São Paulo – Um incêndio danificou severamente uma igreja do século XIX em Amsterdã nesta quinta-feira, 1, durante uma tumultuada véspera de Ano Novo na Holanda, que registrou duas mortes por fogos de artifício e vários incidentes violentos contra a polícia.
O incêndio começou nas primeiras horas da manhã na igreja Vondelkerk, construída em 1872. A torre de 50 metros de altura desabou e o telhado foi severamente danificado, mas as autoridades acreditam que a estrutura permanecerá intacta.
Enquanto isso, a presidente do sindicato da polícia holandesa, Nine Kooiman, denunciou uma “onda de violência sem precedentes” contra a polícia e os serviços de emergência durante as comemorações de Ano Novo.
Ela própria afirmou ter sido atingida por fogos de artifício três vezes em Amsterdã e que, na cidade de Breda, várias pessoas atiraram coquetéis molotov contra os policiais.
Mortos e feridos
Além do incêndio, duas pessoas, um jovem de 17 anos e um homem de 38 anos, morreram em acidentes com fogos de artifício, e outras três ficaram gravemente feridas. (Agência Estado)
