Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sobre o Colunista

Joias do Centro .
Joias do Centro .

/ atendimento@aredacao.com.br

Joias do Centro

Faculdade de Direito da UFG carrega quase 130 anos de história e influência

Instituição fica na região central de Goiânia | 18.07.25 - 09:18
Faculdade de Direito da UFG carrega quase 130 anos de história e influência Foto: Rodrigo Obeid/A Redação
Carolina Pessoni
 
Goiânia - Um prédio da década de 1960, localizado no Setor Universitário, em Goiânia, abriga uma das instituições mais tradicionais e influentes da história educacional do Centro-Oeste: a Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás (FD/UFG). Com quase 130 anos de existência, ela carrega o peso do tempo e também o impacto profundo que teve, e continua tendo, na formação de profissionais do Direito, na consolidação da UFG e no próprio desenvolvimento da capital goiana.
 
Fundada no fim do século XIX, em 1898, ainda na antiga Vila Boa (atual cidade de Goiás), a FD nasceu como a sexta Faculdade de Direito do Brasil. À época, era extremamente raro que jovens do interior do país tivessem acesso ao ensino superior, especialmente ao curso de Direito, símbolo de prestígio e poder. 
 
“Quem tinha mais recursos mandava os filhos para estudarem em grandes centros como São Paulo, Rio de Janeiro ou mesmo na Europa, em Coimbra”, lembra o diretor da unidade, professor José Querino. “Fundar uma academia jurídica no interior de Goiás foi um ato ousado e transformador.”
 

Placa na entrada do prédio mostra o ano de fundação da Faculdade de Direito de Goiás (Foto: Rodrigo Obeid/A Redação)
 
Batizada inicialmente como Academia de Direito de Goiás, a instituição se consolidou como o primeiro curso superior de Direito do Centro-Oeste brasileiro. E mais do que isso: tornou-se símbolo da interiorização do saber jurídico e da valorização das realidades locais em um país ainda fortemente marcado por desigualdades regionais.
 
Com a transferência da capital para Goiânia, em 1937, a faculdade também foi realocada. Instalou-se primeiramente em um casarão na Rua 20, no centro da nova capital, e ali permaneceu até os anos 1960. Foi quando um novo capítulo se iniciou com a criação da Universidade Federal de Goiás (UFG), fruto da união de diferentes faculdades isoladas. 
 
A FD teve papel central nesse processo, sendo considerada uma das unidades fundadoras da universidade. Um nome se destaca nesse momento: professor Colemar Natal e Silva, jurista, político e intelectual goiano que liderou a articulação para a criação da UFG e sua consolidação como instituição pública federal.
 

Busto faz homenagem a Rui Barbosa, um dos mais importantes juristas da história do Direito brasileiro (Foto: Rodrigo Obeid/A Redação)
 
Desde então, a Faculdade de Direito manteve-se como um dos pilares da UFG em tradição, produção acadêmica e compromisso social. Hoje, a unidade abriga cerca de 700 estudantes divididos entre turnos matutino e noturno, conta com dois programas de mestrado e dois de doutorado, incluindo o primeiro mestrado em Direito Agrário do país e um recém-criado doutorado em Direito, atualmente em processo de seleção.
 
Além da excelência acadêmica, a FD é também conhecida pelo trabalho de extensão e assistência jurídica à população. Por meio do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), oferece atendimento gratuito a pessoas em situação de vulnerabilidade social, garantindo acesso à justiça com qualidade técnica e empatia. “Nosso compromisso vai além da formação de juristas. Formamos cidadãos capazes de transformar a realidade por meio do Direito”, reforça o professor Querino.
 

Obra de arte "Pássaro Vigilante", da artista Maria Guilhermina, é um dos marcos da chamada Turma do Centenário, que se formou em 1998 (Foto: Rodrigo Obeid)
 
A presença da Faculdade de Direito na capital também teve impacto direto no desenvolvimento da região onde foi alocada. Ao lado de outras unidades da UFG, a FD ajudou a consolidar o entorno da universidade como um polo educacional, econômico e cultural. O bairro onde está localizada foi rebatizado como Setor Universitário, numa clara demonstração do protagonismo das instituições de ensino na vida da cidade.
 
Hoje, com 127 anos de história, a Faculdade de Direito da UFG mantém-se como uma das maiores e mais respeitadas escolas de Direito do país, responsável pela formação de magistrados, promotores, defensores públicos, professores, advogados e pesquisadores que atuam em Goiás e em diversas regiões do Brasil. Para o professor Querino, apesar de ter feito sua formação na Universidade Estadual Paulista (Unesp) e na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o vínculo com a Faculdade de Direito da UFG é afetivo e definitivo: “Me sinto daqui. Essa história é minha também.”


Leia mais:
Casarão da Rua 20 abriga história da formação de Goiânia e trajetória da UFG
Rua 20: mergulho na história da primeira via residencial de Goiânia


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:

Sobre o Colunista

Joias do Centro .
Joias do Centro .

/ atendimento@aredacao.com.br

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351