Logo
Bolsonaro gostou de transferência à Papudinha; decisão aponta 'bom gesto', dizem aliados (foto: reprodução X)
Bolsonaro gostou de transferência à Papudinha; decisão aponta 'bom gesto', dizem aliados (foto: reprodução X)

Bolsonaro gostou de transferência à Papudinha; decisão aponta ‘bom gesto’, dizem aliados

Objetivo é enviar o ex-presidente para a prisão domiciliar

16.01.2026 - 14:49:45
WhatsAppFacebookLinkedInX

Brasília – O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) gostou da transferência da sede da Superintendência Regional da Polícia Federal para o presídio da Papudinha, também em Brasília, e vê a decisão como “bom gesto”.

A avaliação é relatada por aliados do ex-presidente que se encontraram com a esposa, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, após a transferência, na mesma noite.

A determinação de transferência foi dada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes na tarde de quinta-feira, 15. A Papudinha é o nome popular do 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, que faz parte do Complexo da Papuda e onde ficam presos policiais e pessoas politicamente expostas.

Aliados próximos da família dizem ter “começado o ano bem”, e que o objetivo é enviar o ex-presidente para a prisão domiciliar, em sua casa num condomínio de Brasília, mas que há ganho em qualidade de vida na cela da Papudinha.

O entorno de Bolsonaro agora coloca suas esperanças na perícia por uma junta médica da Polícia Federal para analisar a situação de saúde do ex-presidente. O exame deverá ser feito antes de Moraes analisar um novo pedido de prisão domiciliar humanitária, segundo decisão assinada na quinta pelo ministro.

A perícia poderá facilitar eventuais adaptações de acomodação na sala da Estado Maior na Papudinha ou a necessidade de transferência para um hospital penitenciário.

A defesa requereu a Moraes a concessão de prisão domiciliar humanitária a Bolsonaro e a realização de nova “avaliação médica independente, em caráter de urgência, a fim de aferir a compatibilidade do estado clínico atual do peticionário com o ambiente prisional”.

A transferência de Bolsonaro vem sendo tratada com alívio por parte de aliados em conversas reservadas, mas criticada em público. O Estadão conversou com pessoas próximas ao ex-presidente para medir o sentimento sobre a decisão de Moraes.

A avaliação geral é que a mudança de cela vai trazer um ganho na qualidade de vida a Bolsonaro, mas não pode ser comemorada em público, sob o risco de arrefecer a campanha pela prisão domiciliar.

Para um aliado, as condições na cela da Papudinha melhoram a “condição mínima” de bem-estar dele. Para outro, ela é “absurdamente melhor, mas não pode comemorar ainda porque tudo isso ainda é uma sacanagem”.

Um deles afirmou que a transferência acaba reduzindo a pressão junto à militância e à classe política pela campanha de prisão domiciliar, o que pode perpetuar o encarceramento de Bolsonaro. Outro vê na decisão de Moraes “um fundo de preocupação em fazer besteira, imagina se o presidente morre” (na cadeia).

Lideranças diversas criticaram a decisão de Moraes. O líder do PL na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (RJ), afirmou nas redes sociais que o País está sob “um regime de arbítrio judicial”.

“O que vemos não é justiça. É autoritarismo de toga, abuso de poder institucionalizado, a caneta usada como cassetete. A transferência de um ex-presidente para penitenciária, por decisão isolada, é punição política, vingança travestida de legalidade e demonstração de força de quem já não reconhece limites”, publicou.

O ex-vereador Carlos Bolsonaro (PL-SC) criticou a transferência do pai e disse que a Papudinha representa um “ambiente prisional severo”.

“A transferência para um ambiente prisional severo, somada às aberrações jurídicas apontadas e ao estado clínico delicado, passa a representar mais do que o cumprimento de uma decisão judicial: transforma-se em um marco simbólico de confronto institucional, cujo impacto ultrapassa a figura de Jair Bolsonaro e alcança o próprio conceito de justiça, proporcionalidade e Estado de Direito no Brasil”, escreveu numa rede social.

Michelle, por outro lado, agradeceu à PF pelos cuidados e pelo auxílio prestados ao marido durante as últimas semanas de custódia. A transferência é decorrência de uma articulação da qual a ex-primeira-dama fez parte.

