A Redação
Goiânia – Empossado na última terça-feira (29/4), o secretário de Indústria e Comércio, William Leyser O’Dwyer, coordenou na quarta (30/4) reunião de negócios com embaixadores de sete países asiáticos. O encontro, primeiro compromisso do novo secretário, foi realizado na sede da Embaixada da Indonésia, em Brasília (DF).
O secretário apresentou as oportunidades de parcerias comerciais entre Goiás e os países ali representados e destrinchou números e índices que constroem o cenário altamente positivo vivido pela economia goiana nos últimos tempos.
Em destaque, a evolução do Produto Interno Bruno (PIB) goiano, dados relativos às exportações, com informação de que são quase mil diferentes produtos exportados atualmente, e o ótimo desempenho da Balança Comercial. O’Dwyer ainda listou os principais itens exportados pelo Estado. A apresentação do secretário foi seguida de um vídeo temático.
Participaram da reunião os representantes diplomáticos da Indonésia, Tailândia, Filipinas, Laos, Vietnã, Malásia e Mianmar. Em síntese, são países de economias emergentes que buscam novos mercados e parcerias para produzirem eletrônicos e manufaturados.
Os embaixadores fizeram várias perguntas à equipe técnica da SIC, aprofundando-se em questionamentos sobre a logística privilegiada do Estado e buscando detalhes sobre o Porto Seco, em Anápolis. As ótimas colocações de Goiás em diversos rankings relativos ao desenvolvimento industrial também pautaram o diálogo com os embaixadores, como a 6ª posição na produção automotiva, a 2ª na produção de etanol e o destaque como 2º polo farmacêutico no País.
“Para concretizarmos negócios interessantes para o Estado, os embaixadores são nossos principais interlocutores. Teremos um importante ponto de apoio em Brasília – onde estão localizadas as embaixadas – que é o escritório de representação do Governo de Goiás”, comentou O’Dwyer. O secretário prometeu empenho para promover o Estado internacionalmente, com foco na atração de investimentos e na articulação de parcerias comerciais com outros países.