Vamos falar de Ornitorrinco – Stand Up Comedy de Patrick Maia
A Modernidade líquida, que o polonês Zigmunt Bauman descreve, nunca fez tanto sentido para humanidade. Estilo de vida apressado, tudo exige transitoriedade e fluidez. Saímos de uma Pandemia que não nos ensinou a ser melhores, ao contrário nos apressou ainda mais. Após a pandemia a Comédia parece ter ganhando um novo fôlego, mais visibilidade, confirmando que em tempos de adversidades é preciso rir mais.
O Stand UP de comédia no Brasil avançou sofrendo muitas críticas e bastante policiamento moral, porém, se esse tipo de entretenimento cometeu algum pecado, foi o de provocar o riso sem burocracias, fácil e líquido. É cada vez mais claro que as pessoas se relacionam com tudo, não em busca do aperfeiçoamento da experiência, mas basicamente em busca do prazer rápido. E o riso não está tão distante assim do gozo. Em meio a tantas notícias ruins a cada minuto, praticamente saltando nas telas, rir tornou-se uma necessidade de primeiros socorros.
Um dos grandes nomes da Comédia, Patrick Maia, criador do Clube do Minhoca em São Paulo, lançou recentemente o Especial “Ornitorrinco”, seu 4° Especial de Comédia. De forma despretensiosa, Patrick chega ao Clube do Minhoca (SP) com sua bicicleta e nos leva a um caminho sem volta. Com piadas curtas, acompanhadas de instrumentos irritantes, que vencem a nossa irritabilidade e nos encantam ao mesmo tempo. É aí que o talento do comediante Patrick Maia se sobressai e brilha. Ele narra coisas do seu cotidiano sem cair na monotonia ou em temas já desgastados. Ele faz a plateia do Minhoca e quem assiste no Youtube rir sem a culpa cristã.
Percebo que Stand UP e Especiais de Comédia são cada vez mais procurados; porque eles têm o poder de fazer pequenas revoluções no nosso cotidiano. Nós, brasileiros médios que buscamos o frenesi do riso fácil. Comédia pode não mudar nossas vidas, mas alivia bastante. Rir do artista, rir de nós mesmos, rir das desgraças dos outros, no fundo é rir das desgraças universais. Nessas horas o que parece “desimportante, superficial, contra a moral e os bons costumes pode ser uma bênção. E o Especial Ornitorrinco de Patrick maia, me deu a sensação de que rir não precisa ser uma luta, pode ser a salvação.
Fica aí a dica para rir sem culpa, assistam o Especial Ornitorrinco no Canal de Youtube: Patrick Maia, aproveitem, peguem carona em um chevette para maratonar os bate papos incríveis no “Cheveltalks” e leiam “Modernidade liquida” de Zygmunt Baumam, se puderem.
Clique
aqui Especial Ornitorrinco
*Sandra Hans é jornalista e assessora de Comunicação do gabinete de Jânio Darrot e prefeitura de Trindade.