Logo
O Broad Peak, no Paquistão (Foto por Kogo, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=31271)

Uma vida contra 50 milhões de anos

WhatsAppFacebookLinkedInX
04.08.2026 - 08:40:24

Uma trágica avalanche no Broad Peak, a 12a montanha mais alta do mundo com 8.051 metros, no Himalaia paquistanês, matou 10 pessoas no último domingo. Entre elas, morreu Nirmal Purja, montanhista nepalês que era, até anteontem, uma das maiores lendas vivas da escalada.

A façanha que o tornou famoso era considerada praticamente impossível: Nims, como era conhecido, escalou os 14 picos com mais de 8 mil metros de altitude em apenas seis meses e seis dias, entre abril e outubro de 2019.

O recorde anterior pertencia ao sul-coreano Kim Chang-ho, que levou quase 8 anos (7 anos, 10 meses e 6 dias). Nims reduziu esse tempo para uma fração — algo que especialistas diziam ser fisiologicamente inviável, já que o corpo humano não teria tempo de se recuperar entre expedições em altitudes extremas.

Além das 14 “oito-mil” em tempo recorde, Nims, mais recentemente, em 2021, tinha participado da primeira ascensão invernal do K2, a segunda montanha mais alta do mundo, reconhecidamente muito mais perigosa que o Everest. O K2 era a última delas que ainda resistia à conquista durante os rigores do inverno himalaiano. Para se ter ideia, o Everest foi escalado durante o inverno ainda em 1980.

Um acidente como esse é evidentemente triste e chocante. Ao mesmo tempo, entretanto, cada uma dessas dez pessoas sabia os riscos que corria — e os aceitava em troca do que obtinha: dias em que a vida fazia plenamente sentido.

Pensar nas montanhas e olhar para elas com a ajuda da ciência é dar-se conta do tamanho infinitamente diminuto da vida e da própria espécie humana.

O Himalaia, como todas as cordilheiras do planeta, é bastante jovem para os 4,5 bilhões de anos da Terra. Começou a se soerguer somente há cerca de 50 milhões de anos.

Originalmente, a Índia fazia parte do supercontinente Gondwana, junto com África, Antártida, Austrália e América do Sul. Entre a Índia e a Ásia, havia um vasto oceano chamado Tethys. Há cerca de 150 milhões de anos, Gondwana começou a se fragmentar, a chamada “Placa Indiana” se separou e iniciou uma deriva extraordinariamente rápida para o norte. Estima-se que tenha se movido a uma velocidade de até 20 centímetros por ano, algo excepcionalmente rápido em termos geológicos.

Nos Andes, aqui do nosso lado, temos a colisão entre uma placa continental, a sulamericana — menos densa, mas mais espessa — e a Placa de Nazca, oceânica — mais densa e fina. Em função disso, ocorre um fenômeno chamado “subducção”, em que a placa oceânica “mergulha” sob a placa continental e é progressivamente absorvida por ela.

Quando, há 50 milhões de anos, a Placa Indiana se chocou com a Placa Eurasiana tivemos, diferentemente, o encontro de duas placas continentais. Como ambas têm crosta mais leve e “flutuante”, não ocorre subducção. A crosta foi comprimida, dobrada e empilhada criando as primeiras elevações do que viria a ser o Himalaia.

A colisão prossegue. A Índia segue avançando contra a Ásia a cerca de 4 a 5 centímetros anualmente. Esse empuxo constante continua elevando alguns milímetros por ano o Himalaia, formou o planalto tibetano, o maior e mais alto platô do mundo, e gera a intensa atividade sísmica característica da região, com terremotos frequentes no Nepal, Índia, Paquistão e outros países vizinhos.

A diferença entre as duas cordilheiras explica também a ausência, no Himalaia, dos vulcões, tão comuns nos Andes. Eles são fruto exatamente da placa oceânica sendo consumida e produzindo magma, o que não ocorre na cadeia asiática.

Um dos indícios mais fascinantes dessa história é que fósseis marinhos de organismos que viviam no antigo oceano Tethys são encontrados hoje perto do cume do Everest, a quase 8.850 metros de altitude, uma prova direta de que essas rochas já estiveram no fundo do mar.

No curso de uma vida humana média, as partes mais ativas do Himalaia crescerão algo entre 30 e 80 centímetros — sem descontar as taxas de erosão. E o Himalaia ainda seguirá se elevando por dezenas de milhões de anos, para depois desaparecer em mais algumas centenas de milhões de anos, enquanto outras cadeias terão surgido no planeta.

