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01.02.2024 15:15 Amanda Silva Cordeiro
Muito interessante perceber como esse texto se relaciona com a minha própria área de estudos, que é relações internacionais. Luís XIV é objeto de estudos por diversos internacionalistas pela forma como exercia o soft power pessoal dele e do Estado francês através de meios artísticos, seja pela moda, pelo teatro e, agora, pela música. A melhor parte deste artigo é saber que ele também buscava exercer essa influência e fazer a propaganda dele para as pessoas que também estavam próximas e presentes em sua corte, o que é particularmente fascinante. O Rei-Sol, era vaidoso e absolutamente esperto, é incrível ver como ele pode pegar a arte e usá-la como uma forma de manobrar as massas.
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28.01.2024 18:41 Gabriel Costa Paz
A organização disciplinada das orquestras, como os Vingt-Quatre Violons du Roy, reflete o empenho em criar conjuntos musicais de renome, contribuindo para a grandiosidade da corte. A divisão em "Chambre", "La Grande Écurie", e "Chapelle Royale" oferece uma visão abrangente das diferentes facetas da produção artística na corte de Luís XIV. A trajetória de Luís XIV como bailarino, culminando na alcunha de Rei-Sol durante a representação de Apolo, adiciona um toque intrigante à narrativa. A interconexão entre a performance artística e a política absolutista, liderada por Lully, evidencia a eficácia do uso da música como um meio de consolidar a imagem do monarca.
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27.01.2024 00:36 Kaic Toledo Camilo
Professor, na corte do Rei-Sol, Professor Luís XIV, frequentemente apresentado como o expoente máximo do soberano absoluto, desenvolveu uma máquina de propaganda governamental eficaz. Sua imagem, meticulosamente construída, o transformou em símbolo de glória e representação de Deus na terra. A música desempenhou papel crucial nesse contexto, especialmente sob o comando de Jean-Baptiste Lully. Com o monopólio sobre atividades musicais em Versalhes e Paris, Lully, amigo íntimo do rei, consolidou conjuntos musicais notáveis, como a Banda Vingt-Quatre Violons du Roy. O cenário artístico na corte de Luís XIV incluía grupos como Les Petits Violons, Vingt-Quatre Violons du Roy, La Grande Écurie e Chapelle Royale, refletindo uma fusão eficiente de arte e poder no século XVII francês.
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25.01.2024 17:06 Arthur Borges Taveira
O texto destaca o papel central de Luís XIV na manipulação simbólica através do "marketing político", utilizando a música como uma ferramenta de poder. Luís XIV, soberano absoluto, empregou a arte como uma eficiente "máquina de propaganda" governamental, sendo o único patrono para atividades musicais significativas na França. A estrutura hierárquica da corte incluía comitês de patrocinadores, liderados por Luís XIV, Jean-Baptiste Colbert e, na música, por Jean-Baptiste Lully. A amizade entre Luís XIV e Lully, formada nos palcos, fortaleceu-se durante os ensaios de "Le ballet royal de la nuit". As atividades musicais sob a liderança de Lully refletiram a abordagem política absolutista de Luís XIV.
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23.01.2024 19:41 Orlando Torquato da Silva Neto
O texto destaca a influência política e ideológica da corte do Rei Luís XIV, evidenciando como a música e as artes foram utilizadas como ferramentas de propaganda para construir a imagem do monarca como uma representação terrena de Deus. Além disso, ressalta a importância do mecenato real para sustentar as atividades musicais de grande porte na época. O fato de Luís XIV ter tido uma extensa carreira como bailarino e a amizade com Jean-Baptiste Lully, um renomado compositor e regente, são aspectos interessantes que demonstram a estreita relação entre a música e o poder político na corte do Rei-Sol.
