Logo
Iraniano será executado após julgamento sem a presença de advogados, denunciam entidades ligadas aos direitos humanos. (Foto: Reprodução)

Iraniano será executado após julgamento sem a presença de advogados, denunciam entidades ligadas aos direitos humanos

Jovem teria participado dos protestos contra Ali Khamenei

13.01.2026 - 21:48:22
WhatsAppFacebookLinkedInX

São Paulo – Entidades ligadas aos direitos humanos informam que Erfan Soltani, um jovem de 26 anos, será executado pelo regime iraniano na quarta-feira (14/1). Ele foi preso no último dia 8, em sua casa, em Kurtis, por participar dos protestos contra o governo do Irã, que se arrastam desde o final do ano passado.

A sentença de Erfan é Moharebeh, chamada de “inimizade contra Deus”, considerada de alta gravidade e passível de pena de morte. O Irã é uma república islâmica que inclui instituições republicanas – como presidente, parlamento e eleições -, mas todo o poder está submetido à liderança e ao controle do aiatolá Ali Khamenei, chefe de Estado e líder religioso do país.

Conforme a ONG Hengaw Organization for Human Rights, após a prisão, Soltani passou por um julgamento acelerado, sem direito à presença de advogados, sem acesso a direitos básicos e com pouca transparência. Sua família, segundo a entidade, ficou dias sem qualquer informação sobre o jovem. As autoridades iranianas só entraram em contato com os parentes no fim de semana, já para informar sobre a execução.

10 minutos para se despedir

As entidades afirmam ainda que a família teve direito a uma breve reunião com Erfan Soltani, por cerca de 10 minutos, apenas para se despedir. A irmã dele, que é advogada, tentou impedir a pena de morte por meios legais, mas não teve acesso aos autos pelas autoridades. Os familiares ainda teriam sido ameaçados caso se manifestassem publicamente sobre o caso.

O site de notícias IranWire informa que Erfan trabalhava na indústria do vestuário e havia ingressado recentemente em uma empresa privada. Nas redes sociais, costumava exibir interesses por esportes e musculação e, segundo pessoas próximas, era apaixonado por moda e estilo pessoal.

Ao mesmo site, uma fonte informou que Soltani já havia recebido mensagens ameaçadoras de agentes de segurança antes de sua prisão e chegou a avisar à família que estava sendo vigiado. Ainda assim, ele se recusou a recuar e permaneceu participando dos protestos. O órgão responsável por sua prisão, julgamento e eventual execução não está totalmente claro.

Embora familiares afirmem que a execução esteja confirmada, a organização Iran Human Rights (IHRNGO, na sigla em inglês) lembra que a República Islâmica já utilizou a estratégia de anunciar sentenças de morte como forma de coibir manifestações e pressionar familiares.

“No caso de Abbas Deris, um manifestante de novembro de 2019, as autoridades disseram à sua família que ele havia sido condenado por assassinato para forçá-lo a pedir perdão à família da vítima, o que equivaleria a uma confissão de culpa”, diz a entidade em nota.

Protestos

Desde 28 de dezembro, o regime iraniano é alvo de uma onda de protestos em razão das condições econômicas precárias vividas pelo país. As manifestações começaram em Teerã e se espalharam por outras cidades.

De acordo com dados da IHRNGO, pelo menos 648 pessoas foram mortas, mas outras fontes apontam para mais de 2 mil óbitos. Já a mídia estatal informou que ao menos 121 membros das forças militares, policiais e judiciais do Irã morreram nos protestos recentes, sem incluir dados de Teerã.

Em resposta às manifestações, Ali Khamenei, líder supremo iraniano, afirmou que a República Islâmica não recuaria. Já Masoud Pezeshkian, presidente do Irã, convocou apoiadores do governo a se reunirem nos bairros e impedirem os protestos antigovernamentais.

