Yuri Lopes
De Monterosso - A primeira das terres, ao norte, é mais tranquila, mais espalhada do que as outras vilas e tem a maior praia do parque, mas com pedrinhas no lugar de areia. O grande calçadão da praia termina no início da trilha que leva a Vernazza. A passagem entre as duas vilas dura dez minutos de barco, e uma hora e meia de caminhada pelos 3,5 quilômetros.

(Foto: Parque Nacional de Cinque Terre)
O café da manhã pode começar em um dos cafés instalados em toda a orla da vila, como o Focacceria Anonio, que além de focaccias, serve pizzas e farinatas, prato feito com farinha de grão de bico, azeite, água e sal e que leva os mais variados tipos de cobertura.

(Foto: Parque Nacional de Cinque Terre)
Ao final da praia, quase camuflada pela montanha, está uma estátua em concreto do deus Netuno.
O restaurante Il Bocconcino é a parada mais recomendada para comprar outro lanche tradicional da região: um cone com vários frutos do mar empanados e fritos.

Lanche famoso do Il Bocconcino (Foto: Trip Advisor)
Se estiver só de passagem pela vila, um passeio rápido pode levar pouco mais de uma hora, incluindo as igrejas, a rua principal (Via Roma) e a orla. Uma boa dica para almoço é o Ristorante Via Venti, na Via 20 Settembre, número 32. Recomendo o macarrão com anchovas (pasta com le acciughe).

Centro de Monterosso (Foto: Trip Advisor)
Um dos lugares mais fotografados de Monterosso é a pedra no final da praia, de onde é possível enxergar Vernazza e Corniglia em dias mais ensolarados.
O trajeto de trem para Vernazza leva cerca de dois minutos e custa €1,5 caso não tenha o 5 Terre Card.