Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Federação da Agricultura e Pecuária

3ª Expopec será realizada de 22 a 25 de março em Porangatu (GO)

Expectativa é receber mais de 20 mil pessoas | 22.02.18 - 15:26 3ª Expopec será realizada de 22 a 25 de março em Porangatu (GO) (Foto: Divulgação)

A Redação

Goiânia -
A Exposição de novas tecnologias voltadas ao desenvolvimento da pecuária (Expopec) será realizada de 22 a 25 de março de 2018, no Parque de Exposição Hilton Monteiro da Rocha, em Porangatu (GO). A novidade para esta 3ª edição é que a exposição terá espaço para a parte de aves também. O evento, considerado um dos principais do Centro-Oeste voltado para a cadeia produtiva da carne, tem o objetivo de divulgar e apresentar as tecnologias direcionadas ao aprimoramento da produção de carne bovina, de aves, ovina/caprina e suína, além de discutir e apresentar o que há de mais novo no mercado nacional e internacional. 
 
 
Para a edição de 2018, a expectativa é receber mais de 20 mil pessoas e superar o volume de negócios efetuados em 2017, quando foram registrados R$ 30 milhões. A realização é da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), do Sindicato Rural (SR) de Porangatu e do Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag).
 
Estão previstas palestras com renomados especialistas, técnicos e pesquisadores do segmento de pecuária no Brasil. Também vão ser realizadas oficinas e demonstrações, vitrine da carne, espaço para negócios, feiras de touros, exposição de animais, shopping de cavalos, capacitações, festival gastronômico e outras atividades. O público poderá conferir ainda o lançamento e a demonstração de novos produtos, equipamentos, máquinas e serviços.
 
Segundo o presidente do Sistema Faeg Senar, José Mário Schreiner, além de levar conhecimento, inovação e tecnologia, a Expopec abre espaço para discussões sobre políticas públicas voltadas para a cadeia produtiva da carne - mercados bovinos, de aves, suínos e ovinos/carneiros. “Buscamos, por meio de toda a programação, discutir e colocar em pauta a pecuária de corte no Brasil e em Goiás. É a oportunidade de fortalecer ainda mais esse setor, que é tão importante para a economia do nosso país e do nosso estado”, destaca.
 
Importância do setor
O evento vai ocorrer na cidade de Porangatu, conhecida como a capital goiana do bezerro de qualidade. O município tem acesso privilegiado pelo encontro de dois importantes eixos rodoviários: o eixo de integração nacional Norte-Sul (BR-153) e a rodovia Leste-Oeste (GO-244) entre o Vale do Araguaia e o extremo leste do estado, Região de Campos Belos de Goiás.
 
Já a macrorregião central (Goiás e Tocantins) concentra um significativo rebanho de bovinos, suínos, ovinos e aves. Os membros destas cadeias produtivas da carne demandam novos conhecimentos, atualizações tecnológicas e profissionais para atender suas necessidades. Os estados de Goiás e do Tocantins possuem juntos, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase 31 milhões de cabeças de gado. O estado de Goiás ocupa hoje a 3ª posição no ranking de maior rebanho bovino do Brasil com mais de 22,8 milhões de cabeças de gado. Já o estado do Tocantins conta com quase 8,6 milhões de cabeças de gado, ocupando a 11ª posição. Com relação ao rebanho suíno, Goiás é o 6º maior produtor com um plantel de aproximadamente 2 milhões de animais. O estado conta ainda com um rebanho aproximado de 140 mil ovinos (IBGE). Já na parte de aves, Goiás conta com um rebanho de aproximadamente 69 milhões de cabeças.
 
Alguns temas em debate em 2018
Diagnóstico e perspectivas do negócio pecuário
A carne bovina que o consumidor quer
Novas relações entre pecuaristas e indústria
Estratégias de manejo de pastagens
Diversificando a produção pecuária, otimização de recursos e renda
Engorda a pasto, competitividade insuperável
“Toilet” – os limites da limpeza da carcaça bovina
Resultados econômicos da seleção genética
 
Ficha Técnica
3ª Expopec
Data: 22 a 25 de março de 2018 (quinta a domingo)
Local: Parque de Exposições Agropecuárias ‘Hilton Monteiro da Rocha’
Endereço: Av. Brasília, Vila Rosa, Porangatu (GO)
Site: www.expopec.com.br
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351