Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sobre o Colunista

Joias do Centro .
Joias do Centro .

/ atendimento@aredacao.com.br

Joias do Centro

Instituto Mauro Borges: planejamento e referência em dados socioeconômicos

Órgão funciona na Praça Cívica | 28.03.25 - 18:09
Instituto Mauro Borges: planejamento e referência em dados socioeconômicos Foto: Rodrigo Obeid/A Redação
Carolina Pessoni
 
Goiânia - Com uma trajetória que se entrelaça com a história do planejamento governamental em Goiás, o Instituto Mauro Borges de Pesquisa e Política Econômica (IMB) se consolidou como um centro de excelência na produção e disseminação de informações cruciais para o desenvolvimento do estado.
 
A história do IMB remonta a meados da década de 1950, quando o governo estadual criou o Conselho Superior de Planejamento e Coordenação, um órgão pioneiro em gestão governamental e sistematização de dados socioeconômicos. Ao longo das décadas seguintes, o setor passou por diversas transformações, com mudanças de nomenclatura e atribuições.
 
Hoje, o IMB desempenha um papel fundamental no apoio à formulação de políticas públicas, fornecendo estudos, pesquisas, análises e dados estatísticos sobre diversos aspectos da realidade goiana. "O IMB foi criado em junho de 2012 pela Lei nº 17.688, que transformou a Superintendência de Estatísticas no que é hoje o IMB", explica o economista e analista de Gestão Administrativa do IMB, Marcelo Eurico de Souza.
 

(Foto: Rodrigo Obeid/A Redação)
 
O instituto se destaca por sua atuação em áreas como estudos e projeções macroeconômicas, como cálculo do PIB goiano e análises do cenário econômico estadual, e análise da inflação em Goiânia, com o monitoramento do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e seus impactos na população. 

Também são realizados estudos e avaliações do meio ambiente e agronegócio, com produção de informações sobre recursos naturais, atividades agrícolas e desenvolvimento sustentável; pesquisas demográficas para levantamento de dados sobre população, migração, indicadores sociais e outros aspectos demográficos; além de trabalhos com geotecnologia, para definição de limites territoriais e produção de mapas e informações georreferenciadas.
 
"A importância maior do IMB é a questão de produção de estudos técnicos, pesquisas e análises estatísticas sobre aspectos socioeconômicos e demográficos. O centro de excelência é a produção de informações sociais, econômicas e geográficas que permitem o acompanhamento sistemático do Estado", destaca Marcelo.
 

(Foto: Rodrigo Obeid/A Redação)
 
Toda a produção técnica do IMB está disponível para consulta pública no site do instituto, que oferece um vasto acervo de documentos, séries históricas e dados estatísticos. "Muitos desses dados são utilizados para pesquisas acadêmicas, imprensa, trabalhos de conclusão de curso, mestrados, doutorados. A gente tem uma fonte muito extensa e rica de dados sobre o Estado", afirma o analista.
 
O IMB está localizado em um prédio histórico tombado, a antiga Chefatura de Polícia, um local estratégico que facilita o acesso e a interação com outros órgãos governamentais. "É muito emblemático que o instituto esteja nesse local, ao lado do Palácio das Esmeraldas. Estrategicamente estamos muito bem localizados, o acesso é facilitado."
 
Com um trabalho técnico de excelência e um compromisso com a transparência, o IMB se consolida como um importante parceiro do governo e da sociedade goiana na busca por um futuro mais próspero e sustentável.
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:

Sobre o Colunista

Joias do Centro .
Joias do Centro .

/ atendimento@aredacao.com.br

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351