Logo

Cavucando o passado

WhatsAppFacebookLinkedInX
07.08.2019 - 08:11:50
 
Goiânia – Num estilo que atrai a leitura, bem escrito e igualmente bem ilustrado, e se lembrando de momentos interessantes de sua infância e juventude, até quando se despediu de sua cidade natal, Três Corações, MG, para se aventurar na cidade grande, Márcio de Oliveira Naves soube detalhar cada momento e nos tornar, seus leitores, partícipes de suas caminhadas e experiências. Em seu primeiro livro, “Cavucando o passado”, que lançou em 2016, ele nos introduz em seu mundo, mostra sua família e a Fazenda da Covoca, que ficava 3,5km de distância da estação ferroviária de Campo Limpo, onde ele, o pai, José de Resende Naves, e os três irmãos (Áurea, Dalva e Antônio Carlos, mais velhos) nasceram e viveram por um bom tempo. Relata os costumes, peripécias e observações sobre aqueles tempos, de 1942 a 1962, quando tudo era mais difícil, as distâncias maiores e muitos os sonhos.
 
Os avós e pais dedicaram-se às atividades rurais, mas ele não quis trilhar esse caminho, optando pela vida urbana e por uma profissão que lhe assegurou as condições para estudar, ter uma vida melhor e criar a família. Os pais, ambos nascidos em 1912, são de fazendas próximas no município de Carmo da Cachoeira, MG. A mãe, Elvira de Oliveira Villela, e o pai dela, João Villela, nasceram e foram criados na fazenda da Boa Vista; a mãe, Áurea de Oliveira, também nasceu no município, como ainda os avós paternos: Manoel Antônio Naves, de 1877, na Fazenda da Ressaca, e Izaura de Rezende Naves, de 1885, na fazenda das Abelhas.
 
Ele começa seu relato por 1900, ao abordar algumas circunstâncias da época em que nasceram seus pais, seus 21 tios paternos e maternos e boa parte dos seus 92 primos. Não retrocedeu ao tempo em que chegaram seus avós, nos idos de 1870, por considerar que pouca coisa mudou até o nascimento de seus filhos; ao falar sobre gentílico, disse que ‘rioverdense’ passou a ser chamado de ‘tricordiano’, mas o ‘varginhense’ de Carmo da Cachoeira somente tornou-se ‘cachoeirense’ a partir de 1938, com a emancipação do distrito, que passou a município.
 
“Todos, meus avós, tios e primos, foram criados e cresceram no meio rural, numa época que, ao contrário de hoje, a população se concentrava no campo, enquanto, nas cidades, conservava seus costumes rurais, com seu fogão a lenha, água sem tratamento, inexistência de esgoto e, por incrível que pareça, até de vaso sanitário. Não pretendo generalizar, mas foi o que testemunhei, quando criança e adolescente”, ressaltou. “Na roça e, às vezes, na cidade, o meio de locomoção utilizado era o cavalo, o meio de transporte era o carro de boi ou a carroça. Automóvel era raro. A maria-fumaça apareceu em 1918 e sorte de quem morasse próximo de uma estação. Não havia jardineiras, substitutas dos ônibus, porque elas só interligavam cidades próximas, uma ou, no máximo, duas vezes ao dia. Na roça, os vizinhos se comunicavam através de bilhetes enviados por camaradas ou presos no rabo de cães amestrados, porque telefone, nem pensar! Eletricidade, um luxo, só existia nas sedes de algumas poucas fazendas, propiciando o acesso ao único e moderno meio de comunicação, que era o rádio”, acrescentou.
 
Em compensação, “no campo – e nele viveu a maioria de meus tios e primos, pois somente na década de 1950 que alguns começaram a mudar para a cidade – o contato com a natureza era permanente, em contraste com o que ocorre hoje, com a intermediação de agências de turismo, em cujos ‘pacotes’ incluem hotéis-fazenda, as tão faladas trilhas ecológicas, com observação de pássaros, e os passeios a cavalo. Tudo isso fazia parte do cotidiano dos meus parentes e do meu, de modo muito natural”, afirmou.
 
Independentemente dos estilos de vida, “sempre houve uma distinção entre o da vida rural, representado pelo atraso, e o da cidade, considerado moderno e civilizado, em razão de escolas, médicos, igrejas, bares, cinemas, praça com fonte luminosa, e até mesmo de zona de meretrício e de cemitério. Além disso, não resta dúvida de que a integração social era maior na cidade, já que, na roça, as pessoas ficavam mais distantes umas das outras e a tendência era tornarem-se retraídas ou, como queiram, bichos-do-mato. Era como me sentia, quando fomos morar na cidade”.
 
