Jales Naves
Especial para o jornal A Redação
Goiânia - A família do empresário Otávio Lage de Siqueira decidiu doar, para o Instituto Histórico e Geográfico de Goiás, todo o seu acervo de documentos, tanto da vida como prefeito de Goianésia e governador do Estado, no período de 1966 a 1971, como na iniciativa privada, como fundador e dirigente de diversos empreendimentos.
Será o primeiro político a disponibilizar seu arquivo para o IHGG, de um momento importante, a partir de quando tirou o estado de uma situação de atraso para inseri-lo na modernidade, ao investir em infraestrutura – energia elétrica e rodovias, como ainda em educação e saúde –, oportunizando a consulta e a pesquisa em papéis e registros oficiais.
A decisão foi comunicada nesta terça-feira, (25/4), ao presidente do instituto, Jales Mendonça, pelo empresário Jalles Fontoura de Siqueira, ao visitar a entidade e receber o diploma de ‘Sócio Mantenedor’, pelo apoio às iniciativas e trabalhos realizados pela atual gestão.
Já foi adquirida pela família e entregue ao IHGG uma estante deslizante, para compor o quadro existente no Instituto e guardar essa documentação, e acertado com o jornalista Jales Naves a organização dessa papelada. Inclusive, tão logo o material seja catalogado e entregue, vão definir uma data para a exposição no primeiro andar da entidade, local que foi visitado pelo empresário.
Foram entregues a Jalles Fontoura, também, os três primeiros livros da coleção “Goiás +300” e um exemplar da edição nº 33 da “Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás”, comemorativa dos 90 anos do IHGG.