Logo
Foto: Javier Miranda/Unsplash

Sem apocalipse ou redenção II

Por que é preciso alimentar esperança cautelosa em relação à crise ambiental

WhatsAppFacebookLinkedInX
29.09.2026 - 09:00:18

No último artigo por aqui, comentei das visões diametralmente opostas a respeito da inteligência artificial. De um lado, os otimistas tecnológicos acreditam que ela resolverá todos os nossos problemas; de outro, os tecnofóbicos já decretam para breve o fim da humanidade à medida que a IA rapidamente evoluir e sair de nosso controle.

Argumentei que essas duas visões são a repetição enfadonha de uma mesma narrativa com sinal trocado: a absolutização da tecnologia e sua conversão em sujeito da história. Em comum, além da mesma estrutura narrativa, os dois olhares têm um efeito similar: eles nos paralisam por eliminarem qualquer espaço para a agência humana e para a política. Tanto faz se a tecnologia nos mata ou nos salva. O futuro já está decidido e não podemos ou não precisamos fazer nada.

Um livro recém-lançado nos Estados Unidos e na Inglaterra utiliza essa mesma oposição para refletir, de forma estimulante, sobre a crise ambiental. Despite it all: a handbook for climate hopefuls — que poderíamos traduzir livremente como “Apesar de tudo: um manual para os esperançosos climáticos” — foi escrito pelo jornalista científico inglês Fred Pearce, autor de vários livros sobre ciência e meio ambiente. Foram publicados no Brasil infelizmente apenas O Aquecimento Global — Causas e Efeitos de um Mundo mais Quente e Terra Ontem e Hoje.

José Eli da Veiga, professor do Instituto de Estudos Avançados da USP, escreveu uma boa resenha sobre o lançamento no Valor Econômico, em que ressalta que “sua principal mensagem é a de que não há pior inimigo que o pessimismo paralisante”.

Todavia, conforme dito, acredito que o otimismo pode ser igualmente paralisante. Esse jogo de espelhos contraproducente entre as duas visões se evidencia de maneira ainda mais clara quando olhamos para a crise ambiental.

A visão de Pearce, entretanto, não é cegamente otimista — e sim a de uma esperança cautelosa, exatamente o tipo de enquadramento do problema a meio caminho que nos convoca à ação política, retirando-nos da paralisia em suas versões apocalíptica ou redencionista. Diz ele: “Nada neste livro é uma defesa da complacência. Meu objetivo é lançar luz sobre soluções e oferecer esperança em tempos sombrios. Pessimismo demais pode ser o inimigo da própria ação de que precisamos tão urgentemente”.

Os livros anteriores de Pearce demonstram que ele não é nem um tecnofílico, nem um tecnofóbico. Suas obras descrevem com riqueza de evidências e profundo conhecimento as mudanças climáticas em curso e outros aspectos da crise ambiental, como a crescente escassez de água — mostrando as engrenagens pelas quais esses problemas se conectam à produção econômica e à desigualdade social. De outro lado, em The New Wild: Why Invasive Species Will Be Nature’s Salvation  (“A Nova Natureza: por que as espécies invasoras serão a salvação da própria natureza”) e em A Trillion Trees: How We Can Reforest Our World (“Um Trilhão de Árvores: como podemos reflorestar nosso mundo”), o jornalista aponta para uma visão renovada da natureza e de nossa relação com ela. O mundo natural não precisa ser esse objeto frágil condenado à destruição, nem a espécie humana seu carrasco inevitável.

No recém-lançado Despite it All, ele apresenta sete motivos para sua esperança cautelosa: a evidência farta de ecossistemas se regenerando mesmo diante de muitas pressões; o fato de que caminhamos para a estabilidade e até possível declínio demográfico ainda neste século; evidências de que o teto do consumo, em termos de demanda por recursos naturais, está se aproximando; tecnologias promissoras para a chamada “transição ecológica”; a recuperação e disseminação de práticas tradicionais de agricultura;  o êxito de projetos de restauração ecológica em escalas cada vez maiores; e o sucesso de ações comunitárias, ao largo de governos e empresas, que vêm contribuindo para a regeneração e para novas formas de consumo.

O linguista e psicólogo canadense Steven Pinker, professor da Universidade de Harvard, por sua vez, está mais para tecnofílico e costuma ser igualmente achincalhado ou venerado. Em seu O Novo Iluminismo, com profunda pesquisa e argumentos fortes, ele critica a tendência de enxergarmos declínio, crise e colapso iminente em tudo — que atribui tanto à direita religiosa/nacionalista quanto a boa parte da intelectualidade de esquerda e humanidades. Pinker usa dezenas de gráficos — de mortalidade, pobreza, violência, expectativa de vida, alfabetização etc.) para tentar mostrar que o progresso é mensurável, real e cumulativo, e que a percepção contrária é um viés cognitivo mais que uma leitura correta dos dados.

Pinker não é tampouco, entretanto, um defensor cego da tecnologia e reconhece os riscos do aquecimento global e da IA, por exemplo. Para ele, não é somente a tecnologia que explica o progresso, mas sim o tripé de valores herdados do Iluminismo (daí o título do livro): razão, ciência e humanismo são o que explica por que as coisas melhoraram. Seu projeto, nesse sentido, é uma defesa desses valores contra o que vê como ameaças contemporâneas: populismo, relativismo pós-moderno, o avanço das religiões sobre a esfera pública e romantismos políticos de direita e esquerda.