O motivo que o levou a escrever o livro foi a observação de que, muito embora as famílias Naves e Vilela englobem um conjunto enorme de pessoas, nada encontrou a seu respeito, por escrito. “Se há, não chegou ao meu conhecimento. Não me refiro aos parentes mais distantes, além de avós, tios e primos, que existem por este Brasil afora ou mesmo em outros países. Refiro-me àqueles de quem ouvi falar e, principalmente, aos mais próximos, com os quais convivi, por mais ou por menos tempo, tornando-se fonte de inspiração para estas memórias”, justificou.
 
De sua cidade foi para Belo Horizonte, Inhapim e Conselheiro Pena, todas em Minas Gerais. Em 1967 chegou em São Paulo, indo trabalhar no Banco do Brasil, até 1974, e no Banco Central do Brasil, até 1993. Cursou Letras na Universidade de São Pulo, de 1969 a 1972, tendo terminado o curso na Faculdade Tibiriçá, junto ao Mosteiro de São Bento. Casado com a conterrânea Leni, tem duas filhas: Guacira e Juçara.
 
 

*Jales Naves é jornalista e escritor

compartilhar
WhatsAppFacebookLinkedInX
por Jales Naves

*Mônica Parreira é repórter do jornal A Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas
Edemundo Dias de Oliveira Filho
17.10.2026
Voto nulo

O voto nulo não é fuga. É declaração. Em um sistema que transforma a urna em ritual obrigatório de adesão, recusar-se a escolher entre as opções apresentadas constitui um exercício lúcido de soberania individual. Não se trata de indiferença, mas de recusa consciente a legitimar o que se considera ilegítimo ou impróprio. A democracia moderna, […]

Marcelo Traldi
16.10.2026
Inovar hoje para nutrir o amanhã

Neste 16 de outubro, data em que se celebra o Dia Mundial da Alimentação (World Food Day), a comunidade internacional é convocada a refletir sobre o tema central de 2026: “Inovar hoje. Nutrir o amanhã”. Esta máxima não é apenas um lema comemorativo, mas um chamado urgente à ação para líderes, indústrias, governos e consumidores. […]

Tânia Queiroz
15.10.2026
Quando a ansiedade decide o que comemos e o que tomamos

No Dia Mundial da Alimentação, celebrado em 16 de outubro, o debate costuma girar em torno do acesso e da qualidade dos alimentos. Há, porém, uma pergunta menos discutida, e que ouço todos os dias no consultório e na sala de aula: por que comemos e o que buscamos além do prato? Para muitos brasileiros, […]

Frederico Moraes Xavier
15.10.2026
Educação exige continuidade, não soluções milagrosas

Neste 15 de outubro, celebramos o Dia dos Professores. Data importante para reconhecer o trabalho de profissionais que exercem uma das funções mais importantes da sociedade, mas também discutir as condições trabalho e os caminhos necessários para melhorar a educação brasileira. Na medicina, assim como em tantas outras profissões, sabemos que a formação de um […]

Domingos Quirino
14.10.2026
A saúde não pode envelhecer

A sociedade civil está envelhecendo em ritmo acelerado. Segundo o Censo Demográfico do IBGE, o país chegou a 22,2 milhões de pessoas com 65 anos ou mais em 2022, crescimento de 57,4% em comparação com 2010. Esse cenário impõe uma reflexão urgente: se o perfil do paciente mudou, a forma de cuidar também precisa mudar. […]

Chrissia Bandim
13.10.2026
Antes da ferramenta, a gestão do escritório

Na advocacia, o assunto mais recorrente entre os integrantes dos escritórios é saber qual ferramenta de inteligência artificial contratar para elaborar as melhores petições e fazer as melhores intervenções processuais. A discussão é salutar. Mas, qualquer que seja a ferramenta, eficiência e resultado só se conquistam com organização. Quem faz o quê, em quanto tempo, […]

Leonardo Chucrute
13.10.2026
O impacto de um líder vai além dos resultados

Todo líder deixa um rastro. A questão central não está apenas nos resultados entregues, mas no impacto gerado nas pessoas que caminham ao seu lado. Em um ambiente empresarial cada vez mais voltado para performance e crescimento acelerado, é comum associar liderança exclusivamente ao cumprimento de metas, indicadores e resultados de curto prazo. No entanto, […]

Maria Clorinda Soares Fioravanti
09.10.2026
Educação superior, ciência e tecnologia no Brasil: de onde viemos, onde estamos e que futuro queremos?

A Medicina Veterinária, a docência e a pesquisa são dimensões indissociáveis da minha trajetória. Ao longo desses anos, acompanhei períodos de expansão, fortalecimento institucional, restrições orçamentárias e ameaças à autonomia universitária. Essa experiência consolidou minha convicção de que a educação pública de qualidade é um dever do Estado e investir em ciência e tecnologia é […]