Logo

Casos de câncer colorretal devem aumentar 21% no Brasil até 2040

27.03.2025 - 12:54:00
WhatsAppFacebookLinkedInX

Brasília – Um estudo inédito da Fundação do Câncer divulgado nesta quinta-feira (27) projeta um aumento expressivo de casos de câncer colorretal no Brasil para os próximos anos. Segundo o levantamento, o número de novos casos deve ter um crescimento estimado de 21% entre 2030 e 2040.

 
De acordo com a fundação, o aumento pode ser atribuído ao envelhecimento da população brasileira, à baixa adesão a hábitos saudáveis e, sobretudo, à falta de programas de rastreamento eficazes.
 
Também chamado de câncer de cólon e reto ou câncer de intestino grosso, o câncer colorretal figura entre os cinco principais tipos de câncer que acometem homens e mulheres em todo o mundo.
 
A fundação alerta que, atualmente, não existe um protocolo específico no Brasil para rastreamento do câncer colorretal. Na Europa e nos Estados Unidos, por exemplo, a indicação é que o exame de colonoscopia seja feito a cada dez anos, a partir dos 50 anos de idade, para pacientes assintomáticos.
 
De acordo com o estudo, a maioria dos casos de câncer colorretal no país será observada entre pessoas com mais de 50 anos, grupo considerado de maior risco. A estimativa é que mais de 88% dos casos em 2040 estarão concentrados nessa faixa etária.
 
Entenda
O levantamento mostra uma projeção da evolução da doença entre homens e mulheres para 2030-2035-2040, feita com base nos Registros de Câncer de Base Populacional (RCBP), nos números de óbitos registrados pelo Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) e nas projeções populacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para os anos de 2030, 2035 e 2040.
 
As estimativas de casos novos no Brasil indicam um aumento de cerca de 21% entre 2030 e 2040 (de 58.830 para 71.050 casos, respectivamente). As regiões Centro-Oeste (32,7%) e Norte (31,13%) devem registrar os maiores incrementos da doença e o Sudeste, o menor (18%).
 
Apesar do menor percentual de crescimento em relação à média brasileira, o Sudeste apresenta números absolutos maiores que outras regiões. A projeção é de um crescimento de 32.410 casos em 2030 para 38.210 em 2040.
 
A incidência da doença, segundo o estudo, é equivalente entre os sexos feminino e masculino, com exceção das regiões Centro-Oeste e Sul, onde os homens apresentam valores levemente superiores aos das mulheres.
 
Para que essas tendências não se concretizem, a fundação reforça a importância de adaptar estratégias de prevenção e de diagnóstico às realidades locais do país, por meio de ações regionalizadas, permitindo a ampliação de programas de rastreamento, fundamentais para a detecção precoce e, consequentemente, redução da mortalidade.
 
De acordo com a entidade, a detecção precoce por meio de exames como colonoscopia e pesquisa de sangue oculto nas fezes é fundamental para reduzir a mortalidade causada pela doença.
 
“No entanto, o rastreamento populacional organizado ainda é um desafio no Brasil, especialmente considerando as dificuldades enfrentadas por países de baixa e média renda”, avaliou a fundação, citando pontos como infraestrutura inadequada dos sistemas de saúde, dificuldade de acesso aos exames e adesão reduzida da população devido à falta de conscientização e ao medo do diagnóstico.
 
Além da regionalização de políticas públicas e da alocação de recursos de acordo com as necessidades específicas de cada região, a entidade considera fundamental reduzir desigualdades no acesso ao diagnóstico e ao tratamento do câncer colorretal.
 
