Logo

ACCG comemora resultados

20.08.2012 - 16:15:10
WhatsAppFacebookLinkedInX

Em fevereiro de 2012 a ACCG – Associação de Combate ao Câncer em Goiás, instituição mantenedora do Hospital Araújo Jorge, vivia a maior crise de toda a sua história. A então diretoria foi afastada por uma determinação judicial, desencadeada por uma investigação do Ministério Público do Estado de Goiás que indicou má gestão e improbidade administrativa.

A partir dessa denúncia o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás determinou que uma Diretoria Interventora assumisse, em fevereiro de 2012, a gestão da ACCG. Médicos da própria ACCG compõem essa nova diretoria: Alexandre Meneghini – Presidente, Paulo Moacir de Oliveira Campoli – Tesoureiro, Adriano Augusto Peclat de Paula – Secretário e Geraldo Queiroz – Diretor Técnico do Hospital Araújo Jorge.

A nova diretoria da ACCG assumiu a administração quando a Instituição estava diante de um cenário financeiro complicado: uma dívida superior a R$ 74 milhões, atraso de pagamentos de fornecedores, atraso no repasse dos honorários médicos, interrupção no tratamento quimioterápico de pacientes, entre outros problemas.

Logo no início de sua gestão a nova diretoria atuou de forma transparente e trabalhou na melhoria do atendimento aos pacientes da Instituição. Ao assumir a liderança a diretoria Interventora da ACCG adotou medidas prioritárias, em caráter emergencial, garantindo que a Instituição continuasse trabalhando apesar da delicada situação. Uma das mais importantes medidas adotadas Inicialmente foi a regularização no fornecimento de medicamentos quimioterápicos. Logo no primeiro mês da nova gestão os pacientes passaram a receber medicamentos quimioterápicos de forma regular, o que acontece até hoje.

Negociações com fornecedores para garantir o fornecimento de materiais médicos e medicamentos também foram priorizadas, além de obter junto a eles um período de carência de aproximadamente 90 dias para pagá-los.  Após esse período a diretoria passou a pagar aos fornecedores tudo o que os devia relativo às compras feitas no período de fevereiro até o mês de julho deste ano o que resultou num maior poder de compra, já que muitos fornecedores voltaram a confiar na Instituição oferecendo preços melhores.

A diretoria também negociou com o seu corpo clínico os contratos de prestação de serviços com a ACCG fixando valores condizentes com a remuneração de mercado, ou até abaixo dela, em alguns casos. Os médicos aceitaram a proposta e a ACCG tem cumprido com o grupo o compromisso de lhes repassar os honorários médicos mensalmente.

Pequenos investimentos foram feitos em setores do Hospital Araújo Jorge como Centro Cirúrgico, Setores de Anatomia Patológica e Quimioterapia. E renegociados os contratos de manutenção preventiva em serviços como radioterapia, garantindo a continuidade do funcionamento dos equipamentos graças à reestruturação administrativa.

Nos últimos seis meses alguns setores da ACCG passaram por grandes mudanças: processos de trabalho foram revistos e vários setores reorganizaram suas funções e o seu quadro de pessoal, resultando na redução de custos.

Muitas parcerias importantes foram retomadas pela nova Diretoria: a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem ajudado a ACCG na negociação da dívida e o Governo do Estado de Goiás, por meio da Secretaria Estadual de Saúde, já publicou no Diário Oficial um repasse de aproximadamente R$ 500.000,00/mensais (que deve ser liberando em poucos dias), pelo período de um ano, que será destinado à compra de medicamentos.

Os resultados dessa nova gestão são comprovados em relatório financeiro da ACCG, elaborado pela Diretoria Interventora. O resultado financeiro da Instituição, desde fevereiro deste ano, tem sido positivo além de crescer mensalmente. Durante quase todos os meses de 2011 e em janeiro de 2012, esse resultado era negativo conforme gráficos de resultado mensal e faturamento mensal. Além disso, a dívida da Instituição vinha crescendo ano após ano, desde 2001.

Outro grande desafio da diretoria interventora da ACCG para os próximos meses é recuperar a imagem da instituição abalada com o episódio do afastamento da antiga diretoria. A captação de recursos junto a pessoas físicas e jurídicas caiu mais da metade após os acontecimentos de fevereiro e ainda não foi recuperada (veja quadro).


