Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Saúde pública

Medicamento 3 em 1 para pacientes com HIV chega ao HDT, em Goiânia

Distribuição começa na próxima segunda (26/1) | 21.01.15 - 15:42 Medicamento 3 em 1 para pacientes com HIV chega ao HDT, em Goiânia (Foto: Divulgação)
A Redação
 
Goiânia - O Hospital de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT/HAA) passa a distribuir, na próxima segunda-feira (26/1), o medicamento 3 em 1 para o tratamento de pacientes com HIV/Aids. O remédio foi enviado pelo Ministério da Saúde para todos os Estados e o HDT é uma das unidades que fará a distribuição.
 
O uso do medicamento 3 em 1 está previsto no Protocolo de Tratamento de Adultos com HIV/Aids do  Ministério da Saúde como tratamento inicial para os pacientes soropositivos. Cerca de 100 mil pessoas em todo o país devem ser beneficiadas com a nova medicação.
 
O medicamento é uma combinação dos remédios tenofovir (300 mg), lamivudina (300 mg) e efavirenz (600 mg) em um único comprimido. Atualmente eles são distribuídos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e consumidos separadamente.
 
Para o ministro da Saúde, Arthur Chioro, a dose fixa combinada (3 em 1) representa um avanço importante na melhoria do acesso ao tratamento de HIV/Aids no país, uma vez que permitirá uma melhor adesão ao tratamento de pessoas que vivem com a doença. Além de ser de fácil ingestão, o novo medicamento tem como grande vantagem a boa tolerância pelo paciente, já que significa a redução de três comprimidos para apenas um por dia.
 
De acordo com a coordenadora do Setor de Farmácia do HDT/HAA, Mara Cristina Sampaio, o novo medicamento 3 em 1 será distribuído pela Farmácia Ambulatorial do hospital a partir da próxima segunda-feira (26). A farmacêutica salienta que o medicamento será disponibilizado, a princípio, somente para os pacientes que vão iniciar o tratamento. Posteriormente, as unidades de saúde receberão quantitativo de medicamentos suficiente para abarcar todos os pacientes em uso deste esquema terapêutico.
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 05.03.2023 08:13 José Maria

    Esse medicamento I 127 eu posso ter relação sem contaminar mi ha parceira?

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351