Outra estratégia consiste em ações que impactam nos fatores sociais de prevenção à doença, como mudanças no estilo de vida, por meio de práticas saudáveis na alimentação, na atividade física e na redução de fatores de risco, incluindo tabagismo e consumo de carne processada. (Agência Brasil)

Leia mais
Entenda as diferenças entre Ozempic, Wegovy e Mounjaro

compartilhar
WhatsAppFacebookLinkedInX
por José Abrão

*José Abrão é jornalista, mestre em Performances Culturais pela Faculdade de Ciências Sociais da UFG e doutorando em Comunicação pela Faculdade de Informação e Comunicação da UFG

Postagens Relacionadas
Saúde
26.01.2026
Casos de câncer de pele saltam de 4 mil para mais de 72 mil em 10 anos

Brasília – Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) mostram que o número de diagnósticos de câncer de pele no Brasil saltou de 4.237 em 2014 para 72.728 em 2024. A incidência da doença, segundo a entidade, apresenta um padrão regional claro, com os estados do Sul e do Sudeste concentrando taxas mais elevadas. A […]

Medicina
26.01.2026
Médico goiano Urias Carrijo participa do maior congresso mundial de cirurgia plástica na França

A Redação Goiânia – O médico goiano Urias Carrijo participa do maior congresso mundial de cirurgia plástica o IMCAS World Congress, em Paris, na França. O evento será nos dias 29 a 31 de janeiro. O IMCAS World Congress 2026 é dedicado à cirurgia plástica, dermatologia e medicina estética. Urias Carrijo foi convidado para ministrar […]

volta às aulas
25.01.2026
Entenda os riscos da mochila inadequada e do excesso de peso na coluna das crianças

Ludymila Siqueira Goiânia – A volta às aulas marca o reencontro de pais e crianças com a rotina escolar após as férias de fim de ano. Entre cadernos, livros e outros materiais, há pontos que merecem atenção, como o peso excessivo e o modelo da mochila, já que escolhas inadequadas podem transformar esse item essencial […]

Saúde
24.01.2026
Após cinco anos de vacinação, covid recua, mas ainda preocupa

Brasília – A vacinação contra a covid-19, iniciada há 5 anos no Brasil, levou ao fim da pandemia – mas a doença ainda persiste, mesmo que em patamares muito menores. Por isso, especialistas alertam que é essencial manter a imunização entre aqueles que não foram vacinados antes ou que têm risco maior de desenvolver quadros […]

Vida e saúde
23.01.2026
Goiânia será palco de fórum nacional sobre inovação em saúde

A Redação Goiânia – A Capital goiana será palco do HIF – Health Innovation Forum, que reunirá algumas das principais lideranças da saúde brasileira para discutir tendências, tecnologias emergentes e caminhos para um sistema de saúde mais integrado e inteligente. O evento será realizado Nos dias 28 e 29 de janeiro. O evento, realizado no […]

SAÚDE
21.01.2026
Vacina contra câncer de pele pode reduzir em até 49% o risco de morte ou retorno da doença

São Paulo – Resultados de um estudo de fase 2 indicam que um imunizante contra o melanoma, forma mais agressiva de câncer de pele, pode reduzir em até 49% o risco de recorrência ou morte pela doença. O levantamento acompanhou, por cinco anos, 157 pacientes com melanoma em estágio 3 ou 4, formas mais avançadas […]

Saúde
19.01.2026
Anvisa manda recolher decoração de alimentos com plástico e glitter

Brasília – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta segunda-feira (19) o recolhimento de produtos para decorar alimentos que contêm substâncias não autorizadas como glitter e plástico. Os produtos que devem ser recolhidos são: Folha de Ouro para decoração com polímeros plásticos da marca Morello (todas as cores) Pó/Brilho (Glitter) para decoração com […]

Saúde
18.01.2026
Botucatu inicia vacinação contra dengue com imunizante do Butantan

Brasília – O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, deu início neste domingo (18) à campanha de vacinação em massa contra a dengue na cidade paulista de Botucatu, com o uso da vacina Butantan-DV. O imunizante é o primeiro do mundo em dose única que previne contra a arbovirose, com tecnologia 100% nacional desenvolvida pelo Instituto […]