Logo
(Foto: Reprodução/Mauro Galvão-Cruzeiro)

Cruzeiro bate o São Paulo em jogo equilibrado e conquista o título da Copinha

Placar da partida foi 2 a 1

25.01.2026 - 16:42:21
WhatsAppFacebookLinkedInX

São Paulo – Com 100% de aproveitamento, o Cruzeiro é o campeão da Copa São Paulo 2026. Em decisão disputada neste domingo (25/1), na Arena Mercado Livre Pacaembu, o time mineiro derrotou o atual campeão São Paulo, por 2 a 1, e ficou com o título do principal torneio de base do País. Gustavinho, autor de um golaço no segundo tempo, e William Almeida marcaram para e equipe cruzeirense. Isac fez o gol tricolor.

Trata-se do segundo título conquistado pelo Cruzeiro na Copinha. O time mineiro venceu a competição de base pela primeira vez em 2007, quando derrotou justamente o São Paulo na final.

As duas equipes chegaram à decisão com campanhas de autoridade, o que acabou refletindo em um jogo equilibrado, com os times se estudando nos primeiros minutos e o vigor da juventude dando o tom das duras divididas. Apesar da suspensão do meio-campista Eduardo Pape, principal jogador do Cruzeiro na Copinha, o time mineiro conseguiu articular jogadas de perigo em lances de contra-ataque e levou a melhor na bola para aos 12 minutos do primeiro tempo, com o lateral-esquerdo William aparecendo sozinho no segundo pau para cabecear para a rede.

Empurrado pela torcida que, naturalmente, compareceu em maior número no Pacaembu, o São Paulo tentou responder imediatamente e criou chances em jogadas individuais de Tetê, mas sem perigo. O time tricolor encontrou dificuldade para furar entrar na defesa celeste, reforçada por dois volantes fixos na ausência de Pape, e começou a apostar nas jogadas pelo alto, mas o centroavante Paulinho, destaque do time na competição, mal pegou na bola.

Confortável no placar, o Cruzeiro desacelerou o ritmo da partida e apostou em jogadas de contra-ataque, especialmente pelo lado esquerdo. Além de não conseguir superar o bloqueio adversário, o São Paulo sofreu com desarmes e viu o time mineiro criar boas oportunidades de ir para o intervalo com maior vantagem no placar, mas pecou na falta de capricho e parou nas boas defesas do goleiro João Pedro.

O Cruzeiro foi castigado pela falta de pontaria antes mesmo do intervalo. Minutos depois de o goleiro cruzeirense Vitor Lamounier fazer defesa impressionante, o zagueiro Isac aproveitou a sobra na pequena área para deixar tudo igual, aos 47 minutos.

Depois da boa etapa inicial, as equipes voltaram do intervalo em rotação inferior. O São Paulo, diferentemente do primeiro tempo, conseguiu rondar a área do Cruzeiro, encontrando espaços em lançamentos longos, e teve oportunidade de virar o placar em lances de bola aérea. O time mineiro continuou apostando nos contra-ataques, mas o excesso de erros técnicos atrapalhou.

Com os times nitidamente desgastados, a partida perdeu emoção e os treinadores apelaram ao banco para oxigenar as equipes. O lateral Gustavinho, que entrou no lugar de William Almeida, apareceu com liberdade na esquerda e marcou um golaço de fora da área, aos 28 minutos. A bola ainda bateu na trave e nas costas do goleiro João Pedro antes de ir para o fundos da rede.

Praticamente no minuto seguinte, o árbitro assinalou pênalti para o São Paulo após falta do zagueiro Kaiky sobre Paulinho, mas o VAR indicou falta fora da área e Lamounier fez ótima defesa na cobrança de Igor Felisberto. O tricolor paulista partiu para o abafa, mas não conseguiu desenvolver uma pressão adequada para se aproximar do empate.

O São Paulo abusou de cruzamentos longos sem perigo e ainda teve o azar de perder Felipe por lesão e terminar o jogo com dez em campo. Bem fechado na defesa, o time mineiro ainda conseguiu escapar em contra-ataques e teve chances de ampliar o placar.

CRUZEIRO 2 X 1 SÃO PAULO

CRUZEIRO – Vitor Lamounier; Nicolas Pontes (Ivanilson), Kaiquy, Kelvin e William Almeida (Gustavinho); Alessandro (André), Murilo Rhikman, Cauan Baptistella (João Cervi ) e Rayan Lelis (Pablo); Rhuan Gabriel e Fernando (Pietro). Técnico: Luciano Dias.

