Adriana Marinelli
Goiânia – A novela Salve Jorge já está na reta final, mas as imagens feitas na Turquia e exibidas na trama de Glória Perez ainda impressionam os telespectadores. A quantidade de turistas brasileiros que querem conhecer a Capadócia ou Istambul aumentou muito nos últimos meses.
Só em dezembro de 2012, pouco mais de um mês após o início do folhetim, o fluxo de viagens de brasileiros com destino à Turquia cresceu 45,88%. A informação é do Ministério do Turismo.
Com os goianos não foi diferente. Ingrid Ritter, proprietária da Kuryala Turismo, com sede em Goiânia, confirma que a procura por pacotes de viagem para a Turquia realmente aumentou. “Nos primeiros meses do ano passado, eu não havia fechado nenhum pacote para este destino. Este ano, até agora, a procura surpreendeu”, ressalta.
Ingrid Ritter, proprietária da Kuryala Turismo (Foto: Rafaella Pessoa)
“Em função da novela, as pessoas estão vendo que a Turquia não é só Istambul. Trata-se de um local com muitas atrações”, garante, reforçando que a novela Salve Jorge é a grande responsável por despertar a curiosidade dos turistas.
Istambul (Foto: turismo.culturamix.com)
Em entrevista ao jornal A Redação, Ingrid ressaltou que um pacote para a Turquia não integra a lista de viagens consideradas mais caras. Conforme ressaltou, para fazer um tour por dez cidades turcas, incluindo Istambul e Capadócia, o turista gastará cerca de R$ 6,3 mil por um pacote de 11 dias, que poderá ser pago em até dez vezes.
“Neste pacote, que chamamos de Turquia Espetacular, ele já garante as passagens aéreas, hospedagem em hotel padrão quatro ou cinco estrela, com dez cafés da manhã e 14 refeições, entre almoço e jantar”, explica. Segundo a empresária, o mesmo pacote sem as passagens custa, em média, R$ 2,8 mil.
Roteiro
Além da Capadócia, onde o turista tem a oportunidade de conhecer a cidade do alto durante um passeio de balão, ele também passará por outras nove cidades: Istambul, Ancara, Konya, Pamukkale, Éfeso, Izmir, Pérgamo, Tróia e Çanakkale.

“Um dos locais que mais impressiona os turistas é a casa onde supostamente a Virgem Maria, mãe de Jesus, teria passado os últimos dias de vida. Fica próximo à cidade de Éfeso. Trata-se de um local sagrado para os turcos”, ressalta a empresária.
Desde a visita do Papa Paulo VI em 1967, a Casa da Virgem Maria se tornou local oficial de peregrinação da Igreja Católica e todos que passam por lá acendem velas, bebem água benta das fontes e colocam em um muro bilhetes com pedidos ou agradecimentos à Virgem.
Uma visita à lendária cidade de Tróia também faz parte do roteiro. “Em função da guerra, do cavalo de Tróia e de tudo que aconteceu naquele lugar, quem conhece um pouquinho de história fica fascinado pela cidade”, comenta.
Tróia (Foto: vetesbrasil.com)
Localizada no sudoeste da Turquia, Pamukkale é um dos mais atraentes espaços do país. O local é formado por fontes de águas termais e piscinas naturais de calcário e cálcio únicas no mundo. Localizada logo no topo das piscinas calcárias encontram-se as ruínas da importante cidade histórica de Hierápolis.
Pamukkale (Foto: oasisvirtual.blogspot)