Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

24 de outubro

Conheça oito curiosidades sobre Goiânia, que completa 84 anos nesta terça

Lista traz pontos da história e da atualidade | 24.10.17 - 00:02 Conheça oito curiosidades sobre Goiânia, que completa 84 anos nesta terça Praça do Sol, em Goiânia (Foto: Letícia Coqueiro / A Redação)

Rafaela Bernardes

Goiânia -
Fundada no dia 24 de outubro de 1933, Goiânia celebra nesta terça-feira (24/10) seus 84 anos. Apesar de ser considerada uma jovenzinha diante das centenárias cidades brasileiras, a capital goiana também guarda suas histórias e peculiaridades. 
 
E para comemorar mais um aniversário da nossa cidade, o jornal A Redação preparou uma lista com oito curiosidades sobre Goiânia. Entrevistamos o historiador Wolney Unes para falar um pouco mais sobre a aniversariante de hoje.
 
Vamos começar pela escolha do nome da cidade. Muitos não sabem, mas Goiânia quase foi batizada de 'Petrônia' em homenagem ao fundador da capital, Pedro Ludovico Teixeira. 
 
1 - Segundo o historiador, assim que foi anunciada a mudança da capital goiana (que antes era a Cidade de Goiás), o jornal O Social, da Cidade de Goiás, promoveu um concurso para a escolha do nome da nova capital. Vários leitores mandaram sugestões, dentre elas Petrônia, Petrópolis e Goiânia. O voto popular escolheu Petrônia, mas o governador Pedro Ludovico não concordou com a homenagem e optou por Goiânia. 
 
 

Vista aérea Praça Cívica na década de 1960.  (Foto: Alois Feichtenberger / Acervo MIS|GO)
 
"O nome Goiânia foi sugerido por uma pessoa com pseudônimo de Caramuru da Silva Brasil. Mais tarde, descobriu-se que o Caramuru era o professor do Colégio Lyceu, Alfredo de Castro", explicou. 
 
2 - Sobre o Monumento das Três Raças, localizado na Praça Cívica, Centro de Goiânia, Wolney Unes explica que o local onde foi colocado o monumento é o ponto exato das confluências das avenidas Araguaia, Tocantins e Goiás. 
 

(Foto 1: Alois Feichtenberger / Acervo MIS|GO e Foto 2: Letícia Coqueiro / A Redação)
 
"O monumento foi idealizado pela artista plástica Neusa Moraes e representa as três figuras que ajudaram na construção de Goiânia: o africano, o índio e o branco (português). No projeto inicial de Goiânia já havia a previsão de um monumento naquele local", disse. 
 
3 - A Praça do Cruzeiro, no Setor Sul, é o local onde foi realizada a primeira missa campal da capital. Ali era para ser construída a Catedral de Goiânia. "Na década de 30 foi colocado um Cruzeiro na praça, demarcando que ali seria construída a Catedral. Com o tempo, abandonou-se o projeto por achar que a praça ficaria muito longe do centro da cidade. O setor Sul só surgiu na década de 50", explicou o historiador. 
 

(Foto: Letícia Coqueiro / A Redação)
 
4 - Com uma réplica do Avião 14 Bis no centro da Praça do Avião, o setor Aeroporto recebeu esse nome porque ali funcionou o aeroporto de Goiânia dos anos 30 até o final dos anos 50. 
 

(Foto: Letícia Coqueiro / A Redação)
 
"Ainda hoje existe a torre de controle aéreo e a casa usada como terminal de embarque e desembarque de passageiros. É parte da história da capital", disse o historiador. 
 
5 - Ao jornal A Redação, Wolney Unes revelou onde foi construída a primeira casa de Goiânia. "Ela ficava na Rua 24, entre a Rua 3 e a Avenida Anhanguera, no Centro. Lá o governador Pedro Ludovico despachava, sentado à sombra de uma árvore que ficava na porta da residência". 
 

(Foto: Letícia Coqueiro / A Redação)
 
A casa foi demolida e no local funciona um comércio de materiais elétricos. 
 
6 - Eurico Viana foi o primeiro prefeito eleito diretamente em Goiânia. "Eurico governou a cidade de novembro de 1947 a janeiro de 1951". 
 

(Foto: Reprodução / Prefeitura de Goiânia)
 
Antes de Eurico Viana, a capital teve outros quatro administradores, que foram nomeados por interventores. 

7 - Quem passa pela Avenida Dona Gersina Borges, no centro de Goiânia, se depara com um dos patrimônios históricos e culturais da nossa cidade. Onde funciona hoje o Museu Pedro Ludovico Teixeira, era a casa do fundador de Goiânia, Pedro Ludovico Teixeira. 
 

(Foto: Letícia Coqueiro / A Redação)
 
"A casa foi tombada pelo Patrimônio Histórico Estadual e foi transformada em museu no ano de 1987", disse o historiador. 
 
8 - Como parte da história mais recente da capital, buscamos junto à prefeitura de Goiânia o significado dos dois monumentos dos viadutos da Avenida 85. 
 
Construídos em 2007, durante a gestão do prefeito Iris Rezende, os monumentos foram projetados pelos arquitetos Sandro Silva Carvalho e Marcos Antonio Parreira do Amaral. 
 

Viaduto Latif Sebba (Foto: Letícia Coqueiro / A Redação)
 
O viaduto da Praça do Ratinho (Av. 85 com a Av. D) se chama Latif Sebba e seu monumento faz referência a marcos geodésicos que apontam para as regiões leste, sul e oeste.
 

Viaduto Praça Simão Carneiro (Foto: Letícia Coqueiro / A Redação)
 
Já o viaduto da Praça do Chafariz (Av. 85 com a Av T-63) se chama Praça Simão Carneiro e seu monumento aponta para o norte, fechando os quatro sentidos cardinais. 
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 25.10.2017 13:21 victor

    O viaduto da T-63 com a 85, não se chama João Alves de Queiroz????

  • 24.10.2017 18:38 Juca

    O correto é Dona Gercina e não dona Gersina

  • 24.10.2017 17:35 Odessa Martins Arruda Florêncio

    Adorei a entrevista, podem continuar É muito bom conhecer um pouco da história de nossa cidade.

  • 24.10.2017 15:19 tales souza frausino pereira

    Faltou falar do fato das principais avenidas do centro reproduzirem os rios que marcavam as divisas do Estado, Araguaia, Tocantins e Paranaíba, estando no centro a avenida Goiás.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351