Na decisão que determinou a transferência, Moraes menciona a existência de uma “campanha fraudulenta” contra o Judiciário e reclamações de familiares de Bolsonaro sobre as condições de deixá-lo na cela da PF.

A decisão cita uma série de declarações de familiares de Bolsonaro feitas para denunciar a situação em que ele se encontrava após ser preso em novembro, apesar de o ex-presidente conviver com o que Moraes chama de “privilégios” na prisão.

O ministro lista os benefícios da Sala de Estado Maior, como a metragem, quarto com banheiro privativo e água quente, TV, ar-condicionado, frigobar, médico da PF de plantão 24 horas por dia, autorização para fisioterapia, banho de sol diário e exclusivo, realização de exames médicos e protocolo especial para entrega de comida caseira diariamente.

compartilhar
WhatsAppFacebookLinkedInX
por Agência Estado

*

Postagens Relacionadas
Política
26.01.2026
Nikolas Ferreira compartilha vídeo que atribui queda de raio em ato político à ‘vontade divina’

São Paulo- O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) divulgou neste domingo, 25, um vídeo em que o coach religioso Lamartine Posella atribui a uma “vontade divina” o raio que atingiu participantes da “Caminhada pela Liberdade”, manifestação organizada pelo parlamentar, em Brasília. No vídeo compartilhado pelo deputado no Instagram, Posella afirma que o episódio não deve […]

política
26.01.2026
Vereadores de Goiânia gastam R$ 5,4 milhões com cota parlamentar

Samuel Straioto Goiânia – Os 37 vereadores do município de Goiânia registraram um gasto total de R$ 5.437.844,66 com a Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar (Ceap) durante o ano de 2025, primeiro exercício de vigência do benefício na capital goiana. O levantamento feito pelo jornal A Redação, baseado em dados oficiais da Casa, […]

Caminhada
25.01.2026
Nikolas cobra Alcolumbre por CPI do Master e critica Lulinha durante ato em Brasília

Brasília – O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) cobrou o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), por não abrir uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar o Banco Master. Além disso, criticou Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, filho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Antes da chegada de Nikolas, […]

Política
25.01.2026
Caminhada de Nikolas Ferreira passa por cidades goianas e chega a Brasília para ato pró-Bolsonaro

A Redação  Goiânia – A caminhada organizada pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) passou por cidades goianas no Entorno do Distrito Federal no sábado (24/1) e chega a Brasília neste domingo (25) para ato pró-Bolsonaro. Apoioadores e outros atores políticos acompanham a manifestação, que começou na segunda-feira (19) em em Paracatu, interior de Minas Gerais. […]

Política
24.01.2026
Lula diz estar ‘indignado’ com captura de Maduro pelos EUA

São Paulo – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou nesta sexta-feira, 23, forte insatisfação com a operação militar conduzida pelos Estados Unidos que resultou na captura do líder venezuelano Nicolás Maduro. A declaração foi feita durante o 14º Encontro Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), realizado em Salvador. “Sinceramente, eu […]

Política
24.01.2026
CNI aposta em ‘terrorismo econômico’ ao apontar custos do fim da escala 6×1, diz Boulos

São Paulo – O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos, criticou a entrevista do presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban, em postagem no X neste sábado (24/1). Segundo Boulos, Alban faz “terrorismo econômico” ao afirmar que o custo do fim da escala 6×1 será repassado para o consumidor. “O presidente da […]

POLÍTICA
24.01.2026
Pré-candidatos ao Governo de Goiás intensificam articulações com estratégias distintas

Samuel Straioto Goiânia – A corrida ao governo de Goiás ganha tração neste início de ano, com os principais postulantes ao cargo retomando suas atividades após o recesso de fim de ano. Daniel Vilela (MDB), Marconi Perillo (PSDB), Wilder Morais (PL) e o campo progressista apresentam estratégias distintas para consolidar suas candidaturas, num cenário que […]

Política
23.01.2026
“Trump quer criar nova ONU”, diz Lula sobre Conselho de Paz

São Paulo – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta sexta-feira (23/1), que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está propondo a criação de uma nova Organização das Nações Unidas (ONU) onde o líder americano é o único “dono”, em referência ao ‘Conselho de Paz’ em que foi convidado por Trump. […]