpo, mente e comportamento no alcance do equilíbrio para alcançar o sucesso ao empreender. “Às vezes pensamos numa coisa, mas o nosso coração pede outra e o nosso comportamento vai em uma direção contrária. A ideia aqui é se conectar ao próprio eu: o que eu penso, o que eu quero, o que eu posso, quais as minhas sensações, as minhas limitações e as minhas possibilidades? Porque se a cabeça não estiver em cima do pescoço, o pescoço pertinho do coração e o corpo inteiro entregue, a gente não coloca o nosso pezinho na rua”, explicou.
Sucesso empreendedor
A analista do Sebrae Patrícia Santiago, uma das organizadoras do evento, acredita que a ação permitiu que as mulheres se conectassem com suas dores e limitações, alinhando seus pensamentos, desejos e possibilidades para dar o primeiro passo rumo ao sucesso empreendedor. “O Sebrae desempenha um papel fundamental ao estimular o empreendedorismo feminino por meio de eventos como esse. Ele oferece oportunidades de aprendizado, apoio e capacitação, permitindo que as mulheres ampliem seus horizontes e superem as barreiras que as impedem de se lançar no mundo dos negócios”, destacou.
Participando pela primeira vez de um evento do grupo de mulheres empreendedoras, a contadora Helaine Rézio buscou o Sebrae para auxiliá-la em seu próximo plano: valorizar o trabalho com outras mulheres direcionando seu negócio para atender exclusivamente o público feminino. “Nós, mulheres, temos que nos ajudar, e quero contribuir com a minha expertise. A contabilidade é uma formação exercida e compreendida, em sua grande maioria, por homens, e precisamos abrir espaço para que as mulheres também possam enfrentar os desafios financeiros e tributários, realizar planejamento tributário e evitar prejuízos, reduzindo custos empresariais e alcançando o sucesso ao empreender. A compreensão da contabilidade é fundamental para que as mulheres tenham sucesso em seus negócios”, disse.
A edição comemorativa do Sebrae Delas teve a parceria com o Shopping República, complexo que reúne 60% de lojistas mulheres, de acordo com a gerente de Marketing, Nayane Bandeira. “Nós somos de um grupo que tem o empreendedorismo na veia. E somos na maioria mulheres aqui. É muito importante trazer eventos como esse para cá, tanto para que os nossos lojistas participem e agreguem conhecimento, quanto para promover o empreendedorismo na nossa cidade”, disse.