A Redação
Goiânia - O projeto "Piano e suas Perspectivas" entrevista a professora de piano e doutora Rosângela Sebba nesta sexta-feira (4/9). A iniciativa propõe conversas com músicos sobre a importância do instrumento para arte e história. A transmissão será a partir das 17h, no
canal da Universidade Federal de Goiás (UFG) no YouTube.
Segundo a UFG, o projeto de extensão foi criado para oferecer aos alunos da Escola de Música e Artes Cênicas (Emac-UFG) um contato mais aproximado com artistas durante o período de aulas não presenciais.
Sobre a convidada
Rosângela Yazbec Sebba é professora de piano na Mississippi State University, onde coordena a área de piano do Departamento de Música e da Community Music School. É professora de piano, literatura pianística, teoria musical e ditado/solféjo. Formou-se em Piano na UFG e estudou com Lilian Mendonça, Belkiss Spencieri dentre outros professores do Brasil e no exterior.
Sebba tem se apresentado como camerista, solista, conferencista e escritora de artigos, sendo uma das revisoras da revista American Music Teacher. Seu álbum Eight Sonatinas e o Sonata para Piano Solo de M. Camargo Guarnieri foi lançado no Brasil em 2010, recebendo destaque no programa de rádio de David Dubal em Nova Iorque, onde teve convite para palestra na mesma rádio. O CD foi agraciado com o prêmio de “Special Citation” na American Prize in Solo Piano Performance em 2016.
Como dedicada divulgadora da música clássica contemporânea, em 2017 ela lançou um CD pela Centaur Label, com obras de Stravinsky, Bill Douglas e Shandy Phillips. Além de ser a pianista principal da Orquestra Sinfônica de Starkville, ela atua como solista em outras orquestras do Brasil e dos Estados Unidos. Rosângela é membro ativa das associações de professores de música nos Estados Unidos e atualmente atua como Secretária do Fórum de Música e
Presidente para Avaliações Musicais Pré-Escolares do Mississipi. Ela está atualmente no Mississippi Commission Artist Roster do qual recebeu o prêmio de “Fellow” em 2015. Em 2013, Rosângela Sebba recebeu o título de artista Steinway.
O projeto
O "Piano e suas Pespectivas" é realizado pela Escola de Música e Artes Cênicas da UFG, Reitoria Digital e apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia de Portugal, Centro de Estudos em Sociologia e Estética Musical e Universidade Nova de Lisboa. A equipe do projeto é formada pelos Pianistas da EMAC-UFG: Andréa Luísa Teixeira na coordenação, Maria Caroline Porto e Sérgio de Paiva.