Logo
Em comunicado, Brasil e mais cinco países condenam ataque à Venezuela. (Foto: Reprodução)

Em comunicado, Brasil e mais cinco países condenam ataque à Venezuela

Chile, Colômbia, Espanha, México e Uruguai também assinam carta

04.01.2026 - 15:03:56
WhatsAppFacebookLinkedInX

Brasília – Em comunicado conjunto divulgado neste domingo (4/1), Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México e Uruguai condenaram o ataque militar orquestrado pelos Estados Unidos contra a Venezuela. Eles manifestaram, ainda, grande preocupação com as ações militares conduzidas pelo presidente norte-americano Donald Trump.

Na nota, os governos dos seis países citam a gravidade das ações registradas na Venezuela e reafirmam sua adesão aos princípios previstos na Carta das Nações Unidas, documento que representa as aspirações e conquistas da humanidade em direção à paz.

“Expressamos nossa profunda preocupação e repúdio às ações militares realizadas unilateralmente em território venezuelano, que contrariam princípios fundamentais do direito internacional, em particular a proibição do uso e da ameaça de força, e o respeito à soberania e à integridade territorial dos Estados, consagrados na Carta das Nações Unidas.”

Ainda de acordo com o comunicado, os seis países avaliam que as ações constituem precedente “extremamente perigoso” para a paz e a segurança regional e colocam em risco a população civil.

“A situação na Venezuela deve ser resolvida exclusivamente por meios pacíficos, através do diálogo, da negociação e do respeito à vontade do povo venezuelano em todas as suas expressões, sem interferência externa e em conformidade com o direito internacional”.

“Reafirmamos que somente um processo político inclusivo, liderado pelos venezuelanos, pode conduzir a uma solução democrática e sustentável que respeite a dignidade humana”, completou o comunicado conjunto, que reafirma a América Latina e o Caribe como uma zona de paz, “construída sobre o respeito mútuo, a solução pacífica de controvérsias e a não intervenção“.

Ao final da carta, os países signatários fazem um apelo à unidade regional que vá além das diferenças políticas diante de qualquer ação que ponha a estabilidade regional em risco.

Os países pedem ainda ao secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, e aos Estados-membros de mecanismos multilaterais relevantes que ajudem a reduzir as tensões e a preservar a paz na região.

“Manifestamos nossa preocupação a qualquer tentativa de controle governamental, administração ou apropriação externa de recursos naturais ou estratégicos, que seja incompatível com o direito internacional e que ameace a estabilidade política, econômica e social da região”, concluiu o documento.

Entenda
No sábado (3/1), diversas explosões foram registradas em bairros da capital venezuelana Caracas. Em meio ao ataque militar, orquestrado pelos Estados Unidos, o presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, e sua esposa, Cilia Flores, foram capturados por forças de elite norte-americanas e levados para Nova York.

O ataque marca um novo episódio de intervenções diretas norte-americanas na América Latina. A última vez que os Estados Unidos invadiram um país latino-americano foi em 1989, no Panamá, quando sequestraram o então presidente Manuel Noriega, acusando-o de narcotráfico.

Assim como fizeram com Noriega, os Estados Unidos acusam Maduro de liderar um suposto cartel venezuelano chamado De Los Soles, sem apresentar provas. Especialistas em tráfico internacional de drogas questionam a existência do cartel.

O governo de Donald Trump oferecia uma recompensa de US$ 50 milhões por informações que levassem à prisão de Maduro.

Para críticos, a ação é uma medida geopolítica para afastar a Venezuela de adversários globais dos Estados Unidos, como China e Rússia, além de exercer maior controle sobre o petróleo do país, que é dono das maiores reservas de óleo comprovadas do planeta. (Agência Brasil)

compartilhar
WhatsAppFacebookLinkedInX
por Michelle Rabello

*Estagiária de jornalismo no jornal A Redação

Postagens Relacionadas
Internacional
26.01.2026
Lula e Trump discutem Conselho de Paz e Venezuela em conversa de 50 minutos

São Paulo – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou nesta segunda-feira (26/1), com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. No diálogo, Lula apresentou a Trump a proposta para que o Conselho de Paz sugerido pelo norte-americano se limite à questão de Gaza e preveja um assento para a Palestina. Não houve uma […]

Nevasca
26.01.2026
Tempestade de inverno histórica deixa pelo menos 10 mortos nos EUA

São Paulo – Ao menos 10 pessoas morreram em decorrência da tempestade de inverno que atinge os Estados Unidos e que deve permanecer intensa nesta segunda-feira (26/1), de acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA (NWS). As condições do tempo geraram alertas para que as pessoas evitem estradas, cancelamentos em massa de voos […]

Clima
24.01.2026
Mais de 11 mil voos já foram cancelados nos EUA devido à forte tempestade de inverno

São Paulo – Mais de 11 mil voos nos Estados Unidos já foram cancelados devido a uma tempestade monstruosa que começou a causar estragos em grande parte do país neste sábado, 24, ameaçando interromper o fornecimento de energia e cobrir as principais rodovias com gelo. Cerca de 140 milhões de pessoas, ou mais de 40% […]

Economia
24.01.2026
Trump ameaça impor tarifa de 100% se Canadá fechar acordo com a China

São Paulo – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou impor tarifas de 100% ao Canadá se ele avançar em um acordo com a China. A fala foi feita em postagem há pouco em sua rede Truth Social, e menciona diretamente o primeiro-ministro canadense, Mark Carney. “Se o Governador Carney pensa que vai transformar […]

Internacional
24.01.2026
EUA: agentes federais atiram e matam outra pessoa em Minneapolis durante repressão à imigração

São Paulo – Agentes federais doas EUA atiraram e mataram outra pessoa em Minneapolis durante a repressão à imigração da administração Trump. Um homem de 51 anos foi baleado neste sábado, 24, por agentes federais de imigração e morreu, conforme mostra um registro hospitalar obtido pela Associated Press. A vítima foi baleada em meio à […]

MUNDO
24.01.2026
Ataque russo mata 1 pessoa e fere 31 na Ucrânia durante negociações de paz

São Paulo – Neste sábado, a Rússia promoveu ataques com drones contra a Ucrânia, enquanto lideranças se reúnem em negociações para encerrar a guerra. De acordo com informações recentes da imprensa americana, até o momento, uma pessoa foi morta e 31 ficaram feridas. As reuniões em busca de pacificar o conflito entre os dois países […]

internacional
23.01.2026
Pentágono realiza mais um ataque contra embarcação no Pacífico Oriental

São Paulo – O Pentágono realizou nesta sexta-feira (23/1), sob ordens do secretário de Guerra, Pete Hegseth, mais um ataque contra uma embarcação no Pacífico Oriental que estaria envolvida em operações de narcotráfico, segundo o Comando Sul dos EUA (SouthCom). “Dois narcoterroristas foram mortos e um sobreviveu ao ataque”, escreveu a conta do SouthCom na […]

internacional
23.01.2026
Tribunal irlandês condena brasileiro à prisão perpétua por assassinato da ex-namorada

São Paulo – O Tribunal Criminal do centro da cidade de Cork, na Irlanda, condenou nesta sexta-feira (23/1), o brasileiro Miller Pacheco, de 32 anos, à prisão perpétua pelo assassinato da ex-namorada dele, a também brasileira Bruna Fonseca, no dia 1º de janeiro de 2023. Miller matou Bruna no apartamento onde ele morava por estrangulamento. […]