A Redação
São Paulo - Os pisos de taco de madeira do Salão Nobre do Jockey Club de São Paulo foram restaurados em 2023. A ação foi realizada pela Elysium Sociedade Cultural. O processo de restauração passou por testes antes de ser, de fato, iniciado.
Após os testes, o uso de espátula manual e lixadeira foram consideradas as técnicas mais adequadas para o trabalho. O processo consistiu em retirar as camadas de cera da superfície, abrir as juntas e remover o rejunte do piso. Os pisos de pastilhas de cerâmica também receberam tratamento no processo de restauro do Jockey Club de São Paulo. A superfície apresentava diversas obturações que a descaracterizavam, necessitando de um trabalho especial.
As superfícies receberam uma limpeza com hidrojateamento de pressão controlada, aplicação de sabão neutro e escovação com escovas de cerdas macias. O processo de limpeza foi executado para remover a sujeira superficial, deixando os demais danos a tratar mais visíveis.
Em seguida, a realização de testes foi necessária para chegar às cores originais corretas do lugar e deixá-las na tonalidade mais próxima da original. O mapeamento de áreas com descolamento de pastilhas de cerâmica, intervenções com pastilhas de modelos diferentes, áreas com desplacamentos, lacunas e pastilhas com descolamento foi feito para, em seguida, delimitar as áreas de corte e remoção de pastilhas para limpeza de substrato.
Após todos esses processos, ocorreu a aplicação de novas placas de pastilhas encarteladas. As peças foram assentadas na posição adequada e, com o auxílio de desempenadeira, foram batidas para ficarem alinhadas com as existentes.