Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Nárcia Kelly

O Coop com elas

| 08.03.23 - 10:07
 
O cooperativismo é uma filosofia de vida, em que seus membros acreditam que cooperar é o melhor caminho para a nossa humanidade. As cooperativas goianas tiveram em 2021 uma receita somada superior a R$ 21 bilhões, segundo dados do Anuário do Cooperativismo Brasileiro 2022, da OCB Nacional. Nesse cenário, Goiás tem se destacado em relação ao protagonismo das mulheres nesse sistema que gera tantas oportunidades e tanta riqueza. No último ano, tivemos um aumento de 32% no número de mulheres presidindo cooperativas no nosso Estado.
 
O Sescoop Goiás ganhou o selo Women On Board (WOB), certificação conferida àquelas empresas que têm mais de duas mulheres ocupando cargos de direção no seu conselho. Em 2021 foi criado o Comitê Elas pelo Coop GO, para atuar dentro do sistema cooperativista em prol das pautas femininas. O primeiro evento de 2023 que o comitê promoveu foi o encontro “Elas pelo Coop”, realizado no espaço InovaCoop Goiás.
 
No ano de 2007, fui eleita, aos 19 anos, a primeira presidente da Cooperabs, uma cooperativa de polvilho da região do Cará (Bela Vista). Após 16 anos, temos atualmente 33 presidentes mulheres em cooperativas goianas. Como cooperativista e palestrante nessa área, sou testemunha do movimento do Coop por Elas em Goiás.    
 
Além das ações do Sistema OCB/GO que citei, gostaria de ressaltar ações que têm transformado a vida de mulheres cooperadas pelo Estado de Goiás. Na Cooperativa de Polvilho do Cará, elas já têm direito a uma cota de polvilho mensal desde 2012. Agora em 2023, no mês de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, as mulheres esposas de cooperados terão a oportunidade de passar de dependentes dos maridos para cooperadas, com direitos iguais aos dos homens cooperados. A Cresol Goiás está desenvolvendo o Potencializa Elas, projeto especial voltado ao empoderamento feminino. O Sicoob Secovicred vai lançar um projeto incrível em 6 municípios goianos, No Coop Elas Podem, oportunidade em que iremos abordar o cooperativismo na essência e a força da mulher. 
 
Como mulher cooperativista, só tenho motivos para comemorar. O cooperativismo transforma vidas e realidades sociais, justamente porque abre espaço para ser também constantemente transformado pelos novos agentes sociais que o coop abraça. O protagonismo das mulheres no cooperativismo abre espaço para a emancipação, a dignidade e potencializa a força criativa das mulheres. Elas cooperam, se transformam, transformam a realidade onde vivem e o cooperativismo goiano fica cada vez mais forte.

Feliz Dia Internacional da Mulher!

Nárcia Kelly é prefeita de Bela Vista de Goiás e ex-presidente de cooperativa

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351