Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Cena de 'Laika e Nemo' (Foto: divulgação)A Redação
Goiânia – O Cine Cultura sedia a partir desta quarta-feira (30/11) a 5ª edição do Festival Lanterna Mágica, um dos principais eventos de animação do Brasil e que traz um panorama da produção dentro deste estilo pelo mundo. A abertura ocorre às 19h30, com a exibição do filme Meu Tio José, do diretor baiano Ducca Rios.
O evento segue até sábado (3/12) com uma vasta exibição de curtas, médias e longas metragens de animação. Foram selecionadas produções nacionais e internacionais que dificilmente são exibidas no circuito comercial de cinema. A diversidade cultural é uma das marcas do festival, que traz filmes de diretores dos Estados Unidos, França, Alemanha, Coreia do Sul, Israel, Espanha, Argentina, Irã, Estônia, Austrália e Taiwan.
Goiás também conta com dois representantes no Lanterna Mágica. O diretor Paulo Gc Miranda participa com o longa A Ilha de Ilús e com um episódio da série O Parque de Adelín e Iuri Moreno com o curta A Menina Atrás do Espelho.
Neste ano, 204 filmes foram inscritos sendo selecionados aqueles com qualidade técnica de animação, com destaque para o roteiro, trilha sonora e personagens. Os curadores, Iuri Moreno e Lara Morena, que também são organizadores do evento junto com Camila Nunes, levaram em consideração ainda o impacto que as produções podem causar no público, seja por meio do riso, emoção ou choro.
Segundo os organizadores, outra preocupação é exibir filmes que dificilmente chegariam às salas de cinema convencionais. Iuri explica que produções independentes e artísticas precisam do apoio dos festivais para cumprirem uma circulação capaz de alcançar diferentes públicos. “Nosso intuito é fortalecer a criação e propagar animação”, afirma.
Ele ressalta que o Lanterna Mágica é hoje um dos festivais de animação mais relevantes do país e é o único festival de animação de Goiás. “O festival recebe filmes de diversos países de todos os continentes e são filmes diversos, com várias narrativas diferentes e cada um com a sua particularidade. Eu acredito que o festival contribui muito para o audiovisual goiano e principalmente para as pessoas que pensam em trabalhar no setor. A gente sempre tem a o panorama da animação goiana em que mostramos as produções feitas em Goiás, sempre promovendo esse encontro entre os profissionais da área”.
Além das mostras nacionais e internacionais, o festival promove também uma mostra infantil no sábado a partir das 14h quando serão exibidos os filmes “Meu nome é Maalum” de Luísa Copetti (RJ), “Coelhitos e Gambazitas” de Thomate Larson (SP) , “Laika & Nemo” de Jan Gadermann (Alemanha), “Nesta Rua” do Projeto O Brasil de Tuhu (RJ), “Eu nunca contei a ninguém” de Douglas Duan Alves de Albuquerque (PE), “Piropiro” de Miyoung BAEK (Coréia do Sul) e “Ewé de Òsányín: o segredo das folhas” de Pâmela Peregrino (BA).
Serviço
Festival Lanterna Mágica
Data: 30/11 a 3/12
Local: Cine Cultura (Centro Cultural Marietta Telles Machado - Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira, 2 - St. Central, Goiânia - GO, 74003-010)
Entrada gratuita