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17.01.2024 19:57 MARCEL FAZANI BORGES
O texto explora o cenário político e ideológico da corte do Rei Luís XIV, conhecido como o Rei-Sol, durante o período do absolutismo na França. Destaca-se a construção cuidadosa da imagem do monarca por meio de estratégias de marketing e propaganda, transformando-o em uma representação terrena de Deus. Luís XIV, desde a sua juventude, assumiu o trono e desempenhou um papel fundamental na promoção das artes, especialmente da música, ao patrocinar apresentações para entretenimento e engrandecimento. A amizade com Jean-Baptiste Lully, renomado compositor e regente, é evidenciada, assim como o fato peculiar de Luís XIV ter tido uma extensa carreira como bailarino, culminando com a atribuição do título de Rei-Sol ao interpretar o papel de Apolo. O texto também destaca a relevância do mecenato real para sustentar atividades musicais de grande porte na época. O texto explora o cenário político e ideológico da corte do Rei Luís XIV, conhecido como o Rei-Sol, durante o período do absolutismo na França. Destaca-se a construção cuidadosa da imagem do monarca por meio de estratégias de marketing e propaganda, transformando-o em uma representação terrena de Deus. Luís XIV, desde a sua juventude, assumiu o trono e desempenhou um papel fundamental na promoção das artes, especialmente da música, ao patrocinar apresentações para entretenimento e engrandecimento. A amizade com Jean-Baptiste Lully, renomado compositor e regente, é evidenciada, assim como o fato peculiar de Luís XIV ter tido uma extensa carreira como bailarino, culminando com a atribuição do título de Rei-Sol ao interpretar o papel de Apolo. O texto também destaca a relevância do mecenato real para sustentar atividades musicais de grande porte na época. O texto explora o cenário político e ideológico da corte do Rei Luís XIV, conhecido como o Rei-Sol, durante o período do absolutismo na França. Destaca-se a construção cuidadosa da imagem do monarca por meio de estratégias de marketing e propaganda, transformando-o em uma representação terrena de Deus. Luís XIV, desde a sua juventude, assumiu o trono e desempenhou um papel fundamental na promoção das artes, especialmente da música, ao patrocinar apresentações para entretenimento e engrandecimento. A amizade com Jean-Baptiste Lully, renomado compositor e regente, é evidenciada, assim como o fato peculiar de Luís XIV ter tido uma extensa carreira como bailarino, culminando com a atribuição do título de Rei-Sol ao interpretar o papel de Apolo. O texto também destaca a relevância do mecenato real para sustentar atividades musicais de grande porte na época. O texto explora o cenário político e ideológico da corte do Rei Luís XIV, conhecido como o Rei-Sol, durante o período do absolutismo na França. Destaca-se a construção cuidadosa da imagem do monarca por meio de estratégias de marketing e propaganda, transformando-o em uma representação terrena de Deus. Luís XIV, desde a sua juventude, assumiu o trono e desempenhou um papel fundamental na promoção das artes, especialmente da música, ao patrocinar apresentações para entretenimento e engrandecimento. A amizade com Jean-Baptiste Lully, renomado compositor e regente, é evidenciada, assim como o fato peculiar de Luís XIV ter tido uma extensa carreira como bailarino, culminando com a atribuição do título de Rei-Sol ao interpretar o papel de Apolo. O texto também destaca a relevância do mecenato real para sustentar atividades musicais de grande porte na época. texto explora o cenário político e ideológico da corte do Rei Luís XIV, conhecido como o Rei-Sol, durante o período do absolutismo na França. Destaca-se a construção cuidadosa da imagem do monarca por meio de estratégias de marketing e propaganda, transformando-o em uma representação terrena de Deus. Luís XIV, desde a sua juventude, assumiu o trono e desempenhou um papel fundamental na promoção das artes, especialmente da música, ao patrocinar apresentações para entretenimento e engrandecimento. A amizade com Jean-Baptiste Lully, renomado compositor e regente, é evidenciada, assim como o fato peculiar de Luís XIV ter tido uma extensa carreira como bailarino, culminando com a atribuição do título de Rei-Sol ao interpretar o papel de Apolo. O texto também destaca a relevância do mecenato real para sustentar atividades musicais de grande porte na época.
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15.01.2024 15:28 Filipe Castro Saraiva
É bem comum a gente ver as pessoas falando para separar a arte, cultura, entre outras coisas do tipo de política mas estudando a história podemos ver como esses meios influenciam tanto indiretamente quanto diretamente em todas as questões dentro de uma sociedade. No texto é abordado como a música era utilizada para aumentar a influência do Rei Luís XIV.
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14.01.2024 20:55 Carlos Eduardo Neves de Sá
O texto aborda o papel político e ideológico da arte na corte do Rei Luís XIV, conhecido como o Rei-Sol, durante o absolutismo na França. Destaca-se a construção da imagem do soberano através de estratégias de marketing e propaganda, tornando-o uma representação de Deus na terra. Luís XIV, desde tenra idade, assumiu o trono e desempenhou um papel crucial na consolidação das artes, especialmente na música, patrocinando apresentações para entretenimento e engrandecimento. A amizade com Jean-Baptiste Lully, compositor e regente, é ressaltada, assim como o fato curioso de Luís XIV ter tido uma extensa carreira de bailarino, recebendo o título de Rei-Sol ao interpretar Apolo. O texto também enfatiza a importância do mecenato real para atividades musicais de grande porte na época.
