Ao completar 18 anos, nesta terça-feira (12/10), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) celebra um marco em seu processo de crescimento, especialmente pelo aporte financeiro inédito em ciência, tecnologia e inovação realizado pelo Governo de Goiás. São R$ 94 milhões destinados ao setor apenas em 2023.
Sua missão de fomentar a pesquisa científica, tecnológica e de inovação; de investir na formação de recursos humanos qualificados; e de apoiar a difusão científica tem produzido impactos significativos na agricultura, no meio ambiente, na saúde, e nas mais diversas áreas do conhecimento, gerando resultados de impacto regional, nacional e internacional.
Como agência de fomento, a Fapeg firma parcerias com universidades, empresas e institutos de pesquisas, com o intuito de mapear as demandas da sociedade, da academia e do governo. Isso a transforma em um dos vetores de desenvolvimento no estado, contribuindo para impulsionar e fortalecer o ecossistema de ciência, tecnologia e inovação.
Além do financiamento a projetos, a Fapeg também oferece bolsas de estudo. Os recursos são investidos após submissão de propostas a editais ou por meio de acordos de cooperação, como os Centros de Excelência, uma inciativa que vem colocando Goiás em uma posição de vanguarda no desenvolvimento e utilização de novas tecnologias.
Em comemoração aos seus 18 anos, será lançado um selo comemorativo com o slogan “Goiás: O Estado da Ciência e Inovação”. Ainda temos muito que fazer, mas os resultados têm apontado que as diretrizes estabelecidas nos planos de Governo colocados em curso desde 2019 constituíram um rumo certo, com expressivos resultados.
Por tudo isso, parabenizo o Governo pela prioridade dada à Fapeg, que, por meio de seus colaboradores, executa as ações previstas, e parabenizo também os bolsistas, pesquisadores, técnicos e empresários que compõem o ecossistema de CT&I de Goiás, os quais têm sido, e continuarão sendo, parceiros imprescindíveis nessa estrada!
*Marcos Arriel - Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg)