Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Centros de Atenção Psicossocial

Prefeitura de Goiânia promete entregar dois novos Caps em maio

| 10.04.13 - 09:36 Prefeitura de Goiânia promete entregar dois novos Caps em maio Unidades já estão em fase de construção - (Foto: Edilson Pelikano/Prefeitura de Goiânia)
A Redação
 
Goiânia - Até o início do mês de maio a capital deve receber dois novos Centros de Atenção Psicossocial (Caps). Essa é a promessa da Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que informou ainda atualmente, a rede municipal de saúde possui sete Caps e que as novas unidades ficarão localizadas no Jardim Liberdade e Jardim Novo Mundo.
 
De acordo com o secretário municipal de saúde, Fernando Machado, os novos Caps serão do Tipo 3, com atendimento 24 horas para usuários psiquiátricos e também aqueles com problemas pelo envolvimento com álcool e drogas. “Vai ser a maior unidade aqui de Goiânia com quase três mil metros de construção”, explicou. 
 
A SMS informou que os pacientes das unidades serão atendidos por equipes multiprofissionais composta por médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, educadores físicos, arte-terapeutas, musicoterapeutas, administradores, profissionais de limpeza, nutricionistas e técnicos em informática. 
 
As equipes irão, como acontece nas unidades já existentes, prestar atendimento clínico em regime de atenção diária, evitando as internações em hospitais psiquiátricos, acolher e atender as pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, promover a inserção social das pessoas com transtornos mentais por meio de ações intersetoriais.
 
Jardim Liberdade
O coordenador de Saúde Mental da SMS, Sérgio Nunes, explica que o Caps Liberdade funcionará inicialmente das 8h às 18h, com perspectiva de funcionamento 24 horas em dois ou três meses. Sérgio acrescenta que a unidade terá enfermaria para até 20 leitos, oferecendo atendimento hospitalar para paciente com alguma necessidade clínica, psiquiátrica ou vulnerabilidade psicossocial. “Caracterizado como serviço de porta aberta, a qualquer momento pacientes podem ser acolhidos no Centro, com assistência por até 14 dias em um período de 30 dias. Vai ser uma unidade de atenção contínua e integrada às pessoas com transtorno mental, usuários de álcool e outras drogas”, disse.
 
Novo Mundo
Já o Caps Novo Mundo, com inauguração prevista para o final do mês de maio, atenderá exclusivamente pacientes com transtornos mentais. O coordenador de Saúde Mental esclarece que, assim como o Caps Liberdade, o Caps Novo Mundo também iniciará atividades diurnamente, com perspectiva de se transformar em Tipo 3, com funcionamento 24 horas, após 30 dias da inauguração. A unidade funciona hoje em um imóvel locado na Vila Concórdia.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351