Ir às grandes montanhas abre uma janela para esse tipo de olhar, que permite nos vermos e sentirmos como parte de uma dança cósmica cujo sentido permanece sempre oculto em meio à névoa do mistério. Paradoxalmente, vermo-nos assim, tão diminutos, pode ser um caminho para recuperar o sentido perdido em meio a nossos delírios de grandeza.

Descanse em paz, Nims.

Nirmal Purkja (Foto: Wikimedia)
compartilhar
WhatsAppFacebookLinkedInX
por Pedro Novaes

*Diretor de Cinema e Cientista Ambiental. Sócio da Sertão Filmes. Doutorando em Ciências Ambientais pela UFG.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas
CURADORIA AFETIVA
11.10.2026
CoCriar

Poucas mulheres na história da Humanidade conseguiram um feito tão nobre quanto o de Indra Devi (1899-2002). Natural da atual Letônia, usou do poder de sua diplomacia cultural para conseguir ser aceita como aluna no Palácio de Mysore, na Índia e aprender os segredos do yoga, até então apenas praticado por homens. Submetida à rígidas […]

Noite e Dia
09.10.2026
Curso de Jornalismo da UFG lança Cordel em comemoração aos 60 anos; veja como foi

Carolina Pessoni Goiânia – Em celebração aos 60 anos do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Goiás (1966-2026), foi lançado nesta quinta-feira (8/10), às 10h30, no Pátio das Humanidades, no Câmpus Samambaia da UFG, o Cordel da Fundação do Curso de Jornalismo da UFG. O Cordel foi composto e impresso no Ateliê Tipográfico da […]

Joias do Centro
09.10.2026
Monumento à Paz Mundial celebra união dos povos em Goiânia

Carolina Pessoni Goiânia – “A terra é um só país e os seres humanos são seus cidadãos.” A frase de Bahá u lláh, fundador da Fé Bahá’í, inscrita no monumento de concreto na região central de Goiânia convida à reflexão sobre a existência humana. A citação é parte do Monumento à Paz Mundial, localizado no […]

Noite e Dia
07.10.2026
Galeria Léo Romano recebe exposição “Dinheiro Vivo”, de Vik Muniz; veja como foi

Carolina Pessoni Goiânia – A capital recebeu, nesta terça-feira (6/10), a abertura da exposição “Vik Muniz – Dinheiro Vivo”, na Galeria Léo Romano, no Setor Sul. A visitação é gratuita e segue até 31 de janeiro de 2027. Com curadoria de Daniel Rangel, a exposição reúne 13 trabalhos da série iniciada por Vik Muniz em […]

Noite e Dia
06.10.2026
Vila Cultural Cora Coralina recebe exposição de Vik Muniz; veja como foi a abertura

Carolina Pessoni Goiânia – A Vila Cultural Cora Coralina, em Goiânia, abriu, nesta segunda-feira (6/10), a exposição “Vik Muniz – REVER: imagem e reflexão”. Considerado um dos artistas brasileiros de maior reconhecimento internacional, Vik Muniz ocupa a Grande Sala da Vila Cultural Cora Coralina para apresentar, em Goiânia, um conjunto de 60 fotografias produzidas ao longo […]

Meia Palavra
06.10.2026
Primeira temporada de ‘Lanternas’ entrega uma competente trama de detetive com um tempero de super-herói

Terminou neste domingo, na HBO Max, a primeira temporada de Lanternas, uma ousada reimaginação mais madura para os Lanternas Verdes, basicamente os policiais cósmicos do universo DC, muito conhecidos pelos leitores, mas não tão conhecidos pelo grande público. Nesta nova DC cinematográfica capitaneada por James Gunn, havia a dificuldade de introduzir esses personagens sem sobrecarregar […]

Noite e Dia
05.10.2026
André Rocha é reconduzido à presidência da Fieg; veja como foi o evento

Carolina Pessoni Goiânia – A Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) realizou nesta segunda-feira (5/10) a eleição de sua Diretoria Executiva para o quadriênio 2027-2030. O pleito confirmou a recondução do empresário e engenheiro civil André Luiz Baptista Lins Rocha à presidência da Federação. Com foco voltado ao aumento da competitividade da indústria […]

Joias do Centro
02.10.2026
Estádio Olímpico: há 85 anos palco de celebrações do esporte em Goiânia

Carolina Pessoni Goiânia – Localizado na Avenida Paranaíba, bem no Centro de Goiânia, está o estádio de futebol mais antigo da capital. Fundado em 1941, o Estádio Olímpico Pedro Ludovico Teixeira, mais conhecido apenas como Estádio Olímpico, é parte da história da capital e cresceu junto com ela, fazendo parte de sua trajetória no esporte […]