A Redação
Goiânia- Para celebrar o 48º aniversário do Centro Livre de Artes, da Prefeitura de Goiânia, a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) prepara para sábado (23/9), a partir das 8h30, evento gratuito e aberto ao público, intitulado 'Arte no Bosque', com exposições e apresentações artísticas de alunos, professores e convidados especiais.
Fundado em 1975, o CLA atua no ensino da arte nas linguagens Música, Artes Visuais, Oficina Integrada, Artes Cênicas e Práticas Corporais. A unidade é responsável por toda formação básica até a qualificação em artes para crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. Atualmente, na gestão do prefeito Rogério Cruz, a escola atende cerca de mil alunos. As inscrições sempre são divulgadas previamente, no início do ano.
“Meu filho fala que o Centro Livre de Artes é o lugar preferido dele e eu só tenho motivos para agradecer todo o aprendizado e o carinho que ele recebe lá”, afirma a dona de casa Giselle Costa Ribeiro Honorato, mãe de Jonathan Honorato Ribeiro, 10 anos, autista, aluno do CLA nas aulas de Canto/Coral, Linguagem Musical e Teclado.
Ela conta ainda que o filho tem altas habilidades na área musical, e as aulas fizeram muito bem para o desenvolvimento dele. “Além do autismo, ele tem TDH. Foi diagnosticado aos 4 anos e, desde então, eu busco terapias, tratamentos para melhorar o desenvolvimento dele, mas o no CLA foi mais que isso, pois é uma escola, ele está aprendendo teoria e técnicas práticas do que ele mais gosta, que é a música”, explica.
Cristyane Mayra Miranda, 30 anos, se matriculou no CLA no curso de música, em 2021, durante a pandemia. Ela lembra que as aulas eram online e a intenção dela, ao buscar a escola, foi reciclar seus conhecimentos e fugir do tédio do isolamento. “Eu sou formada em Educação Musical pela UFG e vivo uma experiência muito enriquecedora no Centro Livre desde quando entrei lá. O curso me ajuda a estudar de forma mais específica e voltada para mim, pois na faculdade você aprende a ensinar música e eu queria vivenciar de forma diferente, queria algo mais amplo do que ensinar, queria aprender mais", afirma.
"É muito prazeroso poder estar no CLA, eu sou apaixonada pelo Bosque dos Buritis. Trabalho muito, sou professora, e quando vou pra lá eu descanso estudando, aprendendo cada dia mais. Antes do CLA, eu não me sentia uma musicista de verdade, agora eu sonho em fazer parte de um concerto musical e eu vou chegar lá”, pontua.
Já para Selly Leal, 63 anos, o CLA é sinônimo de vida e saúde, além de aprendizado. “Faço aula de alongamento desde o início do ano com a turma 60+. Eu tenho uma doença grave chamada espondilite anquilosante, e o progresso dela me limita cada vez mais. As aulas aqui me beneficiam a cada dia. Hoje eu tenho mais flexibilidade, mobilidade e disposição muito maior. Só tenho a agradecer ao CLA, aos professores. Eu também vejo a melhoria em todas as colegas da turma, já que as aulas melhoram a nossa saúde, convivemos, fazemos amizades, nos divertimos muito", afirma, acrescentando que tem duas filhas e netos que também fazem atividades e adoram as aulas de música e dança. "Portanto, eu só tenho a agradecer ao CLA, e, principalmente, à Prefeitura de Goiânia, que nos proporciona tudo isso. O CLA mudou a minha vida. Vida longa ao Centro Livre de Artes”, conclui.
Formação e cuidado no CLA
O atendimento ao público abrange iniciantes de todas as idades e artistas já atuantes na área por meio da oferta de cursos em três turnos, estabelecendo níveis de emancipação em arte com diplomas de formação. Os servidores professores são analistas em cultura, especialistas e mestres.
“Estamos comemorando os 48 anos do CLA colhendo muitos frutos. É um trabalho de formação, que revela talentos e incentiva crianças e adultos a desenvolverem a criatividade e suas habilidades da mente e do corpo contribuindo com o aprendizado, saúde e bem-estar. Buscamos formar, despertar apreço e o gosto pela arte em todas as suas formas”, destaca o titular da Secult, Zander Fábio.
Sobre o evento de sábado, a diretora do CLA, Teth Musse, faz um convite à comunidade. “O Arte no Bosque é a oportunidade de preencher o Bosque dos Buritis, nosso quintal encantado, com arte produzida pelos alunos, pelos professores e por convidados. Uma manhã para celebrar a vida e a arte”, pontua.
No primeiro semestre de 2022, o CLA passou por manutenção predial com reparos na pintura, telhado, estrutura das salas de aula, instalações hidráulica e elétrica. Foram investidos na obra mais de R$ 1 mi. “Nos preocupamos sempre em oferecer o melhor aos goianienses, tanto em estrutura física, quanto em conteúdos de ações, projetos e oportunidades. Na Cultura, temos investido e muito na realização de eventos, ações culturais e buscamos investir cada vez mais. O CLA é uma escola de alta qualidade, reconhecida em toda cidade por sua tradição e comprometimento no ensino da arte. Parabéns ao CLA, aos profissionais e aos alunos que são e dão vida a este local tão querido por nós”, pontua o prefeito Rogério Cruz.