SÃO PAULO – João Pedro; Igor Felisberto, Isac, Osorio, Nicolas (Guilherme Reis) e Djhordney; Tetê; Matheus Ferreira (Matheus Menezes), Gustavo Santana (Lucyan) e Pedro Ferreira; Paulinho (Felipe). Técnico: Allan Barcellos.

ÁRBITRO – Murilo Tarrega Victor.

GOLS – William Almeida, aos 12, e Isac, aos 47 do primeiro tempo; Gustavinho, aos 28 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS – William Almeida, Murilo Rhikman, André e Ivanilson (Cruzeiro); Matheus Ferreira (São Paulo).

PÚBLICO – 19.000.

RENDA – R$ 471.000,00.

LOCAL – Mercado Livre Arena Pacaembu, em São Paulo (SP).

compartilhar
WhatsAppFacebookLinkedInX
por Agência Estado

*

Postagens Relacionadas
Futebol
26.01.2026
Prefeitura de Aparecida seleciona jogadores para os times do município no Go Cup 2026

A Redação Goiânia – A Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Semel) de Aparecida de Goiânia realiza no próximo dia 31 de janeiro, às 8h, a primeira peneira oficial voltada exclusivamente para formação das equipes que representarão Aparecida no Go Cup 2026 — um dos maiores campeonatos de futebol infantil do mundo. A atividade é […]

2027
25.01.2026
Presidente da CBF projeta Copa do Mundo Feminina no Brasil

São Paulo – A Copa do Mundo Feminina de 2027 vai ser na América do Sul. No Brasil. Pela primeira vez. A logomarca oficial da competição foi lançada neste domingo, no Rio de Janeiro, e o presidente da CBF, Samir Xaud, entende que o torneio pode catapultar o desenvolvimento da modalidade no País. “Em primeiro […]

Tênis
24.01.2026
Sinner derruba algoz de João Fonseca; Djokovic alcança 400ª vitória em Grand Slams

São Paulo – Jannik Sinner deu mais um passo rumo ao tricampeonato do Australian Open. Castigado pelo calor de 35ºC de Melbourne e sofrendo com cãibras, o atual número 2 do mundo derrotou, de virada, por 3 sets a 1, parciais de 4/6, 6/3, 6/4 e 6/4, o americano Eliot Spizzirri, número 85 do ranking […]

Futebol
23.01.2026
Muricy pede demissão e deixa o São Paulo; Rafinha é possível substituto

São Paulo – Descontente com o quadro político do São Paulo e os maus resultados da equipe, Muricy Ramalho decidiu deixar o seu cargo, e já comunicou a decisão à diretoria. Sua saída será oficializada nos próximos dias. O desejo de deixar a sua função havia sido antecipado pelo Estadão há duas semanas. Muricy era […]

Automobilismo
20.01.2026
Audi apresenta carro de Gabriel Bortoleto para a temporada 2026 da Fórmula 1

São Paulo – A Audi fará sua estreia na Fórmula 1 na temporada de 2026. Nesta terça-feira, 20, a equipe alemã, que conta com o piloto brasileiro Gabriel Bortoleto, anunciou seu novo carro para a disputa da categoria. O modelo, chamado de R26, possui a pintura predominantemente prata, com detalhes em laranja na parte traseira […]

Futebol
19.01.2026
Palmeiras perde para o Ibrachina nos pênaltis e dá adeus à Copinha nas quartas de final

São Paulo – O Palmeiras está eliminado da Copa São Paulo de Juniores. Na noite desta segunda-feira (19/1), o time do Allianz Parque encarou o Ibrachina na Arena Barueri, pelas quartas de final da competição, e depois de um empate por 2 a 2 no tempo normal, viu o time da Mooca vencer nos pênaltis, […]

Fora da pista
19.01.2026
Verstappen avalia importância de férias no Brasil após ano intenso na F-1: ‘Precisava disso’

São Paulo – O piloto Max Verstappen, da Red Bull Racing, tentará conquistar o seu quinto título da Fórmula 1 na temporada de 2026. Em entrevista ao jornal italiano La Gazzetta dello Sport, o holandês de 28 anos ressaltou a importância do seu período de férias no Brasil antes do início de uma nova disputa […]

esporte
19.01.2026
COB anuncia delegação para Olimpíada de Inverno e Time Brasil bate recorde com 14 integrantes

São Paulo – O Brasil terá uma delegação recorde nos Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina de 2026, com início daqui três semanas. Além das esperanças Lucas Pinheiro Braathen e Nicole Silveira, a equipe nacional anunciado pelo Comité Olímpico do Brasil (COB) nesta segunda-feira (19/1) terá outros 12 integrantes. Jamais na história a delegação brasileira contou […]