Adriana Marinelli
Fiscais agropecuários e agentes de fiscalização da Regional Sul da Agrodefesa apreenderam, nesta quarta-feira (21/3), quase uma tonelada de carne bovina clandestina. Foi realizado um trabalho de inspeção sanitária nos estabelecimentos comerciais de algumas cidades goianas e, somente no município de Panamá, 300 quilos de carne foram recolhidos. Também sem especificação de procedência, 250 quilos foram apreendidos em Piracanjuba, além de mais 300 quilos em Itumbiara.
De acordo com o fiscal estadual agropecuário e gerente regional da Agrodefesa, Sérgio Antônio Chagas, a ideia é que as fiscalizações sejam intensificadas em todo o Estado. “Estamos dividindo as equipes por regiões. Começamos por estes municípios, mas o planejamento é para todo Estado de Goiás”, garante.
Sérgio Chagas destaca que o principal objetivo das visitas não é fiscalizar, mas sim conscientizar os proprietários dos estabelecimentos sobre a importância de verificar a procedência dos produtos para garantir a segurança alimentar e evitar doenças. “Não queremos simplesmente fiscalizar, estamos realizando um trabalho educativo em supermercados, açougues e outros comércios”, diz.

(Foto: Agrodefesa)
O gerente regional da Agrodefesa destaca que a carne apreendida estava armazenada de forma indevida e sem a temperatura adequada. “Os donos dos estabelecimentos não apresentaram documentação da origem na carne. Alguns dos locais não tinham a menor condição de higiene”, conta.
Todos os produtos apreendidos foram descartados conforme a legislação, em aterro sanitário.
Leia mais:
PRF apreende quatro toneladas de queijo irregular na BR-153
Polícia apreende 650 quilos de queijo mussarela sem nota fiscal
PRF encontra 2.500 quilos de queijo sem nota fiscal em Guapó