Apesar dos resultados animadores a diretoria interventora da ACCG reconhece que muitas mudanças ainda são necessárias e que a dívida da instituição ainda é muito alta. A partir de agora, serão priorizados o planejamento e desenvolvimento de ações de médio e longo prazo para a redução dessa dívida: estão em andamento negociações com instituições financeiras para que a ACCG consiga pagar suas dívidas com juros menores e, apesar do pagamento de fornecedores e o repasse dos honorários médicos estar em dia, existe uma grande dívida com esses dois grupos a ser paga. 

Alexandre João Meneghini é presidente da Associação de Combate ao Câncer

compartilhar
WhatsAppFacebookLinkedInX
por Alexandre Meneghini

*

Postagens Relacionadas
Jales Naves
25.01.2026
Colégio Pedro Gomes e a expectativa de mudanças

Surgida como povoado em 1810 e emancipada em 1907, a cidade de Campinas, em Goiás, foi incorporada à nova Capital, Goiânia, em meados da década de 1930, e se tornou um de seus principais bairros, com intensa atividade socioeconômica e política. Bairristas, os moradores de Campinas sempre trataram o bairro com deferência, tinha uma vida […]

Henrique Alckmin Prudente
24.01.2026
Educação Ambiental: a sua casa é a melhor escola

Em 26 de janeiro celebra-se o Dia Mundial da Educação Ambiental, data instituída pelas Nações Unidas na Conferência de Belgrado, Sérvia, em 1975. Esse evento estabeleceu diretrizes para que práticas voltadas à sustentabilidade global e local fossem integradas, institucionalizadas e consolidadas em todo o mundo. A Educação Ambiental envolve diferentes sistemas (culturais, econômicos, naturais, sociais) […]

Luciana Brites
24.01.2026
Gestação e alfabetização

Muitas pessoas podem achar que gestação e alfabetização são temas distintos. No entanto, há fatores na gravidez que podem influenciar diretamente no desenvolvimento do aluno. O que acontece durante essa fase pode afetar o desenvolvimento cognitivo, emocional e comportamental da criança. Isso porque a aprendizagem começa na barriga da mãe, já que, segundo estudos, o […]

Wesley Cesa
22.01.2026
O cânhamo e o pecado da ciência

Imagine um campo onde o pôr do sol tinge de rubro as folhas de uma nova espécie de planta, uma planta que é filha da ciência e neta da desconfiança. Cada haste vermelha parece carregar uma heresia: ser planta e não ser pecado. Ela é zero THC, zero polêmica, zero prazer culposo. Só tecnologia, genética […]

Peter Panfil
22.01.2026
Potencializando a energia dos data centers na era da Inteligência Artificial

Projetos de infraestrutura flexíveis e escaláveis são cruciais para possibilitar a inovação em IA. Para que essa meta se cumpra, é fundamental que as implementações e o uso não comprometam a confiabilidade e a eficiência das operações. Plataformas de computação acelerada e serviços em nuvem estão impondo um desafio cada vez mais complexo aos sistemas […]

Lara Ferry
21.01.2026
Ser vulnerável na era da performance: por que mostramos tudo, mas revelamos pouco?

Às vezes, é desconcertante viver em um estado de superestimulação, a ponto de nada fazer mais sentido. Tantas coisas acontecem ao mesmo tempo ao nosso redor, e o mundo muitas vezes parece demais. Nessa era de superexposição social, encontro grande dificuldade em sentir intimidade com este mundo, mas vivo neste paradoxo: anseio pela minha íntima […]

Jorge Gonçalves Filho
21.01.2026
Inteligência artificial: ou entramos nesse mundo ou estaremos fora do jogo

Mais um janeiro que, em pleno inverno, Nova Iorque é invadida por brasileiros sedentos para obter conhecimento e informações sobre as tendências do varejo mundial na NRF (National Retail Federation), o maior evento do setor no mundo. De 11 a 13 de janeiro mais de 3.000 brasileiros estavam andando pelos pavilhões do Jacob Javits Convention […]

Mara Pessoni
15.01.2026
O que você precisa saber sobre a suspensão de vistos de imigrante pelo governo norte-americano

No dia 14 de janeiro, informações originadas na mídia americana e posteriormente confirmadas pelo Departamento de Estado indicaram a suspensão imediata da emissão de vistos de imigrante para cidadãos de 75 países, entre eles o Brasil. A notícia gerou apreensão imediata, mas é necessário analisar os fatos com cautela técnica para evitar conclusões precipitadas sobre […]