Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Vassil Oliveira

Iris está nos detalhes

. | 16.10.20 - 22:10
 
Nem precisa procurar Iris Rezende em Goiânia. Ele está em todos os lugares. Sua face mais visível são os monumentos, os eixos viários fundamentais, os bairros inteiros criados, asfaltados e cuidados em suas quatro gestões. Iris está nas grandes obras, como agora se vê, no complexo da 90 e no viaduto da Jamel Cecílio. 
 
Mas ele está especialmente nos parques, no encontro das pessoas nos bairros próximos e mais afastados do centro. Está nas praças, para onde as famílias levam seus filhos à tarde, finais de semana e feriados, ou para onde vão aqueles que querem cuidar do corpo, nos academia ao ar livre, e da alma, em um simples passeio.
 
Iris se faz presente na ponte do Caveirinha, que liga a gente dos bairros, encurtando distâncias, aproximando uns e outros, facilitando a vida de todos, e contra as enchentes que vêm e vão. No PSF, no CMEI, na creche. Nas ruas limpas. Bairros bem cuidados, serviços funcionando, prefeitura trabalhando - transtornos passam, benefícios ficam - logo ali, dão dão orgulho e dão cidadania. E dão certeza de que ninguém é esquecido ou ignorado. Cada coisa no seu lugar é conceito de quem não se descuida das pessoas que estão ali, que vivem a cidade na porta de casa.
 
São comuns os encontros dele com conhecidos seus pelos pontos mais variados da cidade. Ele anda por todo lado, faz vistoria de obras, inauguração, visita surpresa, entrega escrituras, doa lotes, vai lá pra ouvir, ver e sentir cada um. Indo, faz uma foto, toma um café, solta uma risada, conta um causo rápido - diferente de seus discursos longos -, chama um auxiliar e determina. E sua palavra tem consequência. Chega a interferir na escolha do balanço e da árvore plantada.


Prefeito de Goiânia, Iris Rezende (Foto: João Unes)
 
Como prefeito e governador, Iris está na criação de incentivos fiscais que definiram a industrialização de Goiás, está nos asfaltos que fez e refez na cidade e entre cidades, está na construção de casas, está na preocupação de não deixar nenhuma favela se estabelecer na capital e na decisão firme de não fazer do céu goianiense espaço sufocante para chaminés - o que, em outras palavras, significa dizer que ele definiu a vocação de Goiás e de Goiânia e zelou acima de tudo para que a capital não se desvirtuasse no meio da caminhada.
 
Em nenhum lugar, porém, ele está mais feliz que nos mutirões. Aí vemos um Iris transformado na criança que encontra seus melhores amigos para brincar. Vemos o homem preocupado em dizer aos seus semelhantes que está ali, firme e forte, como já cantaram sobre ele. Vemos o líder puxando seus auxiliares do conforto dos escaninhos do poder para o contato direto com o povo. Como ele faz. Como ele ensina com ações grandiosas e também com os pequenos gestos, mais do que com palavras.
 
Não há como perder Iris de vista em Goiânia. Ele está nos detalhes. Vai e vem com a gente em todos os lugares.

*Vassil José de Oliveira é secretário municipal de Comunicação de Goiânia

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351