Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sobre o Colunista

Puro-Sangue .
Puro-Sangue .

/ atendimento@aredacao.com.br

PURO-SANGUE

Jockey Club de SP: o maior complexo em Art Déco do mundo

Conheça o primeiro projeto arquitetônico | 26.08.21 - 16:53 Jockey Club de SP: o maior complexo em Art Déco do mundo (Foto: Reprodução/Revista Acrópole)
Carla Lacerda
 
São Paulo – Uma recordista. Inaugurada em 1941, a atual sede do Jockey Club de São Paulo (JCSP) consegue ainda ostentar o título, mesmo aos “80 anos”, de maior complexo em Art Déco do mundo em área de ocupação. São 600 mil metros quadrados, o equivalente a dez parques agropecuários de Goiânia. Para se ter uma ideia da grandiosidade que acompanha esse feito, basta dizer que o espaço localizado em Cidade Jardim é sete vezes maior do que o segundo colocado nesta lista que traduz o estilo arquitetônico francês preponderante no período entreguerras. Ah, é o Rockefeller Center, em Nova York, que está atrás do JCSP no ranking. 

Por falar em Nova York, foi a partir dos famosos arranha-céus da cidade norte-americana que o Art Déco, originário da França, na década de 1920, ficou conhecido em todo o mundo. A tendência simbolizou a modernidade da época, unindo atributos ecléticos à racionalidade da arquitetura.

Características como decorativo, industrial e cosmopolita se encaixam bem no perfil da escola. O gênero arquitetônico desenvolveu particularidades em seus elementos em cada local construído. Seja por meio da forte geometrização, da ênfase na riqueza dos detalhes ou da inspiração do desenho industrial (streamline). 

Além disso, o estilo inovou materiais e técnicas de construção, como revestimentos, caixilharias, vãos e alturas, como é possível ver no projeto do Jockey Club.

O primeiro arquiteto
A inauguração da sede do Jockey Club de São Paulo em Cidade Jardim ocorreu em janeiro de 1941. O escritório contratado para a obra foi a “Sociedade Commercial e Constructora Ltda”, que tinha como sócio o arquiteto Elisário Cunha Bahiana, nascido no Rio de Janeiro e formado pela Escola Nacional de Belas Artes, também na cidade maravilhosa. 

Quando se mudou para São Paulo, o arquiteto deixou, como marca profissional, ícones na paisagem urbana paulistana nas décadas de 1930 e 1940. Exemplos são o Viaduto do Chá (1934-1938) e o edifício Saldanha Marinho (1929-1933), além do próprio Jockey Club.
 

Viaduto do Chá, projeto de Elisário Bahiana (Reprodução/Revista Acrópole)

De acordo com a arquiteta Priscilla Miura, “o projeto de Bahiana consistia no programa básico para um conjunto de hipódromo: arquibancadas, pista, vila hípica para os cavalos e algumas baias de espera.”  Além disso, continua a profissional em seu "Estudo para tombamento do Jockey Club de São Paulo", é possível identificar "um pequeno edifício para a casa do engenheiro e um prédio que abrigaria atividades veterinárias”. 

Em dissertação de mestrado para a Universidade de São Paulo (USP), Francine Trevisan Mancine diz que as estruturas mais ousadas do conjunto de Bahiana são a cobertura das arquibancadas – dos sócios, especial e geral -, que se debruçam sobre as mesmas por meio de um balanço de aproximadamente 25 metros. 

Especialistas também citam o uso racional da nova tecnologia do concreto armado, juntamente com o emprego de elementos formais do repertório Art Déco, como as principais contribuições de Bahiana na construção. 

Apenas cinco anos depois de entregues, em 1946, as instalações precisaram ser reformadas e ampliadas para acomodar os apostadores e oferecer novos serviços aos sócios. Esse trabalho foi conduzido por um arquiteto também adepto do Art Déco, mas com uma linha menos futurista do que a implantada por Bahiana. Ficou a cargo do francês Henri Sajous essa missão. Mas isso é assunto para a próxima coluna. 
 
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:

Sobre o Colunista

Puro-Sangue .
Puro-Sangue .

/ atendimento@aredacao.com.br

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351