Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Assista ao vídeo

Onça é vista circulando dentro de condomínio fechado em Goiânia

Ibama tenta capturar e dá dicas de segurança | 12.12.17 - 12:04 Onça é vista circulando dentro de condomínio fechado em Goiânia (Foto: Divulgação)
 
Mônica Parreira e Rafaela Bernardes
 
Goiânia – Câmeras de segurança do Condomínio do Lago, em Goiânia, registraram no domingo (10/12) imagens uma onça circulando pelas ruas internas. O animal é visto pela região do Morro do Mendanha desde fevereiro deste ano, quando o Ibama começou a auxiliar na tentativa de resgate. Até o momento, sem sucesso. 

Representante dos moradores, Ademilson de Souza informou que em um mês, moradores viram a onça pelo menos três vezes. Na primeira, o animal chegou a deixar pegadas. No entanto, neste fim de semana foi a primeira vez que câmeras conseguiram flagrar a presença do felino. Assista:
 
 
Em entrevista ao jornal A Redação, o superintendente do Ibama em Goiás, Renato de Paiva, informou que novas câmeras foram instaladas pelas redondezas do condomínio fechado na tentativa de monitorar o caminho percorrido pela onça. “Ela sumiu por muito tempo. Após o incêndio no Morro do Mendanha, há alguns meses, achamos que ela havia ido embora, mas acabou voltando”, disse ao ressaltar que é a primeira vez que o felino se aproxima de uma área residencial. 
 
Desde o início do ano, fazendeiros da região registraram ataques a bezerros. Apesar de diversas tentativas de captura, a onça nunca foi localizada. Na época dos ataques, o Ibama orientou algumas medidas de proteção, como a instalação de holofotes com sensor de presença e reforço da segurança do rebanho no período noturno. “Estamos fazendo um serviço de educação ambiental, instruindo a população para saber lidar com a situação”, disse o superintendente do Ibama.
 
Por se tratar de um animal ameaçado de extinção, a captura da onça, segundo Renato de Paiva, é de competência do Centro Nacional de Pesquisas e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap), ligado ao Instituto Chico Mendes. A reportagem entrou em contato com o Instituto, mas ainda não obteve resposta até esta publicação.
 
Cuidados
Apesar de a onça ter sido vista em região habitada, o superintendente do Ibama Goiás disse que não se trata de um animal que tem o hábito de atacar humanos, exceto quando se sente ameaçado. Seu acesso ao condomínio foi possível graças a uma erosão do muro, possivelmente causada pelas chuvas. A gestão do residencial informou que faz reparos no local.
 
“Pelas imagens dá para perceber que a onça não está confortável naquele lugar”, disse Renato. Como no condomínio há animais soltos, é provável que o felino tenha ido até o local em busca de alimento. “A orientação do Ibama é que as pessoas não andem pelos bosques durante a noite, e nem tentem caçar a onça, caso a veja”. 
 
Se conseguir capturar o animal, o Ibama informou que deve encaminhá-lo para fazer exames e testes genéticos. “Isso vai ajudar a identificar o melhor lugar para devolvê-lo à natureza”, explicou o superintendente. “Essa onça provavelmente será solta no Vale do Araguaia ou alguma região segura tanto para o animal, quanto para a população”, informou.
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351