"O cliente tem sempre razão". E mesmo quando ele não tem, ele tem. Isso porque é ele que faz o nosso negócio girar. Em diversos ramos, mas falando especialmente no da indústria farmacêutica, são comuns atrasos nas entregas dos medicamentos ou produtos hospitalares. E isso pode atrapalhar muito a relação com cliente, afinal, ele espera uma relação de transparência e respeito com a indústria.
Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), em parceria com a ComSchool, mostra que 58,7% dos varejistas já contam com serviços privados, que agradam pelo custo e qualidade do atendimento. Uma saída para quem deseja estreitar os laços com os clientes é dar todas as informações necessárias para que o cliente saiba quando o produto que ele comprou vai, de fato, chegar.
Sou a favor de utilizar todos os meios possíveis para estabelecer contatos com os clientes, incluindo o sempre útil WhatsApp. Há, inclusive, empresas que adotaram o aplicativo de mensagens para detalhar aos clientes e parceiros o passo a passo do pedido. Ideia inteligente e prática que, inclusive, resolvi adotar.
Vejo como um serviço é inovador no segmento. Caso o cliente não queira receber mensagens pelo aplicativo, a vontade dele deve ser respeitada, mas garanto que a aceitação tem sido boa.
*Valter Luís Macedo de Carvalhaes Pinheiro é empresário no ramo da indústria farmacêutica