Logo

Alistamento militar ou civil deve ser obrigatório para mulheres? Este país vai decidir na urna

30.11.2025 - 09:17:00
WhatsAppFacebookLinkedInX

Eleitores suíços vão às urnas para decidir se as mulheres, assim como os homens, devem prestar serviço nacional no Exército, em equipes de proteção civil ou em outras formas.

Os defensores da “iniciativa do serviço cívico” no referendo que termina neste domingo, 30, esperam que ela impulsione a coesão social, adicionando empregos em áreas como prevenção ambiental, segurança alimentar e cuidados com idosos.

O Parlamento se opõe esmagadoramente à ideia, principalmente por motivos de custo e pela preocupação de que isso possa prejudicar a economia, retirando dezenas de milhares de jovens da força de trabalho.

A votação dá uma indicação de como uma população europeia vê o serviço nacional obrigatório, numa época em que há preocupações sobre o possível contágio da guerra da Rússia na Ucrânia e outras potenciais disrupções.

“Nuvens estão se reunindo nos céus de uma Suíça em fragmentação. Por um lado, há deslizamentos de terra nas montanhas, inundações nas planícies, ciberataques, riscos de escassez de energia ou guerra na Europa. Por outro, o individualismo está crescendo, e a solidão e as tensões estão aumentando,” argumentaram os defensores da campanha.

“Ao propor um serviço nacional para todos os jovens, a iniciativa responde exatamente ao que precisamos: que todos assumam a responsabilidade de trabalhar por uma Suíça mais forte e capaz de enfrentar crises,” acrescentaram.

O governo rebateu que o Exército e a Defesa Civil já têm pessoal suficiente para começar e que não devem ser recrutadas mais pessoas do que o necessário.

Embora o serviço militar obrigatório para mulheres possa ser visto como “um passo em direção à igualdade de gênero,” acrescentou o governo, a ideia “imporia um fardo extra a muitas mulheres, que já arcam com grande parte do trabalho não remunerado de criar e cuidar de filhos e parentes, bem como tarefas domésticas.”

“Como a igualdade no local de trabalho e na sociedade ainda não é uma realidade, exigir que as mulheres prestem serviço cívico não constituiria um progresso em termos de igualdade,” afirmou.

Como funciona hoje

Os jovens na Suíça já são obrigados a cumprir o serviço militar ou a ingressar em equipes de proteção civil. Objetores de consciência podem fazer outros tipos de serviço, e aqueles que optam por não participar de forma alguma devem pagar uma taxa de isenção.

A iniciativa exigiria que todos os cidadãos suíços prestassem serviço nacional – as mulheres podem fazê-lo atualmente de forma voluntária – e aplicaria o conceito de segurança nacional a áreas além do serviço militar ou da proteção civil.

A cada ano, cerca de 35 mil homens participam do serviço obrigatório, a um custo de quase 1 bilhão de francos suíços (cerca de R$ 6,6 bilhões) em termos de orçamento. A aprovação da medida duplicaria aproximadamente tanto o número de efetivos quanto o custo.

A medida também daria ao Parlamento a opção de exigir que estrangeiros residentes na Suíça prestem serviço público.

compartilhar
WhatsAppFacebookLinkedInX
por Agência Estado

*

Postagens Relacionadas
Internacional
26.01.2026
Lula e Trump discutem Conselho de Paz e Venezuela em conversa de 50 minutos

São Paulo – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou nesta segunda-feira (26/1), com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. No diálogo, Lula apresentou a Trump a proposta para que o Conselho de Paz sugerido pelo norte-americano se limite à questão de Gaza e preveja um assento para a Palestina. Não houve uma […]

Nevasca
26.01.2026
Tempestade de inverno histórica deixa pelo menos 10 mortos nos EUA

São Paulo – Ao menos 10 pessoas morreram em decorrência da tempestade de inverno que atinge os Estados Unidos e que deve permanecer intensa nesta segunda-feira (26/1), de acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA (NWS). As condições do tempo geraram alertas para que as pessoas evitem estradas, cancelamentos em massa de voos […]

Clima
24.01.2026
Mais de 11 mil voos já foram cancelados nos EUA devido à forte tempestade de inverno

São Paulo – Mais de 11 mil voos nos Estados Unidos já foram cancelados devido a uma tempestade monstruosa que começou a causar estragos em grande parte do país neste sábado, 24, ameaçando interromper o fornecimento de energia e cobrir as principais rodovias com gelo. Cerca de 140 milhões de pessoas, ou mais de 40% […]

Economia
24.01.2026
Trump ameaça impor tarifa de 100% se Canadá fechar acordo com a China

São Paulo – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou impor tarifas de 100% ao Canadá se ele avançar em um acordo com a China. A fala foi feita em postagem há pouco em sua rede Truth Social, e menciona diretamente o primeiro-ministro canadense, Mark Carney. “Se o Governador Carney pensa que vai transformar […]

Internacional
24.01.2026
EUA: agentes federais atiram e matam outra pessoa em Minneapolis durante repressão à imigração

São Paulo – Agentes federais doas EUA atiraram e mataram outra pessoa em Minneapolis durante a repressão à imigração da administração Trump. Um homem de 51 anos foi baleado neste sábado, 24, por agentes federais de imigração e morreu, conforme mostra um registro hospitalar obtido pela Associated Press. A vítima foi baleada em meio à […]

MUNDO
24.01.2026
Ataque russo mata 1 pessoa e fere 31 na Ucrânia durante negociações de paz

São Paulo – Neste sábado, a Rússia promoveu ataques com drones contra a Ucrânia, enquanto lideranças se reúnem em negociações para encerrar a guerra. De acordo com informações recentes da imprensa americana, até o momento, uma pessoa foi morta e 31 ficaram feridas. As reuniões em busca de pacificar o conflito entre os dois países […]

internacional
23.01.2026
Pentágono realiza mais um ataque contra embarcação no Pacífico Oriental

São Paulo – O Pentágono realizou nesta sexta-feira (23/1), sob ordens do secretário de Guerra, Pete Hegseth, mais um ataque contra uma embarcação no Pacífico Oriental que estaria envolvida em operações de narcotráfico, segundo o Comando Sul dos EUA (SouthCom). “Dois narcoterroristas foram mortos e um sobreviveu ao ataque”, escreveu a conta do SouthCom na […]

internacional
23.01.2026
Tribunal irlandês condena brasileiro à prisão perpétua por assassinato da ex-namorada

São Paulo – O Tribunal Criminal do centro da cidade de Cork, na Irlanda, condenou nesta sexta-feira (23/1), o brasileiro Miller Pacheco, de 32 anos, à prisão perpétua pelo assassinato da ex-namorada dele, a também brasileira Bruna Fonseca, no dia 1º de janeiro de 2023. Miller matou Bruna no apartamento onde ele morava por estrangulamento. […]