O livro merece ser lido — como todos os que escreveu. Pinker é um cientista gigante e um dos grandes pensadores de nosso tempo. O grande problema de seu ponto de vista em O Novo Iluminismo, entretanto, a meu ver, está em não problematizar a ideia da ciência como saber único, neutro e superior, nem seu papel como locomotiva do progresso. 

Se essa aliança serviu de fato para melhorar muito a vida de nossa espécie, de outro lado, também se presta como cortina de fumaça para que não se discutam os efeitos distributivos profundamente desiguais de muitas tecnologias e políticas. É essa falsa ideia de neutralidade da ciência e da técnica que permite o avanço veloz do progresso sem discutir as desigualdades resultantes, sempre com a promessa de que mais tecnologia resolverá essas mesmas desigualdades mais adiante. É o que se vê hoje, por exemplo, em relação à mineração de terras raras ou ao avanço da IA. O discurso de que não podemos desacelerar se ancora em parte exatamente no par neutralidade técnico-científica e progresso inevitável.

Nesse sentido, o livro de Fred Pearce parece um importante chamado, como dito, ao caminho do meio — nem progresso a qualquer preço e profecias de salvação pela tecnologia, nem colapso do planeta e visões da extinção inevitável de nossa espécie. O futuro permanece sempre aberto. Precisamos agir, mas não somente apontando culpados e nos colocando no lugar de donos da razão. O caminho segue sendo lutar para a renovação da política democrática e para o fortalecimento das instituições em busca de tomadas de decisão cada vez mais participativas, abertas e transparentes.

compartilhar
WhatsAppFacebookLinkedInX
por Pedro Novaes

*Diretor de Cinema e Cientista Ambiental. Sócio da Sertão Filmes. Doutorando em Ciências Ambientais pela UFG.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas
Noite e Dia
28.09.2026
Armazém AZ apresenta mostra sobre Maria Abadia Haich em Goiânia; veja como foi

Carolina Pessoni Goiânia – O Armazem AZ apresentou no último sábado (26/9), em Goiânia, a exposição Tessituras: Histórias de Bá, dedicada à trajetória de Maria Abadia Haich, co-fundadora da loja e personagem ligada à formação e à difusão do design brasileiro na cidade. Construída a partir do olhar de seus seis netos, com coordenação de […]

Curadoria Afetiva
27.09.2026
Códigos atemporais

Há uma contagiante efervescência cultural, como costumávamos caracterizar o circuito social na década de 80, que, curiosamente, vem se reprisando na capital goiana. Salões de arte, mostras de artistas renomados (estejam eles vivos ou mortos), apresentações públicas e privadas de espetáculos clássicos, caricatos e criativos. Aparentemente, um despertar coletivo que contamina, no bom sentido, todos […]

Joias do Centro
25.09.2026
Avenida Goiás: a linha que desenhou o coração de Goiânia

Carolina Pessoni Goiânia – Há avenidas que levam a algum lugar. E há aquelas que, antes mesmo de serem abertas, já foram concebidas para dizer alguma coisa sobre a cidade. Em Goiânia, a Avenida Goiás pertence à segunda categoria. Desenhada no plano original da capital pelo arquiteto e urbanista Attilio Corrêa Lima, ela nasceu como […]

Noite e Dia
25.09.2026
Evento apresenta primeira mostra de Di Cavalcanti para convidados em Goiânia; veja como foi

Carolina Pessoni Goiânia – A Cerrado Galeria realizou nesta quinta-feira (24/9) a abertura exclusiva para convidados da apresentação do novo ciclo expositivo da galeria, que traz pela primeira vez à Goiânia obras do renomado artista Di Cavalcanti, além da primeira individual do goianiense Walter Pimentel. As mostras Di Cavalcanti: Lírico, brasileiro, modernista, e Anímica e […]

Noite e Dia
21.09.2026
Jardim Potrich une Yoga, cerâmica e arte em programação especial; veja como foi

Carolina Pessoni Goiânia – O Jardim Potrich abriu suas portas para uma programação que aproxima duas práticas aparentemente distintas — Yoga e cerâmica — a partir de um território comum: a presença. No dia 12 de setembro, o jardim recebeu “Beta & Bia no Jardim”, uma manhã dedicada ao movimento, à respiração e à consciência […]

CURADORIA AFETIVA
20.09.2026
Da Tranquilidade botânica

“No entanto, o sábio não pode desprezar os maus, porque, em todos os tempos, as condições morais quase sempre são as mesmas. Se o mal é uma necessidade da vida, da qual os homens não podem subtrair, não se deve odiá-los, mas aprender a respeitá-los.” (Da tranquilidade da alma, Sêneca) A palavra mal vem do […]

Joias do Centro
18.09.2026
Praça Cívica preserva a ideia de ágora onde Goiânia encontrou sua identidade

Carolina Pessoni Goiânia – Antes de Goiânia existir como cidade, ela já existia como desenho. E, nesse desenho, havia um ponto destinado a concentrar o poder, organizar os caminhos e criar um lugar de encontro. Era a Praça Cívica, concebida pelo urbanista Attilio Corrêa Lima como o centro administrativo da nova capital. A ideia, segundo o […]

Noite e Dia
18.09.2026
Veja como foi a roda de conversa promovida pelo jornal A Redação sobre políticas para o setor artístico

Carolina Pessoni Goiânia – Representantes de diferentes áreas da cultura goiana se reuniram nesta quinta-feira (17) para discutir desafios, propostas e políticas públicas para o setor artístico em Goiás. O encontro “Arte Pensante – Roda de Conversa sobre Políticas para o Setor Artístico”, promovido pelo jornal A Redação, ocorreu na Galeria Aberta – Elysium Sociedade […]