José Abrão
Goiânia – Os integrantes da banda de rock Os Paralamas do Sucesso sempre reiteraram em entrevistas que são um grupo de estrada: sua força está nas turnês constantes e na proximidade com o público. Isto ficou evidente na noite desta terça-feira (13/9) quando Herbert Vianna, Bi Ribeiro e João Barone chacoalharam o Palácio da Música, no Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON), em Goiânia.
O show desta noite integra a programação dos 76 anos do Sesc em Goiás, com agenda de espetáculos em todas as unidades do Sesc no Estado durante todo o mês de setembro. Segundo o diretor regional do Sesc e Senac, Leopoldo Veiga Jardim, “o Sesc é uma das entidades que mais investem em cultura em Goiás, fora a valorização permanente em contínua de todos os artistas goianos que têm no Sesc a segurança de uma entidade que forma plateia e aplaude e reconhece esses artistas. São 76 anos de muita cultura”.
O diretor do Sesc Goiás, Leopoldo Veiga Jardim (Foto: Letícia Coqueiro)
Ficou evidente também o poder e influência da banda com seus mais de 40 anos de carreira: os ingressos estavam esgotados e desde as 19h o público já formava longas filas esperando a abertura do auditório para garantir um lugar próximo aos ídolos.
E quem chegou cedo não se arrependeu: não havia qualquer grade ou outro impedimento entre a plateia e os músicos, dando um grau maior de proximidade ao clima naturalmente intimista do Palácio da Música.
Ao longo de quase duas horas de apresentação, os Paralamas tocaram 25 músicas e foram acompanhados a maior parte do tempo pela voz do público, composto por 3 mil pessoas.
Herbert Vianna (Foto: Letícia Coqueiro)
A banda abriu o show com seu primeiro clássico: “Vital e sua moto” e encerrou o bis com “Meu erro”. Também entraram no repertório canções como “Ela disse adeus”; “Lanterna dos Afogados”; “Tendo a Lua”, “A Novidade”, e muito mais.
O frontman Herbert Vianna também conversou muito a plateia, sempre encorajando a audiência a participar e a cantar junto. “É uma alegria acima das palavras pra gente estar de volta na bela Goiânia”, disse Vianna após cumprimentar o público. “E parabéns ao Sesc Goiás por dar todo o apoio para as bandas”, completou.
João Barone (Foto: Letícia Coqueiro)
Antes de “Selvagem”, Vianna falou da importância da música e brincou com sua idade: “Vocês provavelmente não eram nascidos, mas essa música causou muito debate no crescente rock brasileiro naquele momento”. A canção também foi acrescida com trechos de outra música famosa com o mesmo tema: “Polícia”, dos Titãs.
Em outro momento, antes de “Cuide bem do seu amor”, o guitarrista também pediu uma salva de palmas em homenagem ao cineasta francês Jean-Luc Godard, que morreu nesta terça aos 91 anos: “Hoje foi a morte desse grande cineasta que não fazia nada por concessão comercial. Uma salva de palmas pra todo mundo que se empenha nesse sentido”.
Bi Ribeiro (Foto: Letícia Coqueiro)
Após 1h30 de show, a banda se despediu e voltou para o bis após vários gritos de “mais um!” da plateia, que acabaram se tornando mais cinco. “Se vocês chegarem tarde em casa não vai ser ruim pra escola amanhã?”, brincou o baterista João Barone após o retorno ao palco.
Confira o set list completo abaixo:
- Vital e sua moto
- Patrulha Noturna
- Cinema Mudo
- Ska
- Lourinha Bombril
- Trac-Trac
- Calibre
- Selvagem/Polícia
- Cuide bem do seu amor
- Tendo a Lua
- Aonde quer que eu vá
- Lanterna dos Afogados
- O Amor Não Sabe Esperar
- Será que vai chover?
- Assaltaram a Gramática
- Você/Gostava tanto de você
- O Beco
- A Novidade
- Melô do Marinheiro
- Alagados
- Uma brasileira
- Óculos
Bis
- Perplexo
- Romance Ideal
- Ela disse adeus
- Caleidoscópio
- Meu erro