A queda do preço das placas fotovoltaicas para produção de energia elétrica ao final do primeiro semestre de 2023 trouxe uma redução de até 40% no preço deste equipamento. Isso fez com que a energia solar se tornasse um item mais que interessante ao mercado imobiliário, tornando-se um equipamento essencial nas novas construções e reformas.
Hoje, a produção de energia fotovoltaica é uma fonte geradora de recursos e retorno imediato de forma limpa, utilizando recursos naturais renováveis com equipamentos cada vez mais eficientes e duradouros. A energia gerada pelas usinas fotovoltaicas pode ser utilizada em diversas unidades de consumo elétrico em diferentes unidades e endereços. Isso é um excelente benefício para novas construções, onde uma parte do telhado é reservada para a implantação da usina fotovoltaica que produz energia elétrica com placas fotovoltaicas.
Isso já acontece em vários países, e recentemente no Brasil. As pessoas estão conscientes da importância disso, o que torna um diferencial de vendas em condomínios horizontais. Uma usina fotovoltaica pode abater o custo do consumo elétrico que é comum do condomínio, diminuindo a contribuição mensal do morador.
Outro setor que tem se beneficiado muito com os menores valores destes equipamentos é o segmento de turismo. Hotéis, pousadas, clubes, flats de temporada e até casas para veraneio estão avançando rapidamente no uso da energia solar. Ao se deparar com os benefícios em cálculos de curto e médio prazo, os administradores de redes hoteleiras e pequenos negócios estão buscando esta saída energética.
Um benefício no bolso que o meio ambiente agradece.
Além de reduzir os custos com energia elétrica, a energia solar também é uma fonte de energia limpa e renovável. Isso significa que ela não emite poluentes para a atmosfera, o que é um benefício para o meio ambiente e para a saúde humana.
A energia solar é uma tecnologia que está em constante evolução. Com o desenvolvimento de novos equipamentos e técnicas, a energia solar está se tornando cada vez mais acessível e eficiente. Isso faz com que ela seja uma opção cada vez mais atraente para o mercado imobiliário.
Considerar a instalação de um sistema fotovoltaico no momento de construir ou reformar é uma ótima maneira de economizar dinheiro, reduzir o impacto ambiental e melhorar a qualidade de vida.
*Daniel Japiassú é engenheiro eletricista formado pela UFG, especialista em sistemas fotovoltaicos e diretor de desenvolvimento de negócios da Photon Engenharia.