A Redação
Goiânia - Quatro artistas de Goiás inauguram a exposição ''Lugar Não Lugar'' nesta quinta-feira (19/10) em Bruxelas na Bélgica. A mostra inclui 32 obras de diversos formatos e técnicas, abrangendo fotografias (de Bernardi), pinturas (de Lopes e Fogaça) e fotografia/instalação (de Soares). A curadoria é da renomada venezuelana Morella Jurado, enquanto a produção é assinada pela também goiana Malu da Cunha. A exposição é resultado de um projeto apoiado pelo Fundo de Arte e Cultura, um programa do Governo de Goiás administrado pela Secretaria de Estado da Cultura/Secult.
A exposição "Lugar Não Lugar" já teve uma notável itinerância internacional, passando pelo Museu de Arte Contemporânea de Caracas, Venezuela, em 2018. Este museu é amplamente reconhecido na América Latina por seu valioso acervo de arte moderna e contemporânea. A seleção nesse prestigioso local foi um feito conquistado através do Conselho da Fundação dos Museus Nacionais da Venezuela e integrou a programação da II Bienal del Sur.
Segundo a curadora da exposição, Morella Jurado a exposição apresenta uma perspectiva singular coletiva do conceito de “Lugar Não Lugar", definido pelo antropólogo Marc Augé - que o descreve como um espaço intercambiável onde o ser humano permanece anônimo. “A partir desse conceito enigmático e desafiador, esses quatro criadores, cada um com sua própria abordagem e expressão artística única, por meio da fotografia, desenho, pintura e instalação, destacam esses espaços vazios de conteúdo e imagem, ao mesmo tempo em que nos levam a refletir sobre a importância da polis como uma forma consciente de habitar, como uma maneira de viver afastada do utilitarismo”, complementa.
"Lugar Não Lugar" é um convite para revistar os espaços urbanos com um olhar crítico e admirado. A exposição estava programada para acontecer em 2021. Porém, precisou ser adiada por causa dos impactos da pandemia de coronavírus, que afetaram museus e espaços culturais ao redor do mundo.
Conheça os Artistas:
Bruno Bernardi, natural de Goiânia (GO), enriqueceu sua formação ao frequentar cursos na School of Visual Arts (SVA) em Nova York e obteve especialização em Comunicação e Arte pelo Senac em 2005. O artista é autor do livro "Da Cor: 30 Fotografias" e acumula uma extensa participação em exposições individuais e coletivas em diversas capitais, incluindo São Paulo, Goiânia, Curitiba, Brasília e Rio de Janeiro.
Pitágoras Lopes, nascido, residente e trabalhando em Goiânia (GO), participou de exposições individuais e coletivas nos Estados Unidos, Espanha e Chile, bem como em diversas cidades brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Brasília e Goiânia.
Gerson Fogaça é natural da Cidade de Goiás, eleva sua presença internacional com a exposição "Lugar Não Lugar", que marca sua terceira exibição internacional apenas este ano, com passagens por Miami e Cuba. Seu currículo inclui participações em exposições individuais e coletivas na França, Espanha, Argentina, Alemanha, além de várias cidades brasileiras, como Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Goiânia.
Evandro Soares, o único membro do quarteto que não é natural de Goiás, nasceu em Mundo Novo, na Bahia. Atualmente, ele reside em Goiânia, onde desenvolve seu trabalho nas áreas de escultura, desenho e instalação. Sua obra já foi exibida em Portugal, Espanha e Inglaterra, além de várias cidades brasileiras, incluindo Salvador, Fortaleza, Rio de Janeiro, Brasília e Goiânia.
Os quatro artistas oferecem uma janela única para a rica cena artística de Goiás, enriquecendo o diálogo cultural entre Brasil e Bélgica e consolidando suas trajetórias no cenário internacional das artes.
Serviço:
Assunto: Exposição "Lugar Não Lugar"
Abertura: 19/10
Período: 19/10 a 19/11
Local: Embaixada do Brasil em Bruxelas, Bélgica
Endereço: Boulevard Saint-Michel 27, 1040 Etterbeek