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10.01.2024 20:15 Giovanna Teodoro Melo Pereira
Muito interessante perceber como a arte desde a antiguidade pode ser utilizada como estratégia política e que funciona muito bem, tanto é que Luís XIV foi visto como um exemplo máximo de soberano absoluto. Até os dias atuais há a fusão entre arte e poder na manipulação do imaginário simbólico coletivo, onde a música desempenha um papel significativo nesse contexto.
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07.01.2024 14:06 Matheus Henrique Bernardes Daniel
O texto demonstra o papel da arte como um mecanismo político/ideológico. A figura de Luís LIX, o soberano exemplar do absolutismo, conhecido como o rei sol, fez-se construída por meio de muito marketing e propaganda, o tornando à época a representação de Deus na terra, no imaginário da nobreza. Muito interessante ver como Luís patrocinava as apresentações musicais como forma de se engrandecer e entreter seus súditos. O texto ainda traz que Jean-Baptiste Lully foi um músico muito importante que era amigo pessoal do rei e comandava as performances musicais na corte em Versalhes e também em Paris. A informação que Luís XIV teve uma carreira de bailarino que começou bem cedo e perdurou por cerca de 20 anos me chocou um pouco e que recebeu o nome de Rei Sol justamente por interpretar Apolo durante uma de suas apresentações aos 14 anos. É muito curioso como sempre há histórias interessantes e pouco conhecidas por trás de nomes tão consolidados e marcantes.
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04.01.2024 23:54 Isabela Moreira Bianchi
O rei Luís XIV, também conhecido como o Rei-Sol, assumiu o trono francês com somente 4 anos de idade, tornando-se uma figura importante em todos os quesitos sociais, e, portanto, assumindo um papel fundamental para a consolidação das artes do período. É intrigante saber que, no contexto musical, o Rei-Sol teve grande importância como patrocinador e grande apoiador das bandas precursoras das orquestras, principalmente após fazer amizade com Jean-Baptiste Lully — o ilustre compositor e regente conhecido por seu cajado.
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03.01.2024 16:58 Janaina Sacramento Rocha
É interessante saber que as atividades musicais de grande porte só eram possíveis quando patrocinadas, seja pela igreja ou burguesia como foi no caso da Itália, seja por meio de um reinado absolutista e manipulador como no caso da França por Luís XIV cujo era o único patrocinador. O texto fala sobre os gostos de Luís XIV pela música, pela arte, pela dança, e como utilizava-se disso para demonstrar a sua grandiosidade. Também trata-se de sua amizade com Lully, o mais renomado compositor barroco francês, e que durante a sua carreira teve um fim trágico após machucar o pé com sua ferramenta de trabalho; Lully obedecia aos gostos do seu amigo elaborando obras para ele.
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18.12.2023 08:07 Jordanna Coelho Neves
Interessante saber que Luís XIV, conhecido como o Rei Sol, foi um grande patrono das artes e da música em sua corte em Versalhes. Onde sua influência na música apelava para seus gostos, ou seja, obras com grandiosidade. Como mencionado no texto ele valorizava a música e a dança, estabelecendo a Ópera Real de Versalhes e promovendo a produção de obras grandes, como óperas e balés. Contratou músicos renomados e compositores talentosos, tornando Versalhes um centro cultural de prestígio na Europa.
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18.09.2022 23:37 Nicolle Maria Oliveira de Moraes
Luís XVI, além de seu reinado, teve uma carreira como bailarino, em que o projeto "Performance do rei", durou 20 anos. Além disso, o amigo Lully, do rei, tinha o controle musical e empresarial ainda seguiu a perspectiva política e soberana do rei sol.
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17.09.2022 23:22 ALYNE B CAVALCANTE
Infelizmente, não é de se surpreender que a música esteve alienada ao interesse da corte, mais precisamente do próprio Rei Luís XIV que implementou o absolutismo na França, ainda mais que a música dependia, até então, de patrocínio. Mas, ainda assim, houveram tantos aperfeiçoamentos e grandes obras foram executadas, enriquecendo o modo de se fazer música. Por fim, os últimos anos de seu reinado foram marcados por guerra, os gastos com esta guerra e com o luxo excessivo acabaram por deixar o país à beira da falência, provocando a disseminação do grupo Os 24 violinos do Rei.