As autoridades iranianas também bloquearam a internet no país. Segundo a empresa NetBlocks, 99% da rede está inacessível em território iraniano. “Durante o atual bloqueio, apenas um número limitado de cidadãos conseguiu acessar a internet via Starlink. Também surgiram relatos de interferências que afetam os receptores do serviço”, informou a Iran Human Rights. (Agência Estado)

compartilhar
WhatsAppFacebookLinkedInX
por Agência Estado

*

Postagens Relacionadas
Internacional
26.01.2026
Lula e Trump discutem Conselho de Paz e Venezuela em conversa de 50 minutos

São Paulo – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou nesta segunda-feira (26/1), com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. No diálogo, Lula apresentou a Trump a proposta para que o Conselho de Paz sugerido pelo norte-americano se limite à questão de Gaza e preveja um assento para a Palestina. Não houve uma […]

Nevasca
26.01.2026
Tempestade de inverno histórica deixa pelo menos 10 mortos nos EUA

São Paulo – Ao menos 10 pessoas morreram em decorrência da tempestade de inverno que atinge os Estados Unidos e que deve permanecer intensa nesta segunda-feira (26/1), de acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA (NWS). As condições do tempo geraram alertas para que as pessoas evitem estradas, cancelamentos em massa de voos […]

Clima
24.01.2026
Mais de 11 mil voos já foram cancelados nos EUA devido à forte tempestade de inverno

São Paulo – Mais de 11 mil voos nos Estados Unidos já foram cancelados devido a uma tempestade monstruosa que começou a causar estragos em grande parte do país neste sábado, 24, ameaçando interromper o fornecimento de energia e cobrir as principais rodovias com gelo. Cerca de 140 milhões de pessoas, ou mais de 40% […]

Economia
24.01.2026
Trump ameaça impor tarifa de 100% se Canadá fechar acordo com a China

São Paulo – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou impor tarifas de 100% ao Canadá se ele avançar em um acordo com a China. A fala foi feita em postagem há pouco em sua rede Truth Social, e menciona diretamente o primeiro-ministro canadense, Mark Carney. “Se o Governador Carney pensa que vai transformar […]

Internacional
24.01.2026
EUA: agentes federais atiram e matam outra pessoa em Minneapolis durante repressão à imigração

São Paulo – Agentes federais doas EUA atiraram e mataram outra pessoa em Minneapolis durante a repressão à imigração da administração Trump. Um homem de 51 anos foi baleado neste sábado, 24, por agentes federais de imigração e morreu, conforme mostra um registro hospitalar obtido pela Associated Press. A vítima foi baleada em meio à […]

MUNDO
24.01.2026
Ataque russo mata 1 pessoa e fere 31 na Ucrânia durante negociações de paz

São Paulo – Neste sábado, a Rússia promoveu ataques com drones contra a Ucrânia, enquanto lideranças se reúnem em negociações para encerrar a guerra. De acordo com informações recentes da imprensa americana, até o momento, uma pessoa foi morta e 31 ficaram feridas. As reuniões em busca de pacificar o conflito entre os dois países […]

internacional
23.01.2026
Pentágono realiza mais um ataque contra embarcação no Pacífico Oriental

São Paulo – O Pentágono realizou nesta sexta-feira (23/1), sob ordens do secretário de Guerra, Pete Hegseth, mais um ataque contra uma embarcação no Pacífico Oriental que estaria envolvida em operações de narcotráfico, segundo o Comando Sul dos EUA (SouthCom). “Dois narcoterroristas foram mortos e um sobreviveu ao ataque”, escreveu a conta do SouthCom na […]

internacional
23.01.2026
Tribunal irlandês condena brasileiro à prisão perpétua por assassinato da ex-namorada

São Paulo – O Tribunal Criminal do centro da cidade de Cork, na Irlanda, condenou nesta sexta-feira (23/1), o brasileiro Miller Pacheco, de 32 anos, à prisão perpétua pelo assassinato da ex-namorada dele, a também brasileira Bruna Fonseca, no dia 1º de janeiro de 2023. Miller matou Bruna no apartamento onde ele morava por estrangulamento. […]