Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sobre o Colunista

Wolney Unes
Wolney Unes

Outra do português - Uma coluna que analisa linguagem e ideias / outradoportugues@gmail.com

Cult

Festa no céu

| 25.05.12 - 19:31
A cantora Donna Summer já não frequentava o noticiário havia alguns anos. Morreu no último 17 de maio, quase anônima. Mas a indústria da música deve-lhe um tributo. É uma história que convém lembrar.
 
Na juventude, nos anos 1960, La Summer andou pela Alemanha. Lá participou de grupos musicais locais e acabou se casando (adotando o sobrenome Sommer, mais tarde americanizado para Summer). Foi neste ambiente que a cantora tomou contato com as novas experiências com sons eletrônicos então em curso na Alemanha. Dessa mesma fonte originou-se também o grupo Kraftwerk, entre outros.

 
Mais tarde, casamento já desfeito, a cantora passa a dedicar-se a uma carreira solo. Depois de alguns sucessos, em 1977 Donna Summer lança a canção I Feel Love, aquela que seria o primeiro sucesso da aplicação da música eletrônica.  Hit da Disco Music, a partir dessa canção os instrumentos eletrônicos estariam definitivamente incorporados à música ocidental.
 
Coincidentemente, nesta mesma semana, em 23 de maio completam-se 98 anos do nascimento do engenheiro norte-americano Robert Moog. O engenheiro desenvolveu o primeiro modelo de instrumento eletrônico de fácil manuseio, acoplado a um teclado, na década de 1950, apontando o rumo de todas as futuras construções. A Google homenageou seu aniversário, moldando seu ícone baseado no sintetizador desenvolvido pelo engenheiro.


 
Foi justamente este pequeno aparelho desenvolvido por Moog o responsável pelo início da popularização da música feita com instrumentos eletrônicos. Ainda nos anos 1960 houve um LP inteiramente gravado com o instrumento, com uma releitura de músicas de Bach, o Switched-On Bach. Uma rápida pesquisa na internet mostra alguns poucos sítios em que se pode ouvir trechos do álbum – ainda hoje vale a pena!
 
Mas seria apenas nos anos 1970 que as experimentações com instrumentos eletrônicos acharam o caminho para a indústria da música. A Disco Music é produto direto dos instrumentos eletrônicos, sintetizador principalmente. E Donna Summer foi seu primeiro ícone.
 
Pois Donna Summer nos deixa como que para ir ao encontro de Moog em seu aniversário. Foi, sem dúvida, uma festa no céu. Com muita eletrônica.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 14.06.2012 04:53 YlOZxAhU

    Thanks for sairhng. Your post is a useful contribution.

  • 28.05.2012 08:22 Juliana

    Que bom vê lo por aqui e saber que vamos nos deliciar com sua coluna. Bem vindo !!.

  • 26.05.2012 11:33 Andre Viana

    Viver tudo isso, donna summer, kraftwerk, disco music, foi muito bom e agora é passado, mas só mesmo você para nos fazer parar e pensar a respeito. Parabéns pelo novo trabalho e que tenha muito sucesso.

  • 26.05.2012 11:24 Marcos Carneiro

    Que bom! enfim wolney na redação. Uma pessoa que se junta a outras não menos capazes, que escreve com conteúdo, propriedade, sabedoria com ciência e consciência e, acima de tudo, com amor pelo que faz. Ganhamos todos nós, leitores e seguidores de a redação.

  • 26.05.2012 08:25 Cejana

    Que boa notícia, wolney! obrigada por dividir conosco seu vasto conhecimento. .

  • 26.05.2012 05:54 Odessa

    Ótimo artigo wolney, parabéns! .

  • 26.05.2012 03:34 João Carlos

    Gostei da nova coluna. O jornal ganha um espaço para quem gosta de cultura.

  • 26.05.2012 01:38 Fernanda Toledo

    Adoro ler você Wolney! Por favor continue nos dando o ar da graça. Parabéns pelo texto.

Sobre o Colunista

Wolney Unes
Wolney Unes

Outra do português - Uma coluna que analisa linguagem e ideias / outradoportugues@gmail.com

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351
Ver todas